Minha lista de blogs

sábado, dezembro 28, 2013

NÁUTICO, ÚLTIMO CAMPEÃO DE 2013

 

Adilson Ribeiro de volta à APFM para bem de todos
É isso aí, minha gente! O velho Timbu, neste sábado, dia 28 de dezembro. já no apagar das luzes do ano de 2013, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, viu mais uma vez brilhar a sua estrela no botãobol (futebol de botão na regra pernambuana, a rainha das regras), ao se sagrar campeão do Torneio de Encerramento da Temporada de 2013, competição que reuniu oito equipes, com destaque para o time de Santos, de Adilson Ribeiro, que esteve ausente das mesas da APFM, desde maio, por motivos pessoais, mas que agora está de volta para satisfação de todo o quadro social.
Papangus da Juve não assustam  Coringão e dançam de novo
Antes do início da Torneio de Encerramento, foi realizada a partida, válida pela 3ª rodada do Campeonato Oficial de 2013, 2º Turno - Série Prata, envolvendo as equipes do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e JUVENTUS, de Vandré Meneses, no Brasília Stadium, com arbitragem de Abiud Gomes e que culminou com a vitória mosqueteira, pelo placar de 2x0, mantendo-se invicta e assumindo isoladamente a liderança da Série Prata.
Não foi ainda dessa vez que a Vecchia Signora, com seus Papangus, conseguiu marcar seu primeiro ponto, permanecendo, assim, com a lanterna do 2º Turno-Série Prata.
Na sequência, foi realizado o sorteio entre as oito equipes inscritas para o Torneio Encerramento da Temporada 2013, ficando os três grupos, assim constituídos:
GRUPO 1: CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; SANTOS, de Adilson Ribeiro; SÃO PAULO, de Max Monteiro.
GRUPO 2: CORITIBA, de Cláudio Sandes; FLAMENGO, de Fernando Brito; VILA BELMIRO, de Albertinho.
GRUPO 3: JUVENTUS, de Vandré Meneses; NÁUTICO, de Abiud Gomes.
Iniciada a competição, verificaram-se os seguintes resultados:
Coringão no momento do gol  da classificação
GRUPO 1: CORINTHIANS 4 X 3 SÃO PAULO;
                   SÃO PAULO  2 X 1 SANTOS;
                   SANTOS 2 X 2 CORINTHIANS.
Equipe classificada: CORINTHIANS, com 4,2 pontos.
Ataque fajuto do Coxa não abala a Baleia Azul
GRUPO 2: VILA BELMIRO 3 X 1 FLAMENGO;
                   FLAMENGO 2 X 1 CORITIBA;
                   CORITIBA 2 X 6 VILA BELMIRO.
Equipe classificada: VILA BELMIRO.
GRUPO 3: NÁUTICO 2 X 0 JUVENTUS.
Equipe classificada: NÁUTICO.
4 x 4: Baleia Azul e Coringão morrem abraçados
TRIANGULAR DECISIVO
1º Jogo: CORINTHIANS 1 X 1 NÁUTICO:
2º Jogo: NÁUTICO 1 X 0 VILA BELMIRO;
3º Jogo: VILA BELMIRO 4 X 4 CORINTHIANS.
Velho Timbu, último campeão de 2013
Com esses resultados do triangular decisivo, o TIMBU sagrou-se campeão do Torneio de Encerramento da Temporada 2013, com 4,1 pontos, cabendo ao CORINGÃO a 2ª colocação, com 2,5 pontos, enquanto que a BALEIA AZUL ficava com o 3º lugar, somando apenas 1,4 pontos.
O melhor da festa: os comes e bebes
Vale ressaltar que o diretor social Cláudio Sandes deu todo o apoio logístico ao evento, com uma farta mesa de tira-gostos, fazendo com que o última competição do ano se tornasse numa festança, bastante apetitosa. Todo mundo encheu a pança e saiu feliz.
Que venha o ano de 2014, com as esperanças renovadas e a certeza de que o botãobol continuará exercendo todo o seu fascínio. Não resta a menor dúvida de que é um mundo mágico e maravilhoso.
FELIZ ANO NOVO! Parabéns, NÁUTICO, pelo último título do ano de 2013! Viva o botão.

sábado, dezembro 21, 2013

JORNADA DE MUITOS GOLS NO BOTÃOBOL

Sereno e Madrugada acabaram com o Mengão

Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 21 de dezembro, já vivenciando o clima de Natal, pode-se dizer que deu início ao 2º turno do Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), mesmo que, em jornadas anteriores,  já havia realizado duas partidas pela Série Ouro e também outras duas partidas pela Série Prata.
Hoje, o Campeonato Oficial de 2013, pela disputa do Troféu René Cézar, foi sequenciado com sete jogos, sendo que quatro deles foram combates sensacionais, válidos pelo 2º Turno/Série Ouro, enquanto que os outros três restantes se referiam`ao 2º Turno/Série Prata.
RAPOSA DA JACOBINA jogou água no FOGÃO
De saída, pela Série Ouro, em partida atrasada da 1ª rodada, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, goleou o BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 6x3, onde a RAPOSA DA JACOBINA dominou amplamente as ações, diante de um irreconhecível FOGÃO. A partida aconteceu no Estádio do Caxinguelê, com arbitragem segura de Paulo Jiquiá. Os alemães estrelados estiveram simplesmente irresistíveis, capitaneados por Overath e foram construindo o placar a seu bel prazer. O FOGÃO foi se apagando, se apagando e...  se apagou.
SACI não está nem aí para a doente BALEIA AZUL 
Logo depois, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, foi até o HÉRCULES STADIUM, medir forças com o VILA BELMIRO, de Albertinho, que parecia estar em estado de letargia, sem muita vibração, já antevendo um possível insucesso. Se era premonição ou não, o que se viu foi um SACI afoito, partindo logo para cima da BALEIA AZUL, abrindo uma vantagem confortável no placar. O resto foi só administrar e no final a comemoração pelo triunfo de 6x3 para o COLORADO.
O VILA BELMIRO perdeu o embalo e amargou uma derrota que não estava nos seus planos. Foi uma estréia desastrada nessa segunda e decisiva etapa do campeonato. Parece que estava dodói, mesmo.
Por sua vez, o SACI se reabilita da queda que teve diante do MENGÃO na jornada anterior e já ocupa o segundo lugar na tábua de classificação.
TIMBU foi mais esperto que a RAPOSA DA JACOBINA
Já no Estádio do Timbuzão, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, iniciou a jornada do 2º Turno, vencendo espetacularmente o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 3x1, com o TIMBU dando um vareio de bola e fazendo gols impossiveis. O NÁUTICO, com seu time multicolorido, abriu 2x0 no primeiro tempo e mesmo quando cometeu um vacilo na segunda etapa, dando margem à RAPOSA DA JACOBINA escostar no placar, soube manter a calma e já no finalzinho fechar a tampa do caixão cruzeirense. Foi uma bela estréia timbu.
URUBU não alça vôo e cai nas águas do PORTO
Fechando a Série Ouro, uma tarde de MADRUGADA e SERENO, os dois fantásticos ponteiros do PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, que arrasaram o MENGÃO, de Fernando Brito, no Estádio do Caxinguelê, goleando por 5x2. MADRUGADA, inspiradíssimo marcou quatro golaços, enquanto que SERENO fechava o placar. O URUBU DO HOSPÍCIO parecia não acreditar no que estava acontecendo, pensando tratar-se de um pesadelo daqueles. Quando deu por si, acordou para a realidade e olhando para a súmula do jogo dizia com seus botões: é, eu perdi mesmo.
PORTO, INTERNACIONAL, NÁUTICO, CRUZEIRO e FLAMENGO, todos com três pontos ganhos, estão no topo da classificação, porém, o TRICOLOR DE MARANGUAPE leva vantagem por apresentar melhor saldo de gols.
CORINGÃO faz estrago na DIVISÃO PANZER DO IPSEP
Pela Série Prata, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e SÃO PAULO, de Max Monteiro, disputam pau a pau o Troféu de Campeão, ambos conseguindo duas vitórias, mantendo assim  os 100% de aproveitamento.
Dessa vez, o CORINGÃO, no Hércules Stadium, derrotou o BAYERN, de Demil Santos, por 2x0, numa partida onde a superioridade alvinegra foi total. A Divisão Panzer do Ipsep em momento algum intimidou a esquadra mosqueteira.

HÉRCULES brinca com os Papangus da JUVENTUS
Enquanto isso, o HÉRCULES, de José Hércules, com sua vistosa camisa da Suécia, estreou vencendo os Papangus da JUVENTUS, de Vandré Meneses, por 2x0, no Estádio do Timbuzão e entra na briga pelo título. A Vecchia Signora mesmo com seu bloco de papangus não assusta ninguém.
TRICOLOR DO SAMU enxovalha Papangus da JUVE
E isso tanto é verdade que, na sequência, a JUVENTUS foi enfrentar o SÃO PAULO, de Max Monteiro e levou uma tunda de 7x1, com direito a quatro gols do super valorizado RAMI, artilheiro tricolor. Os sampaulinos, que se acostumaram a sempre ir de ladeira abaixo, agora vivem outra realidade, ostentando a liderança da Série Prata, estando  no topo da classificação. O que não se sabe é por quanto tempo vai permanecer lá em  cima. O CORINGÃO e o HÉRCULES vão tentar dar o empurrãozinho para que o TRICOLOR DO SAMU desça a ladeira desembestado. Será?
O campeonato vai dar uma pausa para que  todos que fazem a APFM possam, em paz, festejar o NATAL e brindar o ANO NOVO, renovando os votos de prosperidade.
Em Janeiro, logo no sábado, dia 4 de janeiro, o recomeço e novas emoções. O botãobol vai voltar com força total e a disputa pelo posse do Troféu RENÉ CÉZAR tende a ficar mais acirrada. É só uma trégua. A guerra vai continuar.
Hô, hô, hô! FELIZ NATAL! Viva o botão!

domingo, dezembro 15, 2013

MENGÃO FAZ A FESTA NO XANDÃO CINQUENTÃO

 

Botonistas da APFM participantes do XANDÃO CINQUENTÃO
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse sábado, dia 14 de dezembro, realizou o TORNEIO XANDÃO CINQUENTÃO, patrocinado pelo sócio ALEXANDRE DE FREITAS, dentro das comemorações do seu cinquentenário de vida, bem vivida, contando com a participação de onze equipes, distríbuidas em quatro grupos.
Pelo Grupo A, lá estavam as equipes do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e do BOTAFOGO, de Marcos Silva.
Formavam o Grupo B: SUÉCIA, de José Hércules, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves e SÃO PAULO, de Max Monteiro;
Já o Grupo C estava assim constituido: INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, FLAMENGO, de Fernando Brito e CHELSEA, de Hugo Alexandre.
Finalmente, LÁZIO, de João Paulo Fofão e NÁUTICO, de Abiud Gomes, integravam o Grupo D. 
Marcos Cardoso, Alexandre Freitas e Marcos Silva (Grupo A)
Os jogos do Grupo A foram realizados no Estádio da Toca da Raposa e apresentaram os seguintes resultados: ITACURUBA 0 X 4 CRUZEIRO; BOTAFOGO 1 X 3 CRUZEIRO; ITACURUBA 0 X 6 BOTAFOGO.
Assim sendo, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, classificou-se para o Quadrangular Final que iria apontar o campeão da competição.
Hércules, Max e Dinoraldo (Grupo B)
No Grupo B: SUÉCIA 0 X 1 PORTO; SÃO PAULO 4 X 0 SUÉCIA; PORTO 3 X 3 SÃO PAULO,  com o Tricolor do SAMU se classificando pelo melhor saldo de gols.
Hugo, Fernando e Clóvis (GRUPO C)
Pelo Grupo C: INTER DE MILÃO 0 X 2 FLAMENGO; CHELSEA 1 X 1 INTER DE MILÃO; FLAMENGO 3 X 1 CHELSEA, consequentemente, o FLAMENGO obteve a classificação para o Quadrangular Final.
Abiud Gomes, João Paulo (Grupo D) e Ribamar (árbitro)
Pelo Grupo D, o confronto único envolvendo  LÁZIO, de João Carlos Fofão X NÁUTICO, de Abiud Gomes, terminou com o triunfo do Timbu, por 2x0, levando o alvirrubro da Torre, direto para o quadrangular decisivo.
Mengão X Timbu, decidido num único lance

Iniciado o Quadrangular Final, o FLAMENGO, de Fernando Brito, derrotou o NÁUTICO, de Abiud Gomes, por 1x0, no Estádio do Timbuzão, enquanto o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, no Brasília Stadium, vencia o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 4x3.
Na sequência, ainda no Estádio do Timbuzão, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, derrotava o NÁUTICO, de Abiud Gomes, por 2x1, num jogo ruim de se assistir, com mais erros do que acertos dos dois times.
 Raposa da Jacobina X Urubu do Hospício, um jogo parelho
No mesmo instante, no Brasília Stadium, FLAMENGO, de Fernando Brito e CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, num belo espetáculo de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), empatavam em 3x3.
Mengão é dono do Troféu Xandão Cinquentão
No fecho do quadrangular, o CRUZEIRO triunfava sobre o NÁUTICO, por 6x3, mas o escore foi insuficente para a conquista do título de campeão do Torneio, pois no outro confronto, o FLAMENGO, ao golear o SÃO PAULO, por 8x2 , terminou com melhor saldo de gols e terminou com TROFÉU XANDÃO CINQUENTÃO, cabendo ao CRUZEIRO, o prêmio de vice campeão, também com direito a troféu, igualmente ao SÃO PAULO, que ficou com o terceiro lugar.
Alexandre Freitas  sensibiliza Abiud com entrega de troféu
No momento da entrega dos prêmios, o agora cinquentão e dono da festa ALEXANDRE FREITAS, surpreendeu com a entrega do Troféu de Agradecimento, dado a este blogueiro, que ficou bastante sensibilizado com as palavras de carinho que lhe foi dirigida pelo GORDINHO DA PAULISTA e, em retribuição, entoou o PARABÉNS PRÁ VOCÊ, acompanhado por todos os presentes ao evento.
Uma festa para ficar na história da APFM
Foi uma bela festa e a APFM só tem a agradecer a ALEXANDRE DE FREITAS, o nosso Gordinho da Paulista, por tudo que ele representa no futebol de botão de Pernambuco. Parabéns!
Obrigado, ALEXANDRE! Que venham outras festas. Viva o botão!

sábado, dezembro 07, 2013

COMEÇOU A GUERRA NO BOTÃOBOL

URUBU se assanha e tira a carapaça do SACI
Minha gente, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 7 de dezembro, deu início ao 2º turno do Campeonato Oficial de 2013 de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), em suas Séries Ouro e Prata, pela disputa do Troféu RENÉ CÉZAR, prêmio maior da competição.
No clássico da Série Ouro, no Estádio do Timbuzão, com arbitragem de Marcos Silva, o FLAMENGO, de Fernando Brito, num jogo sensacional, triunfou ante o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, por 4x3, partindo assim com todo o gás com vistas à conquista do 2º Turno.
O MENGÃO vem numa ascensão fantástica, treinando com afinco e realizando partidas espetaculares. Todo o cuidado é pouco para com o URUBU DO HOSPÍCIO.
Ao SACI,  resta o consolo de ver o artilheiro do campeonato Fabiano Costa marcar dois golaços, chegando assim aos 26 gols, se posicionando no topo da artilharia, bem distante do seu mais próximo perseguidor, o meia atacante Del Piero, do BOTAFOGO, de Marcos Silva.

TRICOLOR DO SAMU freou a DIVISÃO PANZER
Por sua vez, na abertura do 2º Turno/Série Prata, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, numa partida bastante disputada, venceu o BAYERN, de Demil Santos, por 2x0 e mostra que não vai dar moleza, prometendo que vai fazer das tripas coração para conquistar o primeiro título de sua história.
O TRICOLOR do SAMU, na medida em que ia desperdiçando as oportunidades que surgiam na partida, no primeiro tempo, foi perdendo a paciência e passou a se insurgir com a arbitragem de HÉRCULES LEITE, contestando várias marcações em favor do oponente, a outrora poderosa DIVISÃO PANZER DO IPSEP, que não soube tirar proveito da situação.
Veio a 2ª etapa e os sampaulinos encontraram o caminho do gol e o resto ficou fácil, com o placar fechando em 2x0. O problema é a fama que carrega o Tricolor do SAMU: o de cavalo paraguaio, pois num arranque, consegue subir rapidinho a ladeira, mas, em seguida, cai vertiginosamente, descendo desembestado . Será que a escrita vai continuar?

Alexandre Freitas no exercício do botãobol na APFM
No próximo sábado, dia 14 de dezembro, a APFM dá uma pausa no campeonato oficial e abre suas portas para comemorar o cinquentenário do sócio ALEXANDRE DE FREITAS, que irá promover o Torneio ALEXANDRE CINQUENTÃO, com o campeão tendo direito de levar para casa o troféu DANILO FREITAS, uma homenagem ao primeiro neto do mais que famoso GORDINHO DA PAULISTA, como é chamado carinhosamente pelos amigos do botãobol.
Vai ser uma festa de arromba! A certeza é que ninguém vai querer ficar ausente. O comparecimento vai ser total. Venham  todos comemorar. Salve, ALEXANDRE! Viva o botão.

domingo, dezembro 01, 2013

VEM AGORA A SÉRIE OURO

 
FOGÃO tentou mas FERA MATUTA segue invicta
Minha gente, esse mundo mágico, maravilhoso e fantástico do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), nesse sábado, dia 30 de novembro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, assistiu ao encerramento do Turno de Classificação do Campeonato Oficial de 2013, com a realização de seis jogos que serviram para definir o posicionamento das equipes na composição das Séries Ouro e Prata do 2º Turno, na disputa do Troféu RENÉ CÉZAR,  prêmio maior da competição.
A jornada começa com o clássico AGA X BOTAFOGO, jogado no Estádio do Caxinguelê, com arbitragem de Abiud Gomes, com um trabalho excelente. A Fera Matuta, sob o comando de Humberto Securão, já entrou com o título de campeã do 1º Turno, daí não ter se empenhado como nas vezes anteriores, mas defendia a longa invencibilidade, o que já era um fato bastante motivador. Pelo lado do FOGÃO, de Marcos Silva, a partida servia para testar a força do GLORIOSO, com vistas ao 2º Turno.
É verdade que o time da estrela solitária se comportou melhor em campo, mas não soube transformar em gols as oportunidades que surgiram no decorrer da partida.
Coube à AGA a abertura do placar, porém, logo o BOTAFOGO chegou ao empate, através do artilheiro Del Piero, tudo isso na primeira etapa da partida. Veio o 2º tempo e via-se claramente a FERA MATUTA tentando administrar a contenda, satisfeita com o empate e a manutenção da invenbilidade, o que acabou conseguindo. O empate de 1x1 deixou claro que, para a AGA ser derrotada, vai se exigir muito mais dos adversários.

FOGÃO em passo de balé e a FERA MATUTA só olhando
Resta ainda ao FOGÃO, nesse encerramento do Turno de Classificação, enfrentar a LÁZIO, de João Paulo Fofão, num encontro que servirá apenas para que o artilheiro DEL PIERO tente tirar a diferença de oito gols que o separa de FABIANO COSTA, do INTERNACIONAL, artilheiro-mór do campeonato.

BALEIA AZUL trucida os Papangus da JUVE
Já o vice campeão do 1º turno, o VILA BELMIRO, de Albertinho, deu uma demonstração de grande poderio, no Hércules Stadium,  goleando impiedosamente a JUVENTUS, de Vandré Meneses, por 6x0, não se intimidando com os gigantescos Papangus de Bezerros, o anunciado novo ataque bombástico da VECCHIA SIGNORA.
A BALEIA AZUL depois dessa goleada, diz que vem com tudo para a Série Ouro e vai fazer o possível e o impossível  para desbancar a FERA MATUTA. Já começa a pressão. A briga vai ser boa.

RAPOSA DA JACOBINA(Esq) não resiste ao MENGÃO
Outra equipe que se saiu bem nesse sábado e consolidou-se na 4ª colocação do Turno de Classificação, o FLAMENGO, de Fernando Brito, que no Estádio Timbuzão, venceu com relativa facilidade ao CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, por 3x1, demonstrando que os treinos exaustivos das quintas-feiras vem dando excelentes resultados. O URUBU DO HOSPÍCIO vem para a Série Ouro no maior embalo. Tá demais o MENGÃO!

CORINGÃO X RAPOSA DA JACOBINA - Um jogão
Enquanto isso, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, depois desse insucesso, voltou a campo e foi medir forças com o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, no mesmo Estádio Timbuzão, ainda acreditando que poderia chegar ao 3º posto da classificação, uma informação equivocada da direção da competição  que não atualizara a tabela.
Dessa vez, a RAPOSA DA JACOBINA veio com a Divisão Alemã, capitaneada por Overath, mas encontrou forte resistência pelo lado mosqueteiro. Foi um jogo emocionante, com as duas equipes indo com tudo para o ataque. Era gol cá e gol lá. Final: espetacular empate de 4x4. Haja fôlego! O CRUZEIRO foi para casa pensando que o objetivo tinha sido alcançado, mas onde se lê 3º lugar, leia-se 5º lugar, a posição real da RAPOSA DA JACOBINA.

As meninas do COXA brincaram com os Papangus da Juve
Beneficiado com o empate do CORINGÃO, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, partiu tranquilo para cima da JUVENTUS, de Vandré Meneses, no Estádio da Toca da Raposa, mandando ver um 3x0, com destaque para Sheila e Tandara,  que marcaram os gols que levaram o COXA à conquista da última vaga da Série Ouro. O ataque bombástico da Vecchia Signora ficou devendo, mais uma vez.

CORINGÃO vence COXA mas fica na Prata
Por fim, mesmo descendo para a Série Prata, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, virou para cima do CORITIBA, de Cláudio Sandes, triunfando por 3x2, mas já era tarde. Como consolo, os Mosqueteiros ficaram à frente do pelotão da prata e têm tudo para faturar o título da série menor.
Sábado próximo, inicia-se o 2º Turno, com os jogos das Séries Ouro e Prata, com tudo começando do zero, mas o time da AGA, de Humberto Securão, com o título de campeão do 1º Turno, já está assegurado na final do campeonato e, caso consiga também faturar a SÉRIE OURO, aí já leva para casa, direto, o TROFÉU RENÉ CÉZAR. 
A Série Ouro, pela ordem, está formada com as seguintes equipes: AGA, VILA BELMIRO, NÁUTICO, FLAMENGO, CRUZEIRO, INTERNACIONAL, BOTAFOGO, CORITIBA e PORTO.
A Série Prata, também pela ordem, acabou assim constituida: CORINTHIANS, HÉRCULES, SÃO PAULO, BAYERN, JUVENTUS e LÁZIO.