Minha lista de blogs

domingo, outubro 27, 2013

PARA NÃO PASSAR EM BRANCO

MENGÃO deu duas bicadas mortais na VECCHIA SIGNORA
Minha gente! ontem, sábado, dia 26 de outubro, houve uma debandada quase que geral, com o não comparecimento à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa das equipes do ABC, de Matheus Tiné, da AGA, de Humberto Securão, do BOTAFOGO, de Marcos Silva, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, do HÉRCULES, de José Hércules, do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e da LÁZIO, de João Paulo Fofão, fazendo com que os jogos da 14ª rodada do Campeonato Oficial de Botãobol (Futebol de botão na Regra Pernambucana, a Rainha das Regras) ficassem para o próximo sábado, dia 2 de novembro.
HUGO ALMEIDA atento aos mínimos detalhes da partida
Apenas uma única partida foi realizada, envolvendo o FLAMENGO, de Fernando Brito e a JUVENTUS, de Vandré Meneses, tendo como palco o Estádio do Vaco-Vaco, terminando com a vitória do MENGÃO, por 2x0, com arbitragem de HUGO ALMEIDA, que gentilmente atendeu ao pedido para dirigir esse confronto e, como de hábito, saiu-se a contento.
Com o resultado, o URUBU DO HOSPÍCIO pulou do oitavo para o 3º lugar, na Tábua de Classificação, ficando praticamente sacramentado no G-9 (Grupo das nove melhores equipes que disputarão o 2º Turno/Série Ouro), enquanto que a JUVENTUS já está definida como uma das sete equipes que formarão o 2º Turno/Série Prata.
BALEIA AZUL treinando com afinco para o jogos finais
Por outro lado, as outras equipes que se fizeram presentes aproveitaram para realizarem partidas amistosas, destacando-se o VILA BELMIRO, de Albertinho, vice-líder do campeonato e o NÁUTICO, de Abiud Gomes, que apresentou-se com seus novos times, recentemente adquiridos.
 TIMBU no preparo para garantir-se no G-9
Além dessas agremiações, lá estavam: CHELSEA, de Hugo Almeida, PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, CORITIBA, de Cláudio Sandes, SÃO PAULO, de Max Monteiro e BAYERN, de Demil Santos. 
Sábado, 2 de novembro, Dia de Finados, mesmo sendo feriado, haverá jogos oficiais, porém, o comparecimento não deverá ser obrigatório, daí que as equipes que porventura vierem a faltar não sofrerão penalidades.
O Turno de Classificação já está quase concluído, restando apenas mais três rodadas e a AGA, de Humberto Securão, aparece na liderança e mantem a invencibilidade na competição. Caso chegue ao título de campeão dessa fase,  já se garante para a decisão do campeonato oficial e dá um passo gigantesco para a conquista do Troféu RENÉ CÉZAR, prêmio maior do certame.
Agora é ficar na torcida para que todos venham para os jogos, apesar do feriado, e assim dar continuidade ao Campeonato Oficial de Botãobol. Fica a certeza de que, nessa reta final, as partidas  serão cada vez mais acirradas, com muita luta e determinação. Haja, emoção! Viva o botão.


domingo, outubro 20, 2013

TROFÉU HÉRCULES LEITE VAI PARA A AGA



Humberto Securão(AGA) já de posse do Troféu HÉRCULES LEITE
Minha gente, hoje, neste sábado, dia 19 de outubro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa comemorou efusivamente os dez anos de atiividade na sua majestosa sede, na sobreloja do Edifício Brasília, no coração da nossa bela Recife dos rios e das pontes, com a realização do Torneio de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), valendo o TROFÉU HÉRCULES LEITE, com a participação de 14 equipes inscritas e que culminou com a sensacional conquista da AGA, de Humberto Securão, a imbativel FERA MATUTA.
As equipes foram dispostas em cinco grupos independentes, classificando-se para a fase decisiva, o primeiro colocado de cada grupo.
GRUPO 1: GRÊMIO, de José Ribamar; LÁZIO, de João Paulo Fofão; SÃO PAULO, de Max Monteiro.
GRUPO 2: CORITIBA, de Cláudio Sandes; HÉRCULES, de José Hércules; JUVENTUS, de Vandré Meneses;
GRUPO 3: BAYERN, de Demil Santos; NÁUTICO, de Abiud Gomes; VILA BELMIRO, de Albertinho.
GRUPO 4: AGA, de Humberto Securão; BOTAFOGO, de Marcos Silva; CRUZEIRO, de Marcos Securinha.
GRUPO 5: confronto direto envolvendo FLAMENGO, de Fernando Brito e PORTO, de Dinoraldo Gonçalves.

SÃO PAULO vibra na goleada ante o GRÊMIO
O Grupo 1 apresentou os seguintes resultados: GRÊMIO 3 X 0 LÁZIO; SÃO PAULO 4X1 LÁZIO; SÃO PAULO 5 X 1 GRÊMIO. Equipe classificada: SÃO PAULO.

COXA liquida a JUVE e segue no Torneio
Já o Grupo 2, os resultados foram esses: CORITIBA 2 X 0 HÉRCULES; JUVENTUS 1 X 0 HÉRCULES; CORITIBA 4 X 0 JUVENTUS. CORITIBA classificado.

BALEIA AZUL vence seus dois adversários
Pelo Grupo 3, tivemos: BAYERN 2 X 2 NÁUTICO; VILA BELMIRO 5 X 0 BAYERN; VILA BELMIRO 3 X 1 NÁUTICO, com o VILA BELMIRO, a famosa BALEIA AZUL se classificando.

CRUZEIRO, AGA, BOTAFOGO, o Grupo da Morte
Por sua vez, pelo Grupo A, foram esses os resultados: AGA 5X4 BOTAFOGO;  BOTAFOGO 2X1 CRUZEIRO; AGA 6X4 CRUZEIRO. A AGA obteve a classificação.

Num jogo parelho, MENGÃO foi melhor nos pênaltis
No confronto direto, pelo Grupo 5, FLAMENGO e PORTO empataram por 3x3, levando a decisão para os pênaltis, com o triunfo do MENGÃO por 6x5, que assim classificou-se para a fase dos mata-mata.

De virada, BALEIA AZUL engole o COXA
Na  fase decisiva, o VILA BELMIRO eliminou o CORITIBA, por 3x2, enquanto que a AGA despachava  o FLAMENGO, num jogo sensacional, que terminou com o escore marcando 5x4 para a FERA MATUTA.

FERA MATUTA devora a BALEIA AZUL
Na sequência, a AGA venceu o SÃO PAULO, por 6x2 e partiu para a decisão para a disputa da posse do TROFÉU HÉRCULES LEITE enfrentando o VILA BELMIRO, triunfando por 3x1 e sagrando-se campeão do Torneio comemorativo do 10º Aniversário da Sede da APFM. A BALEIA AZUL falhou na estratégia e acabou devorada pela FERA MATUTA.

Sob o comando de CLÁUDIO SANDES, partiu-se para os comes e bebes
A APFM está de parabéns pela bela festa e este blog aproveita para enaltecer os trabalhos de JOSÉ RIBAMAR DE OLIVEIRA, na organização dos jogos e  do Diretor Social, CLÁUDIO SANDES, que ficou a cargo da logística, atuando de forma brilhante, redundando no sucesso absoluto das comemorações. Foi deveras sensacional. Salve a AGA pela espetacular conquista, provando que a FERA MATUTA voltou ao botãobol com tudo e não está nada prosa.  
Sábado, dia 26 de Outubro, voltam os jogos do 1º Turno do Campeonato Oficial de Botãobol, com novas emoções. Vamos aguardar. Viva o botão!

domingo, outubro 13, 2013

EDIFÍCIO BRASÍLIA - DEZ ANOS DE BOTÃOBOL

José Hércules(dir) e Marcos Cardoso, dois monstros do botãobol
É isso aí, minha gente, desse mundo mágico, maravilhoso do botãobol, que, hoje, neste domingo, dia 13 de outubro, não terá notícias de resultados de jogos pelo Campeonato Oficial de 2013, mas ficará conhecendo um pouco da história do botãobol, praticado aqui no Edifício Brasília, sede da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e que no próximo sábado, dia 19 de outubro estará comemorando dez anos de atividade.

José Hércules vivendo um momento feliz
Tudo isso foi possível, graças a abnegação desse notável botonista JOSÉ HÉRCULES LEITE, que não mediu esforços para que o botãobol continuasse a viver extraordinários momentos, após a traumática saída das instalações do Estádio do Santa Cruz, que não merece maiores citações.
Naquele momento, parecia que o fim do botãobol era iminente, pois não se sabia qual o destino a se tomar, com todo mundo baratinado, pensando apenas  onde colocar todo o  acervo já existente, composto de  onze campos, seus cavaletes e  todo o mobiliário. Onde pô-los?
Observava-se, no semblante de cada um,  ares de desespero. Chegara-se a um beco sem saída. Que fazer?

Hércules, Alexandre e Abiud depois da tempestade
O tempo que foi dado para que todo o material continuasse naquele clube era exíguo e surgiu o problema: para onde levar? Não havia lugar. A ordem de despejo já estava decretada.
Alguns diziam que o melhor seria se desfazer dos campos, enquanto que outros acenavam para a busca de algum depósito, onde pudessem ser guardados e ficar no compasso da espera, na esperança de que um dia tudo voltasse a ser como era antes.
Passaram-se os dias e a hora fatal estava por chegar e nenhuma solução havia sido encontrada. O botãobol já estava  caminhando para voltar aos terraços, garagens e quintais, como nas priscas eras, quando se jogava botão em um único campo, portanto sem condições de atender a demanda dos botonistas,  ávidos para realizarem competições de grande porte e também poderem treinar até a exaustão e assim se sentirem confiantes quando fossem para as disputas. Era o retrocesso e o fim de um sonho, acalentado por uma vida inteira.
Pensou-se também em seguir jogando botão, adotando outras regras, que eram e são praticadas em outros espaços aqui no Recife, mas aí seria muito pior, pois assim o botãobol estaria literalmente fadado ao sumiço e como se sabe: quem vive o botãobol sabe como praticar o verdadeiro futebol-de- botão-arte e não aceitaria outra forma de jogar.

Mais um momento de felicidade de Hércules
De repente, eis que surge uma luzinha tênue, lá no fim do túnel, proveniente de uma tocha conduzida por essa figura extraordinária de botonista, JOSÉ HÉRCULES LEITE, que, já com a idéia fixa, mesmo assim, quis consultar os seguidores do botãobol, levando-os a conhecer aquilo que seria o  novo templo sagrado do botãobol.
A alegria foi geral e agora restava tão somente aguardar as reformas nas salas adquiridas, adaptando-as para a prática do botão.
A expectativa crescia a cada dia e nunca foi tão longo esse espaço de quase 60 dias para começo das atividades. O trabalho foi insano, com HÉRCULES não medindo sacrifício para por a casa em ordem.

Botonistas da APFM em dia festivo
Finalmente, no dia 18 de outubro de 2003, acontecia o sábado festivo, com a inauguração da nova sede de botãobol, na sobreloja do Edifício Brasília, em pleno centro comercial do Recife, com todas as facilidades de acesso (transporte e estacionamento). Foi um festão, com presenças marcantes do mundo do botãobol.
No próximo sábado, depois de 10 anos de intensa atividade, a majestosa sede da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa se prepara para comemorar esse grande feito, com extensa programação, culminando com a realização da COPA BRASÍLIA, disputando o TROFÉU HÉRCULES LEITE.
O convite está aberto a todos os amantes do botãobol, bastando tão somente comparecerem à APFM, logo pela manhã, até às 10h30, para se inscreverem para o torneio. A festa promete e quem não vier vai ficar chupando o dedo depois. Parabéns à APFM! Salve, HÉRCULES! Viva o botão!

domingo, outubro 06, 2013

A FERA MATUTA RETOMA A LIDERANÇA NO BOTÃOBOL


AGA, a FERA MATUTA continua solta
É isso aí, minha gente, que se deslumbra com esse maravilhoso e mágico botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) e que também acompanha o desenrolar do Campeonato Oficial de 2013, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que neste sábado, dia 5 de outubro, realizou dez sensacionais partidas do turno de classificação, cabendo destaque a performance da AGA, de Humberto Securão, que com três brilhantes triunfos reassumiu a liderança da competição, mantendo a invencibilidade. A Fera Matuta voltou com tudo e não vê mais ninguém à sua frente.

A Divisão Panzer não deteve a Fera Matuta
 
Logo na abertura da jornada, a AGA foi até o Estádio da Toca da Raposa e sobrepujou ao BAYERN, de Demil Gomes, derrotando a enferrujada DIVISÃO PANZER DO IPSEP, impondo o placar de 3x0, conquistado de forma tranquila, sem sofrer ameaças.

Coxa Branca foi devorada pela Fera Matuta
Na sequência, partiu para o Estádio do Vaco-Vaco, para enfentar o CORITIBA, de Cláudio Sandes, que esteve ausente algumas semanas dos campos da APFM e, depois de um primeiro tempo amarrado, com o COXA mantendo de todo o jeito a posse bola, o escore, naquela hora,  não poderia ser outro: 0x0.
No segundo tempo, a FERA MATUTA despertou e foi logo abrindo o placar, obrigando o CORITIBA a sair para o jogo, o que lhe foi fatal, com um  gol  atrás do outro, fechando a partida em 6x1. A Fera Matuta estraçalhou o Coxa.

Até o Timbu comeu da banda podre com a Fera
Encerrando a maratona de jogos, a AGA teve pela frente, no Estádio Timbuzão, a representação do NÁUTICO, de Abiud Gomes, num jogo tenso, medido, com poucas jogadas ofensivas. Mesmo assim, após falhar no ataque, o TIMBU perdeu a posse de bola, do que se aproveitou a AGA para lançar-se ao contra-ataque, culminando com a abertura do placar, mas o jogo continuou amarrado até o fim do primeiro tempo. Veio a segunda etapa e a FERA MATUTA mostrou-se astuta e foi logo marcando o segundo gol, sem chances de defesa do TIMBU, passando a administrar a vantagem de 2x0, em que pese algumas tentativas alvirrubras que, no entanto, não obteve nenhum sucesso. Estava consolidada a terceira vitória da AGA e, consequentemente, a retomada da liderança do Turno de Classificação, permanecendo invícto na competição.

Raposa da Jacobina livra-se da Divisão Panzer do Ipsep
Enquanto isso, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, venceu ao BAYERN, de Demil Santos, no Hércules Stadium, por 2x1, num jogo que parecia fácil para a RAPOSA DA JACOBINA, mas que quase se complica face às inúmeras oportunidades perdidas pelos estrelados, dando sopa demais para o azar.
Ainda bem que a DIVISÃO PANZER não é mais aquela, pois, se fosse...

Baleia Azul mata a Águia Romana
Por sua vez, o VILA BELMIRO, de Albertinho, mesmo perdendo a liderañça para a AGA, venceu com certa facilidade, sem muito empenho, à LÁZIO, de João Paulo Fofão, por 2x0, no Estádio do Caxinguelê. A BALEIA AZUL segue na cola da AGA, esperando tão somente um vacilo da FERA MATUTA para assim abiscoitar o título de campeão do 1º Turno. É dificil, mas não impossível!

Urubu do Hospício voou alto sobre o Porto
Quem também se deu bem, com dois triunfos significativos, foi o FLAMENGO, de Fernando Brito, vencendo com muita categoria o CORITIBA, de Cláudio Sandes, por 4x2, no Hércules Stadium e aplicando uma sonora goleada de 6x1 no PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, consolidando-se, cada vez mais no G-9 (Grupo das nove melhores equipes na tábua de classificação, com vistas ao 2º Turno/Série Ouro).

Endiabrado Saci  tripudia com a Vecchia Signora
Já o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, teve vida fácil no Estádio da  Toca da Raposa, goleando a JUVENTUS, de Vandré Meneses, até então detentora da melhor defesa da competição, por 4x1, resultado que faz o SACI se firmar mais ainda no G-9, enquanto que a VECCHIA SIGNORA vai se sacramentando na Z-7, a indesejada Zona da Prata (Os sete piores times na tábua de classificação e que irão compor o 2º Turno/Série Prata).

Vecchia Signora não sabe a lição e se ferra
A JUVENTUS, de Vandré Meneses, também não foi feliz no seu encontro com o ABC, de Matheus Tiné e caiu pelo placar mínimo. A VECCHIA SIGNORA além de não saber  fazer o dever de casa, não leu a cartilha, enquanto que o time das primeiras letras vai mostrando que vem aprendendo e bem as lições do botãobol. Vai longe o menino!

Coringão atropela o Tricolor do SAMU
No fecho da jornada, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, vem desembestado,  descendo com tudo a ladeira,  já quase atolado na Zona da Prata. Dessa vez, frente ao CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, não teve perdão, levando uma chacoalhada de 3x0. O CORINGÃO apertou o TRICOLOR DO SAMU com duas parafusadas, refrescadas com  Split. Tava demais!
Agora, o G-9, pela ordem, segue assim: AGA, VILA BELMIRO, CRUZEIRO, BOTAFOGO, NÁUTICO, INTERNACIONAL,  PORTO, FLAMENGO e CORITIBA.
Na zona da Prata, figuram, também pela ordem: CORINTHIANS, SÃO PAULO, HÉRCULES, ABC, JUVENTUS, BAYERN e LÁZIO.
Com o feriado do dia 12 de Outubro, dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a APFM resolveu adiar a rodada para o sábado subsequente, dia 19 de outubro, porém, estará em pleno funcionamento para treinos e partidas amistosas. O botãobol não para. Viva o botão!