Minha lista de blogs

sábado, julho 27, 2013

FOGÃO SE APAGA NO BOTÃOBOL

Fogão apagou-se diante da Baleia Azul
É isso aí, minha gente! Hoje, sábado, dia 27 de julho, mesmo sem as presenças da AGA, de Humberto Securão, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá,  da LÁZIO, de João Paulo Fofão e do NÁUTICO, de Abiud Gomes, o Campeonato Oficial de 2013, de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) teve sequência com a realização de cinco partidas, cabendo destaque a péssima exibição do BOTAFOGO, de Marcos Silva, campeão de 2012 e que este ano, após dar a impressão de que entraria com tudo na busca do bicampeonato, goleando o CORITIBA, de Cláudio Sandes, logo na primeira rodada, parece que desaprendeu e só tem levado na cabeça. Finalmente, o que é que se passa com o FOGÃO?
 
Mais um ataque que não deu em nada do FOGÃO

De início, no Estádio Timbuzão, com um botãobol horroroso, o GLORIOSO deu graças aos céus ter saído com um empate, diante da JUVENTUS, de Vandré Meneses, com o placar acusando 1x1. A Vecchia Signora se tivesse um pouco mais de aplicação, chegaria fácil à goleada, mas desperdiçou todas as grandes oportunidades que teve durante  o desenrolar da partida. Pelo o que as duas equipes se apresentaram, um 0x0 seria o resultado mais justo e coerente. Deu calo na vista. 
Depois, lá se foi o BOTAFOGO para o Estádio do Vaco-Vaco, onde lhe esperava o VILA BELMIRO, de Albertinho e mais uma vez o FOGÃO voltou a apresentar a mesma apatia, o que facilitou e muito a ação da BALEIA AZUL, que só precisou do feijão com arroz para chegar ao triunfo por 2x1.

Baleia Azul pintou e bordou com o Tricolor do SAMU 
A seguir, o VILA BELMIRO partiu para o duelo com o SÃO PAULO, de Max Monteiro, no Hércules Stadium e aplicou um sonoro 5x2, que fez com que o Tricolor do SAMU descesse a ladeira desembestado. A Baleia Azul com a vitória chegava aos nove pontos e tornava-se colíder do campeonato, juntando-se à AGA, de Humberto Securão.

Tricolor do SAMU tira o couro da Vecchia Signora
Veio então o embate entre a JUVENTUS, de Vandré Meneses e o SÃO PAULO, de Max Monteiro, com a Vecchia Signora pensando que seria moleza, após o empate que teve com o FOGÃO, porém, enganou-se redondamente e o que se viu foi o Tricolor do SAMU engatar uma ré e subir com velocidade vertiginosa a ladeira de onde despencara anteriormente e mandou ver um 3x0, sem dó, nem piedade. Estava assim reabilitado do insucesso, o que lhe assegurava a permanência no tão sonhado e ambicionado G-9 (grupo das melhores equipes que se classificarão para o 2º Turno - Série Ouro).

Salatiel (Pai e Filho) assistem ao clássico sem gols
Encerrando a curta jornada do sábado, no Estádio do Vaco-Vaco, com a presença da família Salatiel (pai e filho), que veio conhecer a APFM e mais precisamente o botãobol, o confronto HÉRCULES, de José Hércules X PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, ficou num 0x0, com as dois times super retrancados, não se arriscando em jogadas ofensivas. Foi uma pena para os visitantes não verem as redes balançarem. Fica para uma próxima vez.
Com os resultados, de hoje, o G-9 ficou assim constituído: AGA, VILA BELMIRO, PORTO, CRUZEIRO, FLAMENGO, NÁUTICO, SÃO PAULO, CORITIBA e CORINTHIANS.

Hugo Alexandre (esq) um botonista de mão cheia
Cabe aqui um registro importante: a bela ação do botonista HUGO ALEXANDRE, que atendendo a um apelo desse blogueiro, não mediu esforços e veio servir excepcionalmente  de delegado da rodada, fazendo com que tudo transcorresse na maior normalidade. A APFM fica eternamente grata a esse nobre companheiro e faz votos que o mesmo, num futuro próximo, volte às mesas do botãobol, para continuar a escrever essa sua ainda breve mas, sem nenhuma dúvida, maravilhosa história. Parabéns, Hugo e muito obrigado!
A lamentar apenas ver o SPORT, de Flávio Azevedo, perder por WxO, para o CORITIBA, de Cláudio Sandes, tendo em vista a recusa do Leão em realizar sua partida atrasada quando consultado pelo Delegado da Rodada, precisamente às 12h50, ainda dentro do horário regulamentar (10h30 às 15h00). Com isso, o rubronegro foi enquadrado nos § 2º e 6º do Art. 6º, do Regulamento da Campeonato.
Outro ponto negativo é a mania das equipes não comparecerem aos jogos programados e não informarem aos membros da Comissão Organizadora do Campeonato ou, mesmo, a seus adversários, dessa impossibilidade, principalmente nessa época com toda a parafernália da telefonia celular, internet com suas redes sociais e outros meios de comunicação. Um pouco de boa vontade não faz mal a ninguém.
Vamos ver se, de agora em diante, as coisas possam fluir da melhor maneira. Fica o pedido. Viva o botão!

domingo, julho 21, 2013

A FERA VOLTOU COM TUDO NO BOTÃOBOL

AGA, a Fera do Agreste, mostra toda sua força no botãobol
É isso aí, minha gente! Esse mundo fantástico, maravilhoso, mágico e espetacular do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) viveu mais um sábado empolgante com a realização de dez partidas, válidas pelo campeonato oficial de 2013, em disputa pelo Troféu René Cézar e o grande destaque ficou por conta da excelente performance da AGA, de Humberto Securão, que venceu com categoria seus três jogos, assumindo a liderança da competição, dando uma clara demonstração de que vem com tudo para voltar a assumir o lugar de honra  no ranking geral da APFM. Que todos se cuidem, pois a fera está de volta.
Hércules consegue frear a Divisão Panzer do Ibura
Abrindo a longa jornada desse sábado, dia 20 de julho, o BAYERN, de Demil Santos, numa falha imperdoável, permitiu que o HÉRCULES, de José Hércules, chegasse à virada e saísse triunfante por 2x1, numa partida arbitrada por Adriano Oliveira e realizada no Estádio da Toca da Raposa. A Divisão Panzer do Ibura rendeu-se à força do herói mitológico de Saint Moritz.
 Fera do Agreste joga Tricolor ladeira abaixo
Num mesmo instante, no Estádio Vaco-Vaco, a AGA, de Humberto Securão, dava início à série de três jogos, nessa sua volta aos campos do botãobol, goleando o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 4x1, com uma exuberante eficiência ofensiva. O Tricolor do SAMU em momento algum incomodou a Fera do Agreste e desceu a ladeira rapidinho.
Raposa da Jacobina livra-se da Toiota de Maranguape
Também no mesmo horário, no Brasília Stadium, CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, faziam um confronto de alto nível técnico, com muita emoção, traduzida pelo placar final que apresentou o triunfo da Raposa da Jacobina por 3x2, porém, não impedindo  que o artilheiro Sereno, do Tricolor de Maranguape, com os dois gols marcados, assumisse a liderança da artilharia do campeonato.
 Baleia Azul, perfeita e mortal. mata Urubu do Hospício
Após um pequena pausa, os jogos foram reiniciados e no Estádio do Timbuzão o VILA BELMIRO, de Albertinho, não encontrou dificuldades e derrotou o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 4x2, reabilitando-se assim do insucesso da estréia quando perdeu para o NÁUTICO, de Abiud Gomes.
Dessa vez, a BALEIA AZUL mostrou-se confiante e chegou fácil ao triunfo, enquanto que o URUBU DO HOSPÍCIO apresentava-se de maneira pálida, sem esboçar qualquer reação.
Fera do Agreste pinta e borda diante da Águia de Maranguape
Na outra partida, a AGA, de Humberto Securão, retornou à mesa, dessa feita no Hércules Stadium e conquistou sua segunda vitória na jornada, passando tranquilamente pela frágil LÁZIO, de João Paulo Fofão, onde via-se claramente que a Fera do Agreste jogava apenas para o gasto. Merece registro o gol de honra da Águia de Maranguape, o primeiro dos "albicelesti" no campeonato. Placar final: AGA 3 X 1 LÁZIO.
Uma Coxa indigesta faz  Herói cambalear
Enquanto isso, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, com uma atuação de gala, aplicava uma sova de 4x0 no HÉRCULES, de José Hércules, resultado que levanta de vez o moral do COXA, que andava cabisbaixo após a tragédia contra o FOGÃO, no sábado anterior. Foi um triunfo revigorante e o alviverde está sorrindente, de orelha a orelha.
Por sua vez, lá estava novamente a AGA fazendo mais uma vítima e conquistando sua terceira vitória consecutiva. Tendo por palco, também, o Estádio do Timbuzão, a Fera do Agreste, soube tirar proveito dos erros crassos da Raposa da Jacobina e triunfou por 4x3, numa partida verdadeiramente dramática e emocionante, que mexeu com a torcida, em sua maioria cruzeirense e que chegou a se revoltar com as falhas gritantes dos estrelados. A AGA demonstrou forte poder de reação e contou com uma sorte daquelas, pois não é todo dia que o CRUZEIRO dá moleza! Mas, foi um jogão!
Timbu suporta  carga ofensiva do Fogão e triunfa
Mas as emoções não pararam por aí, pois no Estádio da Toca de Raposa, numa virada sensacional, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, vencia o poderoso BOTAFOGO, de Marcos Silva, por 2x1, em mais uma bela exibição do Timbu, com sua nova legião gaúcha. O FOGÃO viu-se impotente diante de uma forte marcação, notadamente em cima do cracão Del Piero, que passou batido na partida. E o grito de guerra IABADABADU ecoou por toda APFM. Era o brado de vitória da Timbuzada!
Coringão se surpreende com a segurança do Porto
Já no Estádio do Caxinguelê, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, não se assustou com Serra Limpa, do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira e mandou ver um 2x1, num jogo onde o Tricolor de Maranguape, apesar do escore apertado, foi sempre superior, porém, não soube traduzir em tentos essa superioridade, principalmente na primeira etapa quando teve tudo para ampliar o placar e poder se acomodar na partida. Quase dava sopa para o azar, no finalzinho do jogo, mas o triunfo lhe fez justiça.
Urubu não estava nem aí para a Águia
No fim da jornada, no Estádio da Toca da Raposa, com arbitragem de Paulo Jiquiá, o FLAMENGO, de Fernando Brito, jogava a lanterna da competição para a LÁZIO, de João Paulo Fofão, com o triunfo de 3x0, conquistado com muita facilidade. O MENGÃO, mesmo sem ser brilhante, fez apenas o feijão com arroz e colheu esse expressivo resultado, mantendo-se no ambicionado G-9 (Grupo das nove equipes que se classificam para a Série Ouro - 2º Turno).
E o sábado se foi e com ele todas as emoções proporcionadas pelo botãobol, com a promessa de voltar na próxima jornada, prevista para o dia 27 de julho, com mais carga ainda. É esperar para ver. Viva o botão!.

domingo, julho 14, 2013

FOGÃO GOLEIA E COLORADO DECEPCIONA

Um sábado de muito movimento na APFM
É isso aí, minha gente! Ontem, nesse sábado chuvoso de 13 de julho, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu sequência ao Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), pela disputa do Troféu René Cézar, com a realização de oito jogos, sendo que cinco deles complementaram a 1ª rodada do Turno de Classificação e os outros três restantes já são do contexto da segunda rodada. Os destaques ficam por conta da goleada do BOTAFOGO, de Marcos Silva, para cima do CORITIBA, de Cláudio Sandes, por 6x1 e a decepcionante estréia do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, que saiu derrotado nos seus dois confrontos.
Divisão Panzer passa por cima da Vecchia Signora
Iniciando a jornada, o BAYERN, de Demil Santos, venceu à Juventus, de Vandré Meneses, por 1x0, no Estádio do Vaco-Vaco. A terrivel Divisão Panzer mostrou toda a sua força diante da Vecchia Signora e promete fazer alguns estragos. É bom ficar de olho nos alemães do Ipsep.
Leão mostra as garras mas Coringão encarou de frente
Enquanto isso, no Estádio do Caxinguelê, o SPORT, de Flávio Azevedo, estreava na competição, enfrentando o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, com arbitragem de Hugo Almeida, que deu ar de sua graça na APFM. Jogo parelho que não poderia ter outro resultado: 2 x 2. O LEÃO quis rugir mais alto, porém,  o CORINGÃO soube domá-lo, em parte.
Fogão fez o que bem quis com o Coxa
Por sua vez, no Estádio Timbuzão, com Abiud Gomes no comando da arbitragem, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, deu início à longa caminhada em busca do bicampeonato, aniquilando o CORITIBA, de Cláudio Sandes, por 6x1, com o artilheiro DEL PIERO comparecendo com três golaços. E a goleada poderia até ser maior se o FOGÃO tivesse cumprido fielmente a regra do botãobol, quando   marcou um gol, devidamente anulado pelo árbitro. Que o fato sirva de alerta ao Glorioso para os outros embates, que pode trazer complicação e muita nessa marcha em busca do troféu René Cézar.
Raposa da Jacobina mostrou-se mais astuta
Já no Brasília Stadium, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, em uma estréia auspiciosa, superou o HÉRCULES, de José Hércules, por 3x1, com Fernando Brito atuando na arbitragem. A Raposa da Jacobina mostrou-se sempre superior aos alviazulinos de Saint Moritz e pelo que se viu entra  no rol dos favoritos ao título de campeão do Turno de Classificação.
Vitória tricolor em tarde negra colorada
Um pouco mais tarde, no Estádio do Caxinguelê, o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, virou em cima do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, terminando o confronto com o placar estampando 5x3, em favor do Tricolor de Maranguape. O SACI abriu uma vantagem de 2x0, mas o TOYOTA saiu do atoleiro e partiu para a reação virando para um 3x2. O COLORADO alcançou o empate, mas a tarde era tricolor que sacramentou o triunfo.
Coringão se impôs e Colorado leva nova queda
Depois, o COLORADO foi até o Brasília Stadium e sofreu novo tropeço, dessa vez diante do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, por 4x3, com direito a três golaços do artilheiro SERRA LIMPA, que cortou em pedaços o SACI da Mangueira. O CORINGÃO, com o resultado, assumiu a liderança isolada do campeonato.
Ao INTERNACIONAL cabe esquecer essas decepcionantes atuações e esboçar uma reação que venha colocar o COLORADO no seu devido lugar, entre os líderes do botãobol. Vamos à luta, SACI!
ABC peca pela inexperiência e perde para o Tricolor do SAMU
Outra bela estréia ocorreu com o SÃO PAULO, de Max Monteiro, que foi até o Estádio do Vaco-Vaco e passou por cima do ABC, do novato e inexperiente MATHEUS TINÉ, triunfando por 3x0. O Time do Cartilha ainda sofre por não conhecer as manhas do botãobol, mas o tempo se encarregará de transformá-lo numa grande e respeitada equipe. Tenha paciência!
Vecchia Signora ficou na paquera e ferrou a Lázio
Fechando a jornada, no clássico italiano, no Hércules Stadium,  a JUVENTUS, de Vandré Meneses,  saiu vitoriosa ante a LÁZIO, de João Paulo Fofão, por um magro mas significativo placar de 1x0, reabilitando-se assim do insucesso da estréia.  A Vecchia Signora promete causar mais arranhões nos adversários, enquanto que a Águia Maranguapeana ainda vai ter que ralar muito se quiser conhecer os meandros do jogo de botão.
Num balanço geral, sente-se que BOTAFOGO e  CRUZEIRO aparecem como fortes candidatos, unindo potencial técnico com tradição, mas aguarda-se com ansiedade a estréia da AGA, de Humberto Securão, um dos mais completos botonistas pernambucanos, que é outro que pode fazer a diferença, botando mais lenha na fogueira. É esperar para ver!
Que venha o sábado, dia 20 de julho, com mais jogos e mais emoções. É o botãobol com toda a sua magia, vivendo momentos maravilhosos. Viva o botão!
 

sábado, julho 06, 2013

COMEÇA A GUERRA DO BOTÃOBOL

NÁUTICO X VILA BELMIRO e ABC X FLAMENGO
É isso aí, minha gente, desse mundo maravilhoso, mágico e fantástico do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que assistiu, neste sábado, dia 6 de julho, na Associação Pernambucana de Futebol de mesa, a abertura do Campeonato Oficial de 2013, em disputa do Troféu René Cézar, contando com a participação de dezessete equipes inscritas, com destaque para o time do BAYERN, de Demil Santos, que estava afastado das competições oficiais da APFM, desde 2007 e que agora retorna com todo entusiasmo e pronto para realizar belas performances.
 Bayern, de Demil Santos,  de volta ao botãobol
Participam do Campeonato Oficial de 2013 as seguintes equipes, com seus respectivos diretores técnicos:
ABC, de Matheus Tiné; AGA, de Humberto Securão; BAYERN, de Demil Santos; BOTAFOGO, de Marcos Silva; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; CORITIBA, de Cláudio Sandes; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; FLAMENGO, de Fernando Brito; HÉRCULES, de José Hércules; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; JUVENTUS, de Vandré Meneses; LÁZIO, de Joâo Paulo Fofão; NÁUTICO, de Abiud Gomes; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; SÃO PAULO, de Max Monteiro; SPORT, de Flávio Azevedo; VILA BELMIRO, de Albertinho.
Timbu faz bela estréia diante da Baleia Azul
Realizado o sorteio dos jogos, coube ao NÁUTICO, de Abiud Gomes, abrir o grande espetáculo, defrontando-se com o VILA BELMIRO, de Albertinho, no Hércules Stadium, com arbitragem de Max Monteiro e saindo vencedor por 1x0, gol marcado pelo ponteiro esquerdo Hugo. Para esse confronto, o TIMBU se apresentou com seu novo time, adquirido no Rio Grande do Sul e adaptado para a regra pernambucana através das mãos do artífice Adilson César, o famoso Labilasca dos botões.
ABC não resiste à pressão do MENGÃO na estréia
No mesmo instante do embate entre NÁUTICO X VILA BELMIRO, lá no Estádio da Toca da Raposa, o ABC, de Matheus Tiné, fazia sua estréia diante do FLAMENGO, de Fernando Brito, com arbitragem a cargo de José Hércules.
Apesar de toda resistência, o benjamim da APFM não conseguiu segurar o MENGÃO, saindo derrotado pelo placar de 1x0, mas mostrou que irá dar trabalho aos chamados papões do botãobol.
Os demais confrontos da rodada inaugural  ficaram transferidos para o próximo sábado, dia 13 de junho e serão realizados  conjuntamente com as partidas da 2ª rodadas, conforme discriminação abaixo:
1ª RODADA
HÉRCULES X CRUZEIRO
PORTO X INTERNACIONAL
CORITIBA X BOTAFOGO
CORINTHIANS X SPORT
JUVENTUS X LÁZIO
AGA X SÃO PAULO.
2ª RODADA
BOTAFOGO X NÁUTICO
CORITIBA X HÉRCULES
CRUZEIRO X PORTO
VILA BELMIRO X FLAMENGO
INTERNACIONAL X CORINTHIANS
SÃO PAULO X ABC
LÁZIO X AGA
BAYERN X JUVENTUS.
 
Como se observa, a disputa pela posse do TROFÉU RENÉ CÉZAR promete ser das mais acirradas, principalmente nesse Turno de Classificação, cujo campeão já fica com a vaga assegurada para a grande final do Campeonato, prevista para o ainda distante mês de dezembro.
Até lá, muito água irá passar por debaixo da ponte e é desejo de todos que o Campeonato Oficial de 2013 seja disputado no nível mais alto de desportividade. Esse foi o compromisso assumido por todos os times participantes.
Boa sorte a todos. Que façam um belo campeonato. Viva o botão!