Minha lista de blogs

domingo, junho 30, 2013

A GUERRA VAI COMEÇAR

Treinos intensivos em busca de melhor aprimoramento
É isso aí, minha gente! A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nesse próximo sábado, dia 6 de julho, estará iniciando mais um Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), em disputa do Troféu RENÉ CÉZAR, uma homenagem ao grande botonista, decano da APFM e que muito contribuiu para o desenvolvimento do botão no Estado de Pernambuco.
O Campeonato Oficial de 2013 será disputado nos mesmos moldes do campeonato do ano passado, em dois turnos, sendo que no primeiro turno todas as equipes jogarão entre si, no sistema de pontos corridos e servirá para formar as Séries Ouro e Prata do 2º Turno.
Vila Belmiro, de Albertinho, treinando até a exaustão
As inscrições já estão abertas para os sócios da APFM e já asseguraram as presenças, as seguintes equipes:
NÁUTICO, de Abiud Gomes; HÉRCULES, de José Hércules; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; VILA BELMIRO, de Albertinho; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; CORITIBA, de Cláudio Sandes; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; BOTAFOGO, de Marcos Silva; LÁZIO, de João Paulo Fofão; ABC, de Matheus Tiné de Araújo; SÃO PAULO, de Maximino Monteiro Rosa; FLAMENGO, de Fernando Brito.
ITACURUBA (Alexandre) e NÁUTICO (Abiud)
Aguarda-se a confirmação das inscrições dos times do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; JUVENTUS, de Vandré Meneses; ITACURUBA, de Alexandre Freitas; FLUMINENSE, de Flávio Azevedo; AGA, de Humberto "Securão" Arruda.
Espera-se também que as equipes do AJAX, de Cláudio Cândido e o BAYERN, de Demil Santos, participem do certame, dando um colorido ainda maior ao evento.
Hugo(Chelsea) e Adilson (Santos), duas ausências sentidas
Lamenta-se apenas a não participação dos times do CHELSEA, de Hugo Alexandre e do SANTOS, de Adilson Ribeiro, cujas ausências às mesas da APFM estão sendo muito sentidas.
É desejo de todos associados que os mesmos retornem o mais rápido possível ao nosso convívio para que o botãobol possa continuar cada vez mais forte.
Final dos trabalhos e agora a guerra vai começar
Nesse último sábado da pré-temporada, a sede da APFM contou com a presença de 12 equipes inscritas para a competição, que aprimoraram as finalizações e as desenvolturas técnicas e táticas. 
Todos os seis campos que servirão de palco para a disputa do Troféu RENÉ CÉZAR estiveram em plena atividade, numa demonstração de que o Campeonato de 2013 vai se transformar numa autêntica guerra.
O regulamento da competição já está devidamente aprovado e a comissão organizadora do campeonato já tomou todas as providências para a jornada de abertura.
Os treinos acabaram e é chegada a hora da verdade. Quais as equipes que formarão a Série Ouro ?
Quem será o campeão do Turno de Classificação, que já se garante na final do Campeonato? E quem vai sobrar para a Série Prata?
A história será contada em capítulos, que ocorrerão a cada sábado. No final: quem será o campeão de 2013 e erguerá o Troféu RENÉ CÉZAR? Façam suas apostas! Viva o botão!

sábado, junho 15, 2013

BOTAFOGO CAMPEÃO DO TORNEIO DO MILHO

Fogão campeão do Torneio do Milho
É isso aí, minha, gente, desse mundo mágico, fantástico e maravilhoso do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que viu, neste sábado, dia 15 de junho, a sensacional performance do BOTAFOGO, de Marcos Silva, que culminou com a conquista do TORNEIO DO MILHO, realizado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, já vivendo o tradicional ciclo junino, que transforma o Estado de Pernambuco num autêntico arraial.
Cruzeiro recebe troféu do V Chifronésio do Recife
Antes do início da competição, a APFM fez a entrega dos troféus e medalhas aos premiados no  V Torneio Chifronésio do Recife, brilhantemente conquistado pelo CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, num clima total de confraternização.
Após a entrega dos prêmios, deu-se a abertura do Torneio do Milho, com onze equipes participantes, divididas em quatro grupos, mediante sorteio, realizado poucos minutos antes do começo das partidas.
Itacuruba leva virada do estreante ABC
O Grupo A ficou constituído com as equipes do ABC, de Matheus Tiné, do FLAMENGO, de Fernando Brito e do ITACURUBA, de Alexandre Freitas, que formaram assim um triangular, com todos os jogos realizados no Brasília Stadium.
De saída, o FLAMENGO não deu brechas ao estreante ABC, que caiu goleado por 5x1. O Mengão mostrava assim toda a sua força, rumo à classificação para a fase semifinal.
Na sequência, o ABC reabilita-se e vence de virada o ITACURUBA, por 2x1, resultado esse que praticamente sacramentava o MENGÃO como classificado, visto que os Coleiros dos Afogados teriam que golear o Urubu, no mínimo com cinco gols de diferença  para ir adiante na competição.
Tudo isso deu uma tranquilidade ímpar ao FLAMENGO que chegou fácil ao triunfo por 3x0 e assim garantia a passagem para a semifinal, com 100% de aproveitamento.
Coxa livra-se da  Raposa mas acaba sobrando
No Grupo B, lá estavam alinhados o BOTAFOGO, de Marcos Silva, o CORITIBA, de Cláudio Sandes e o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, prontos para os confrontos a serem realizados no Estádio Timbuzão.
Com a vitória de 4x2 sobre o CRUZEIRO e o empate em 2x2 com o CORITIBA, o FOGÃO tornou-se  semifinalista ao assistir  o COXA vencer a RAPOSA DA JACOBINA, apenas por 3x2, ficando assim com um melhor saldo de gols.
Hércules e São Paulo ficaram para trás no Grupo C
  Já no Grupo C, o NÁUTICO, de Abiud Gomes,  classificou-se também pelo saldo de gols, após  empatar em 1x1 com o HÉRCULES, de José Hércules e vencer por 2x0 o SÃO PAULO, de Max Monteiro, que antes havia derrotado os espanhóis do Saint Moritz por 3x2.
Baleia Azul (Esq)  caiu na rede do Saci Colorado
Por sua vez, o Grupo D, constituído apenas por duas equipes: INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e VILA BELMIRO, de Albertinho, que travaram um duelo, com o triunfo colorado, por 5x3. O Saci despachava de vez a Baleia Azul e ficou sendo mais um semifinalista.
Na 1ª Semifinal, no Estádio do Timbuzão,  o INTERNACIONAL não encontrou dificuldades e goleou o FLAMENGO, por 4x1, redimindo-se em parte  do insucesso no V Torneio Chifronésio do Recife, reaproximando assim os dois brilhantes botonistas.
Enquanto isso, no Brasília Stadium, se desenrolava o confronto BOTAFOGO X NÁUTICO, pela outra semifinal,  decidido no último segundo da partida, com o gol de DURVAL, que selou a vitória alvinegra por 3x2, quando tudo parecia que a decisão iria para as cobranças de pênaltis.
Timbu vence apesar de toda pressão do Urubu
Na decisão do 3º lugar, no Hércules Stadium, num jogo realizado na mais absoluta tranquilidade, com muito fair-play, o NÁUTICO chegou ao triunfo por 2x0, com seu diretor técnico, Abiud Gomes, somando cinco pontos no Ranking Geral da APFM, enquanto que Fernando Brito, do MENGÃO, obtinha 4 pontos pelo 4ª colocação.
Fogão queima a lenha do Saci e leva o Torneio do Milho
A final do TORNEIO DO MILHO, no Estádio da Toca da Raposa,  foi deveras espetacular,  com um BOTAFOGO  arrasador e o seu  artilheiro DEL PIERO, camisa 10 do Fogão, simplesmente irresistível, sendo autor de três golaços, que serviram para tirar todo o poder de reação do INTERNACIONAL. Quando o árbitro JOSÉ HÉRCULES deu a partida por encerrada, lá estava o placar acusando o escore de 6x3 em favor do GLORIOSO, que viu seu diretor técnico Marcos Silva, abiscoitar 20 pontos no Ranking Geral da APFM, pelo título conquistado, enquanto que Paulo Jiquiá, como vice campeão, recebia a bonificação de 10 pontos.
O Troféu do Torneio do Milho vai para o BOTAFOGO
Para  coroar, foi entregue a Marcos Silva, do BOTAFOGO, o troféu TORNEIO DO MILHO.
Parabéns, MARCOS! Salve o BOTAFOGO! Viva o botão! 

terça-feira, junho 11, 2013

VEM AÍ O CAMPEONATO OFICIAL DE 2013 DE BOTÃOBOL

APFM pronta para a disputa do Troféu René Cézar
É isso aí, minha gente. Esse mês de junho, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa se transforma num autêntico arraial de São João e o botãobol é deixado de lado, pois o pensamento é um só: canjica, pamonha, milho verde, quentão, quadrilha e muito forró pé-de-serra.
Mesmo assim, abriu-se uma brecha e sábado, dia 15 de junho, a APFM vai fazer a solenidade de premiação do V Torneio Chifronésio do Recife, juntamente com o Torneio do Milho, na fórmula mata-mata, servindo de avant première para o Campeonato Oficial de 2013, com data de início previsto para 6 de julho.
 
Já estão asseguradas as presenças de 16 equipes que irão para a disputa do Troféu RENÉ CÉZAR, uma justa homenagem que se presta a essa figura histórica do botãobol e que infelizmente, por sérios problemas de saúde, vê-se impossibilitado de praticar aquilo que foi durante toda a sua vida o seu principal entretenimento.
Mas a vida segue seu curso e o botãobol, que para alguns está com seu tempo de validade vencido, continua firme e forte, daí o investimento em mais uma competição, que a exemplo das anteriores já tem a garantia do sucesso.
O Campeonato Oficial de 2013 de Botãobol será disputado nos mesmos moldes do campeonato passado, em dois turnos sendo que  o 1º turno (Turno de Classificação) reunirá  todas as equipes inscritas que jogarão entre si ( todos conta todos), no sistema de pontos corridos, classificando-se para o 2º turno, a metade delas que obtiverem melhor pontuação no 1º turno, formando assim o 2º Turno - Série Ouro.
O restante das equipes irá compor o 2º Turno - Série Prata, porém, não mais entrarão na disputa do Troféu RENÉ CÉZAR.
Portanto, o campeão do Troféu René Cézar sairá do confronto entre o campeão do 1º turno e o campeão da Série Ouro, caso haja campeões distintos, senão, o vencedor já é declarado, direto, campeão do Troféu RENÉ CÉZAR.
Muitas equipes já estão se preparando com afinco, com algumas totalmente reformuladas, investindo em grandes contratações.
Matheus e Flávio, as novidades do Troféu René Cézar
Como novidade, a presença do time da ARENA, de Matheus Tiné, que disputará seu primeiro campeonato de botãobol.
Também cabe registro o retorno do FLUMINENSE, de Flávio Azevedo, que promete uma brilhante participação e, desde já, garante que vai sempre figurar no pelotão da frente.
Humberto Securão, o mago da palheta
Vale frisar o retorno ao botãobol da  campeoníssima AGA, de Humberto Securão, um dos maiores nomes do botonismo pernambucano e que por muito tempo liderou o Ranking Geral da APFM. 
Por outro lado, nesse último sábado, o BOTAFOGO,  de Marcos Silva, já se exercitava até a exaustão e o que se via era o aprimoramento dos chutes a gol do artilheiro DEL PIERO, que vem mais uma vez disputar a artilharia do campeonato.
Internacional e Santos duas forças que se afastam
Lamenta-se, profundamente, as ausências já declaradas do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá e do SANTOS, de Adilson Ribeiro, que não relevaram as contrariedades que disseram sentir durante o V Torneio Chifronésio do Recife. Apesar dos incessantes apelos, se sentem magoados e assim decidiram ficar afastados da competição. É uma pena!
 Chelsea, de Hugo Alexandre, é um  grande desfalque 
Outra ausência que será bastante sentida é a do CHELSEA, de HUGO ALEXANDRE, que está sem tempo para conciliar trabalho, estudo e diversão. Um teria que ir para o sacrifício, infelizmente.
Mais as flores são muitas e estarão desfilando na disputa do Troféu RENÉ CÉZAR: NÁUTICO, de Abiud Gomes; CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; HÉRCULES, de José Hércules; VILA BELMIRO, de Albertinho; PORTO, de Dinoraldo Gonçalves; BOTAFOGO, de Marcos Silva; CORITIBA, de Cláudio Sandes; SÃO PAULO, de Max Monteiro; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; ITACURUBA, de Alexandre Freitas; FLAMENGO, de Fernando Brito; JUVENTUS, de Vandré Meneses; LÁZIO, de João Paulo Fofão.
Aguarda-se ainda a confirmação do YPIRANGA, de Clóvis Sandes, o famoso ZÉ DO CAIXÃO, que ultimamente tem sido visto na Liga Manguetown, se exercitando no Dadinho, junto com Armando Pordeus e Bardo Pererê.
Fica a certeza de que o Campeonato Oficial de 2013 vai ser aquela guerra, porém, disputada com todo o fair-play que exige a regra de botãobol.
Exige-se: Dê uma lida no Artigo 44 do Regimento Interno da APFM e veja se está em condições de cumprir o que estabelece o TERMO DE COMPROMISSO, para assim se considerar inscrito, de uma vez por todas, no Campeonato Oficial de 2013.
Bola prá frente! Primeiro, vamos ter o Torneio do Milho, nesse sábado. Depois, seja o que Deus quiser. Viva o botão!
 
 

sábado, junho 01, 2013

CRUZEIRO ILUMINA O CÉU DO CHIFRONÉSIO

A Raposa foi astuta e o Urubu entrou na roda
É isso aí, minha gente! O CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, relembrou os velhos tempos do celotex e hoje, sábado, dia 1 de junho de 2013, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, escreveu mais uma belíssima página de sua história, ao conquistar o título inédito de campeão do V Torneio Chifronésio do Recife, no botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras).
Início da maratona triunfante cruzeirense
Para chegar à brilhante conquista, a Raposa da Jacobina começou enfrentando, pelas Quartas de Final,  o HÉRCULES, de José Hércules, no Estádio Toca da Raposa, com Fernando Brito, no apito. 
Como se sabe, essa partida foi marcada por decisão do Conselho Arbitral da competição, que considerou nulo o confronto jogado anteriormente por essas duas agremiações.
De início, parecia que os espanhóis de Saint Moritz, mesmo com a vantagem do empate,  não estavam mostrando interesse na partida, ainda chateados com tudo que acontecera anteriormente, mas, após um momento de reflexão, resolveu partir para a ação e por pouco não consegue a classificação para a Semifinal. 
O placar de 4x3 favorável aos estrelados dá a exata dimensão do que foi a partida. Valeram a classificação cruzeirense e o esforço hercúleo do adversário para impedir o triunfo.
Raposa escapa da abordagem dos Piratas
Enquanto isso, o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, estava quieto, só na paquera para saber quem iria enfrentar. Ao saber que o confronto seria com o CRUZEIRO, os Piratas de Maranguape ficaram  a espera do sorteio para conhecer o local da batalha.
A bolinha escolhida foi a nº 5, que indicava o temido Estádio do Caxinguelê, com arbitragem de Hércules Leite.
Iniciado o confronto, com a Raposa da Jacobina jogando com a vantagem do empate, via-se um certo nervosismo por parte de ambas as equipes, mais ainda, quando o CRUZEIRO abriu o placar. Refeito do choque, o ORLANDO PIRATES partiu para a ofensiva e chegou à igualdade.
A partir daí, as equipes foram desperdiçando chances e mais chances e o nervosismo ficou mais latente.
Até o cronômetro da partida deu uma pane, fazendo com que a refrega se arrastasse por mais algum tempo, aumentando e muito a agonia dos disputantes. Com os nervos a flor da pele, os dois contendores viram finalmente soar o alarme, dando o jogo por encerrado e aí o CRUZEIRO, aliviado, vibrou com o triunfo que lhe reservava o direito de enfrentar o FLAMENGO, de Fernando Brito, na grande decisão do V Chifronésio do Recife.
Ao ORLANDO PIRATES restava tão somente partir para decidir  o 3º lugar da competição, enfrentando o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá.
Os Piratas de Maranguape nem precisaram abordar a nau colorada, visto que o Saci simplesmente não foi á luta e assim o ORLANDO PIRATES foi considerado vencedor por WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 em seu favor.
Uma Raposa experiente e um Urubu baleado
Chegou a hora da grande decisão do V Chifronésio do Recife e lá estavam alinhadas, no Estádio do Vaco Vaco, as representações do FLAMENGO, de Fernando Brito e do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, com arbitragem de HUGO ALEXANDRE DE ALMEIDA, que nos honrou com sua presença.
E o que se viu foi um MENGÃO completamente diferente dos embates anteriores, sentindo muito o peso da responsabilidade, face ainda a sua imaturidade no botãobol, dando margem a que o CRUZEIRO, do alto de toda experiência, administrasse á sua maneira o confronto.
Não deu outra: o URUBU DO HOSPÍCIO cometeu erros primários, que lhes foram fatais e a RAPOSA não perdoou, chegando aos 3x0, praticamente sacramentando a conquista.
No finalzinho, o FLAMENGO marcou seu golzinho de honra, mas o triunfo cruzeirense já estava consolidado. Soou o alarme, o jogo acabou e o CRUZEIRO conquista o título inédito de campeão do V Torneio Chifronésio do Recife. Parabéns, Marcos Securinha, pelo grande feito.
Os coleiros (Esq) foram engolidos pela Baleia Azul
Já na Rebarba do Chifronésio, o VILA BELMIRO, de Albertinho, na semifinal, no Estádio do Caxinguelê, goleou o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 5x0. Os Coleiros dos Afogados entraram sem as condições físicas ideais e assim se  tornaram presa fácil da Baleia Azul do Metrô.
Coxa veio a caráter para a Rebarba
A final da Rebarba do Chifronésio foi de pura emoção com um entusiasmado CORITIBA, sob a batuta de Cláudio Sandes, vestido a caráter,  pronto para acabar com a banca do todo poderoso VILA BELMIRO, que tinha a vantagem do empate, pela melhor campanha em toda a competição.
De saída, o Coxa Branca foi logo abrindo uma vantagem de 2x0, causando um leve desequilíbrio da Baleia Azul, que já no finalzinho do primeiro tempo se recompôs e conseguiu diminuir o placar.
Veio a segunda etapa e logo o Vila chega ao desejado empate, o que lhe dá uma certa  acalmada, mas
o Coxa não desiste e  encontra com seu artilheiro Bobby Charlton, mais uma vez, o caminho das redes adversárias e os alviverdes vibram com o 3x2.
 Baleia Azul cumpre  obrigação e leva a Rebarba 
As esperanças de chegar ao título renascem, porém, a alegria durou pouco tempo, pois o VILA BELMIRO, com muita perseverança chega mais uma vez ao ataque e de maneira mortal decreta o empate e passa então a administrar a partida até o apito final. A Baleia Azul cumpriu sua obrigação. Parabéns!
Vem agora a pré-temporada, com vistas ao campeonato oficial de 2013, com início previsto para 6 de julho.
Antes disso, nesse mês de Junho, dentro dos folguedos juninos, a APFM vai promover o Torneio do Milho, no dia 15 de junho, no sistema mata-mata, com as equipes mostrando as novas armas que irão
utilizar no campeonato oficial. Vai haver  muita novidade. Podem apostar. Viva o botão!