Minha lista de blogs

domingo, maio 26, 2013

MENGÃO É FINALISTA DO CHIFRONÉSIO

URUBU bica SACI e chega à final do Chifronésio
Minha gente! Esse mundo maravilhoso do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) está ficando menos maravilhoso e fantástico com o comportamento atípico dos botonistas que, não sei por quais  cargas d'águas, resolveram tirar o brilho dessa romântica competição, o V Torneio Chifronésio do Recife, justamente nessa reta de chegada.
Sei que o interesse de todos que participam é chegar ao título, porém, se sabe que para conquistá-lo torna-se necessário percorrer um longo caminho e que os obstáculos muitas vezes são quase que intransponíveis.
Santos, Chelsea e Vila Belmiro, três campeões do Chifronésio
No botãobol, como se observa, nem sempre ganha o melhor, pois são muitos os fatores que podem mudar o curso da história das equipes durante o certame e no Chifronésio não poderia ser diferente.
Não é atoa que em cinco edições só uma equipe, o VILA BELMIRO, de Albertinho chegou à  duas finais da disputa do cobiçado troféu.
Isso ocorreu no primeiro torneio quando a BALEIA AZUL conquistou o título, com o SANTA CRUZ, de Armandinho, como vice-campeão. Na outra oportunidade, no IV Torneio Chifronésio, o VILA BELMIRO, disputou a final e perdeu para o SANTOS, de Adilson Ribeiro.
No II Torneio Chifronésio, o campeão foi o BOTAFOGO, de Marcos Silva, com o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, como vice-campeão, enquanto que na 3ª edição, o título coube ao CHELSEA, de Hugo Alexandre, com o NÁUTICO, de Abiud Gomes, como vice-campeão.
Com esse retrato, a competição mostra que não é só chegar e ganhar. Jogar com times de botões de chifre não é tão fácil assim. No botãobol, de hoje, os times são, em quase que sua totalidade, de plásticos (resina acrílica, placas de acrílico e de  galalite), o que dá uma diferença muito acentuada na execução das jogadas e mais ainda na precisão dos arremates.
Abiud Gomes - bombeiro da APFM
Daí, não entender o porquê desse V Torneio Chifronésio do Recife, na entrada da reta de chegada, ficar tão tumultuado, com equipes se insurgindo contra as arbitragens, enquanto que outras se atritam com o adversário, esquecendo que o princípio fundamental que rege o botãobol é o fair-play.
Portanto, nessas duas últimas jornadas, o botãobol escreveu páginas tristes, mostrando-se como não se deve se comportar em competições. 
Gente, está na hora de dar um basta nisso tudo. Quem não quiser acatar as decisões dos árbitros ou se revoltar com o andamento da partida, simplesmente, não venha mais para o botãobol. Fique em casa e procure outra diversão.
O que não pode mais ocorrer é retirar-se de campo, deselegantemente, ou de abdicar do jogo, desinteressando-se da partida. Não entro no mérito de afirmar se quem assim procedeu agiu certo ou errado, muito pelo contrário: a mim, interessa tão somente preservar o ambiente de sã camaradagem.
Reflitam sobre isso!
A legislação da APFM é bem clara e ao assinar o Termo de Compromisso, o botonista deve ir até o fim da competição, haja o que houver. Que os protestos sigam o curso legal, previstos nos regulamentos dos torneios.
Portanto, sejam mais tolerantes e saibam, de uma vez por todas, que as arbitragens jamais entram com o propósito de prejudicar essa ou outra equipe. A falha pode e vai sempre existir, pois errar é humano, mas que isso não seja o motivo para se rebelar e cometer atos de indisciplina.
Respeitem-se!
O que seria uma bela partida que acabou tumultuada
Ontem, sábado, dia 25 de maio, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, o V Chifronésio do Recife teve prosseguimento com a partida da semifinal, envolvendo, FLAMENGO, de Fernando Brito e INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, no Estádio Vaco-Vaco, com arbitragem de Max Moneiro.
O MENGÃO tinha a vantagem do empate por ter conquistado mais pontos  na competição. O COLORADO saiu na frente, mas o URUBU chegou ao empate, após um lance bastante contestado pelo Saci.
A partir daí não houve mais jogo, com o INTER se mostrando totalmente desinteressado da partida que acabou com o triunfo do MENGÃO, por 3x2, que, consequentemente, chega à final do V Chifronésio do Recife, onde enfrentará um desses três adversários: HÉRCULES, CRUZEIRO ou ORLANDO PIRATES.
HÉRCULES X CRUZEIRO farão o jogo da quarta de final e o vencedor deverá enfrentar o ORLANDO PIRATES, para daí sair o outro finalista.
Tudo isso acontecerá no próximo sábado, dia 1 de junho, com o encerramento do V Torneio Chifronésio do Recife.
Coxa Branca é finalista da Rebarba do Chifronésio
Já na Rebarba do Chifronésio, o clima é de harmonia e de total tranquilidade, com o CORITIBA, de Cláudio Sandes, sendo finalista ao esmagar a JUVENTUS, de Vandré Meneses, por 7x1, na quarta de final e, depois, chegar ao empate em 2x2, com o SÃO PAULO, na semifinal, resultado que lhe deu o direito de disputar o título, enfrentando o vencedor do confronto VILA BELMIRO X ITACURUBA.
Não quero queimar a lingua, mas seria ótimo que todos agissem do mesmo modo como vêm atuando os participantes da Rebarba do Chifronésio. Esse, sim, é o verdadeiro espírito do botãobol.
Vamos jogar, gente! Esqueçam os problemas extra-campo! Divirtam-se! Botãobol é lazer! Paz de espírito! Afinal,  somos todos irmãos.  Aleluia! Viva o botão

sábado, maio 18, 2013

TEMPO QUENTE NO CHIFRONÉSIO

Orlando Pirates veste azul e bota o Fogão para correr
É isso aí, minha gente desse mundo fantástico, mágico e maravilhoso do botãobol, que esperou por esse sábado, dia 18 de maio, para assistir ao início da fase decisiva do V Torneio Chifronésio do Recife, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e pode ver a eliminação do favorito BOTAFOGO, de Marcos Silva, frente ao surpreendente ORLANDO PIRATES, de Dino Gonçalves, por 2x1 e a falta de fair-play do Fogão que, inconformado com o placar adverso, não aguentou a catimba dos bucaneiros de Maranguape e, deselegantemente, retirou-se de campo, quando ainda restavam alguns segundos para o término da partida. Foi deveras lamentável a atitude botafoguense.
Até aí tudo era um mar de rosas no Caxinguelê
Por outro lado, também foi bastante constrangedor o que ocorreu no embate de abertura da fase decisiva, envolvendo as representações do HÉRCULES, de José Hércules e do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, no Estádio do Caxinguelê, com arbitragem de Adilson Ribeiro.
Parece que alguma coisa estranha tinha acontecido para que algumas equipes viessem a campo com os nervos a flor da pele.
Talvez algo tenha a ver com o temporal que desabou no Recife, na 6ª feira, com as ruas alagadas, estresse no trânsito e outros transtornos. Só pode ser!
Pois bem, mal começou a partida e o Cruzeiro tomava conta das ações, porém, desperdiçava todos os arremates a gol. De repente, os espanhois partem para a ofensiva e a Raposa da Jacobina comete uma falta, próxima a sua grande área.
Aqui se abre um parêntese: no botãobol, apesar de não estar contido na regra, há uma prática que se arrasta por muitos anos. Quando um time vai repor a bola em jogo, o botão que ele escolher (pegar) para a reposição não poderá mais ser substituido por um outro, daí a máxima: botão pegado, botão jogado.
Ocorre, que atualmente, muitos times são feitos de botões iguais em tudo e os escudos têm numeração muito diminuta, dificultando a identificação.
Foi exatamente o que aconteceu na hora da cobrança da falta. O diretor técnico do Hércules, após a marcação da infração, tentou localizar um determinado botão para executar a cobrança e pegou num botão para verificar o nome que se encontrava na cava. Quando viu que não era aquele que gostaria de utilizar na cobrança da falta, passou a verificar outro botão.
Então, o árbitro Adilson Ribeiro, com todo o rigor que lhe é peculiar quando atua na arbitragem, não aceitou a ação do Hércules e falou: "botão pegado, botão jogado, a falta tem que ser cobrada por esse botão". Gerou-se a confusão e o HÉRCULES não quis acatar a decisão do árbitro e retirou-se de campo.
Com essa ação, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, sairia vitorioso na partida, atribuindo-se o escore de 1x0, em seu favor e a consequente eliminação do HÉRCULES.
Urubu vale-se do empate e despacha Timbu
Já a partida FLAMENGO, de Fernando Esperma e NÁUTICO, de Abiud Gomes, no Hércules Stadium, transcorreu num clima de total harmonia, com o MENGÃO jogando com a vantagem do empate, por ter feito melhor campanha no 1º turno.
O jogo foi amarrado ao extremo, com quase nenhum chute a gol, daí o primeiro tempo ter terminado com o empate em 0x0.
Veio a segunda etapa e o Timbu abre o placar, através de Cristiano Ronaldo, passando a segurar o resultado com unhas e dentes, mas bem próximo do final do jogo, eis que o URUBU recupera a posse de bola e com passes rápidos chega  ao ataque e alcança o tão esperado empate.
Não restava tempo para mais nada e assim o NÁUTICO se despedia do V Torneio Chifronésio do Recife. O MENGÃO está sacramentado na semifinal e ainda  vai continuar com a vantagem do empate.
Peixe macambúzio é presa fácil do Saci
Fechando a jornada da fase decisiva, o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, triunfou sobre o SANTOS, de Adilson Ribeiro, por 4x2, tirando assim a chance do Peixe conquistar o bicampeonato da competição.
Após a partida, talvez  ainda chateado com os fatos ocorridos no "entrevero" HÉRCULES x CRUZEIRO, quando atuou como árbitro, Adilson Ribeiro, deixou o recinto da APFM, alegando que iria passar uma longa temporada ausente do botão. Sei não, gente, mas dá um desânimo...
Baleia Azul engole estonianos na Rebarba

Enquanto isso, na Rebarba do Chifronésio, tudo correu às mil maravilhas, com uma sensacional goleada de 8x0 do VILA BELMIRO, de Albertinho, em cima da ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, no Estádio do Vaco Vaco.
Coringão cai diante do Tricolor do SAMU
Na outra partida, o SÃO PAULO, de Max Monteiro, despachou o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, no Estádio Toca da Raposa, por 2x1, passando assim para a semifinal quando enfrentará o vencedor do confronto CORITIBA, de Cláudio Sandes X JUVENTUS, de Vandré Meneses.
Após todos os jogos realizados, foi reunido o Conselho Arbitral, sob a presidência de Abiud Gomes, Presidente do Conselho de Decanos da APFM, para analisar e julgar os fatos ocorridos na partida HÉRCULES X CRUZEIRO, tendo se chegado ao seguinte resultado: 1) A regra é omissa no que diz respeito à máxima "botão pegado, botão jogado"; 2) Não houve por parte do HÉRCULES a intenção de mudar o batedor da falta, apenas o de identificar o botão, face a semelhança com os demais. Conclusão: 1) por 8 votos a favor e 1 contra, a partida foi considerada nula,  marcando-se o próximo sábado para a realização de novo jogo.
2) A partir de agora, fica estabelecido que em qualquer reposição de bola, o diretor técnico deverá ficar atento na hora de escolher o botão para execução da reposição, evitando que uma situação semelhante venha ocorrer.  Portanto, preserva-se a tradição, valendo a máxima: "botão pegado, botão jogado".
Em vista disso, a APFM tornou oficial a decisão do Conselho Arbitral e, através da Resolução nº 1/2013, de 18 de maio de 2013,  acrescenta a alínea "s" ao Artigo 35 da Regra Pernambucana de Botãobol (antiga Regra Pernambucana de Futebol de Mesa), com o seguinte teor: "Ao fazer uma reposição de bola (cobrança de falta, escanteio, lateral, tiro de meta, tiro livre indireto etc.), o diretor técnico dessa equipe deverá, antes, selecionar um botão para essa reposição e, após escolhido, não poderá mais substituí-lo, portanto, esse botão será deslocado de imediato para o local da reposição. Essa prática, bastante difundida na história do botãobol, é conhecida pela expressão: botão pegado, botão jogado", entrando em vigor, imediatamente, revogando-se as disposições em contrário. 
O V Torneio Chifronésio do Recife terá continuidade no próximo sábado com as partidas semifinais:
FLAMENGO X INTERNACIONAL; ORLANDO PIRATES X Vencedor de HÉRCULES X CRUZEIRO;
Na Rebarba do Chifronésio, o VILA BELMIRO enfrentará o ITACURUBA, de Alexandre Freitas e o SÃO PAULO medirá forças com o vencedor de CORITIBA, de Cláudio Sandes X JUVENTUS, de Vandré Meneses.
Em suma, o V Torneio Chifronésio do Recife conhecerá seu inédito campeão, impreterivelmente, no sábado, dia 1 de junho de 2013, haja o que houver.
No botãobol, mesmo com todo fairplay,  também existe guerra! É a vontade de vencer! Viva o botão.

sábado, maio 11, 2013

FIM DA 1ª ETAPA DO CHIFRONÉSIO

Timbu manda a Baleia Azul para a Rebarba do Chifronésio
É isso aí, minha gente desse mundo fantástico, maravilhoso e deslumbrante do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que viveu  este sábado espetacular, dia 11 de maio,  aqui na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a realização dos últimos jogos do 1º turno do V Torneio Chifronésio do Recife e que serviu para apontar as oito equipes classificadas para a sonhada e desejada fase decisiva, bem como as outras oito que comporão a tão temida e famigerada Rebarba do Chifronésio.
Empate dramático coloca os PIRATES na Fase Decisiva
Praticamente não houve surpresa quanto ao posicionamento das equipes, exceto o VILA BELMIRO, de Albertinho, que ao ser derrotado pelo NÁUTICO, de Abiud Gomes, por 1x0, no mesmo instante que o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves, alcançava o empate de 2x2, diante do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, viu ruir por terra todas as esperanças de se classificar para o turno decisivo do Chifronésio, tendo que se consolar com a Rebarba, sendo obrigado a vencer todos os seus jogos a fim de justificar sua posição de 3º colocado no ranking atual da APFM.
A Baleia Azul, pelo seu belo histórico no botãobol, vai ter que conviver com esse fardo por um bom pedaço de tempo, até cair no esquecimento. Foi duro.
Itacuruba faz a festa com a Vecchia Signora
Abrindo a jornada, pelo Grupo A, o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, venceu a JUVENTUS, de Vandré Meneses, por 3x1, mostrando um botãobol de ótimo nivel. Os coleiros dos Afogados agora estão muito mais aprimorados na regra pernambucana, daí ter realizado belas apresentações, mesmo tendo ficado na rebarba. Vai para a disputa do título.
Peixe caiu no caçuá do Hércules com muita manha
Na sequência, já pelo Grupo B, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, enfrentou o HÉRCULES, de José Hércules, no Estádio do Vaco-Vaco, numa partida onde ambos já estavam classificados para a fase decisiva, servindo apenas para definir as posições no Grupo. No final, lá estava o placar estampando: HÉRCULES 3 X 2 SANTOS. O Peixe bem que tentou mas não conseguiu escapar do anzol do herói da mitologia grega e ficou mesmo com a quarta e última vaga.
Um Coxa tranquilo no mar da Estônia
Em outra partida do Grupo B, o rebarbado CORITIBA, de Cláudio Sandes, não encontrou dificuldades para derrotar a  também rebarbada  ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, no Hércules Stadium, por 3x0, com mais um show do eterno artilheiro Bobby Charlton, na segunda etapa do jogo, comparecendo com  dois golaços.
Fogão frita o Peixe e agora sai na vantagem
Fechando o Grupo B, o Peixe voltou a campo, dessa vez  no Estádio Timbuzão, lutou muito,  mas não conseguiu ir contra a correnteza, saindo chamuscado diante do Fogão, sucumbindo por 3x2. Com esse resultado, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, acabou em primeiro lugar no grupo e parte para a fase decisiva com a vantagem de jogar pelo empate.
Coringão acaba com o dia feliz do Itacuruba
Por sua vez, o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, foi até o Estádio do Caxinguelê e colheu um triunfo sobre o ITACURUBA, de Alexandre Freitas, por 2x0. Os coleiros dos Afogados se mostraram superiores durante boa parte da refrega, mas o Coringão soube tirar proveito dos vacilos do oponente e saiu de campo comemorando a vitória.
Saci prega peça e a Raposa da Jacobina cai na esparrela
O grande desfecho do 1º turno ficou por conta do clássico envolvendo o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso e o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, no Brasília Stadium, valendo o primeiro lugar do Grupo A.
O curioso disso tudo foi que o Saci da Mangueira veio com uma história para cima da Raposa da Jacobina, dias antes do confronto, pedindo para adiar a disputa pois tinha dado um grau no reduto colorado e os braços estavam que não aguentavam qualquer tranco.
Santa ingenuidade raposense que acreditou e resolveu,  então, nesse sábado, apenas realizar alguns amistosos e, de quando em vez, saborear umas cervejinhas, fugindo do calor, porém, para seu espanto, ao chegar à APFM deparou-se com o Saci, todo lampeiro e pronto para enfrentá-la.
A raposa bem que quis sair de banda, mas terminou cedendo aos apelos da Comissão do Chifronésio e partiu para luta, sem muita empolgação e bastante chateada com a peça pregada pelo astucioso Saci.
Não deu outra e o Colorado sapecou um 5x2 nos estrelados, não só quebrando a invencibilidade cruzeirense como também arrebatando o 1º lugar no pódio do Grupo A. Esse Saci é matreiro! Cuidado! O botãobol também  reserva essas surpresas. Afinal, guerra é guerra!
O confronto CORINTHIANS X JUVENTUS que estava também programado para esse sábado, deixou de ser realizado, tendo em vista que a Vecchia Signora teve que se afastar do local da partida, por conseguinte, lhe foi aplicado o WXO, atribuindo-se o placar de 1x0 em favor do Coringão.
Definidas as posições das equipes com o encerramento do 1º turno, a  programação para o próximo sábado, dia 18 de maio, ficou assim constituida:
A) FASE DECISIVA (MATA-MATA)
 INTERNACIONAL X SANTOS
      CRUZEIRO X HÉRCULES
        NÁUTICO X FLAMENGO
   ORLANDO PIRATES X BOTAFOGO.
As equipes do INTERNACIONAL, HÉRCULES, FLAMENGO e BOTAFOGO jogam com a vantagem do empate por terem conquistados mais pontos que os adversários, ao fim do 1º turno.
 
B) REBARBA DO CHIFRONÉSIO(MATA-MATA)
VILA BELMIRO X ESTÔNIA
CORINTHIANS X SÃO PAULO
ITACURUBA X APFM
JUVENTUS X CORITIBA
Como os procedimentos servem também para a Rebarba do Chifronésio, as equipes que jogam com a vantagem do empate são: VILA BELMIRO, CORINTHIANS, APFM e CORITIBA, porém, com o afastamento da equipe da APFM, o ITACURUBA já é considerado vencedor desse confronto por WxO, atribuindo-se o placar de 1x0.
Agora é esperar a hora de a onça beber água. Há os favoritos, sem sombra de dúvida, mas tudo pode acontecer nesse mundo imprevisivel do botãobol. Apostem! Viva o botão.

 

domingo, maio 05, 2013

MOMENTOS DECISIVOS NO CHIFRONÉSIO

 
Cruzeiro, de Marcos Cardoso, único invicto do Chifronésio
É isso aí, minha gente desse mundo maravilhoso e mágico do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), que acompanha o maior torneio de botão, uma exclusivade de Pernambuco, que acontece, todos os sábados, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, reunindo 16 equipes de botões de chifres, no V Torneio Chifronésio do Recife.
Nesse sábado, dia 4 de maio, não foi diferente, com sete partidas emocionantes, com algumas servindo para definir a classificação dos times para a 2ª e decisiva fase da competição, que irá apontar o grande campeão do Chifronésio de 2013.
Enquanto no Grupo B já se tem praticamente definidas as equipes que irão para a fase dos mata-matas, restando tão somente a ordem de classificação, por outro lado, no Grupo A, três equipes vão ter que fazer das tripas coração para chegar à tão almejada fase, porém, já se sabe que uma delas sobrará e cairá irremediavelmente na temida e mais que indesejada Rebarba do Chifronésio.
Tricolor do SAMU aguenta a pressão báltica estoniana 
A jornada teve início com o embate envolvendo o SÃO PAULO, de Max Monteiro e a ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, pelo Grupo B, no Estádio do Vaco-Vaco, com a vitória magra sampaulina, por 1x0. Essas duas equipes já estão asseguradas na Rebarba do Chifronésio, torneio de consolação para os times não classificados para a 2ª e decisiva fase do Chifronésio.
Timbu X Saci, uma peleja  igual e sem graça
Na sequência, já pelo Grupo A, no Estádio do Caxinguelê, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, enfrentou o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, num jogo super retrancado, com pouquíssimas chances de gol, que, quando aconteciam, eram desperdiçadas pelos contendores. Tecnicamente, foi um jogo muito aquém das possibilidades das duas equipes. O resultado de 0x0, porém, serviu para garantir a presença colorada na segunda e decisiva fase da competição. Já o TIMBU vai para a rodada final com a obrigação de vencer o VILA BELMIRO, de Albertinho, se quiser ir mais longe no torneio.
Raposa da Jacobina balança mas não cai diante da Baleia Azul
No outro clássico do Grupo A, no Brasília Stadium, o CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, manteve-se como único invicto no Chifronésio, ao empatar, dramaticamente, em 1x1, com o VILA BELMIRO, de Albertinho. A RAPOSA DA JACOBINA, com o resultado, garante a passagem para a segunda fase e agora irá enfrentar o INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, num duelo de gigantes e, caso permaneça invicto, se classificará em primeiro lugar do Grupo, consequentemente, levando a vantagem de jogar pelo empate nos confrontos decisivos da competição.
Abordagem perfeita dos Piratas de Maranguape ante a Juve
Ainda no Brasília Stadium, o ORLANDO PIRATES, de Dino Gonçalves, goleou a JUVENTUS, de Vandré Meneses, por 4x1 e continua no páreo por uma das duas vagas restantes do Grupo A e, caso triunfe sobre o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, no próximo sábado, carimbará o passaporte para a fase decisiva, independentemente  do resultado do confronto NÁUTICO X VILA BELMIRO.
Mengão passeou como quis no Estádio Vaco-Vaco
Pelo Grupo B, o FLAMENGO, de Fernando Esperma, conquistou dois excelentes resultados: triunfos sobre a  ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, por 3x0 e  em cima o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 4x1, com ambas as partidas ocorrendo no Estádio do Vaco-Vaco.
O MENGÃO assim encerra seus compromissos nessa primeira fase classificatória e passa a figurar na ponta da tabela do Grupo B e ficará torcendo por um tropeço do BOTAFOGO, de Marcos Silva, para se consolidar na primeira colocação, partindo assim com a vantagem de jogar pelo empate, nos confrontos da fase mata-mata.
Em tarde inspirada Bobby Charlton deu triunfo ao Coxa
Fechando a jornada, o CORITIBA, de Cláudio Sandes, foi até o Hércules Stadium, enfrentar o SÃO PAULO, de Max Monteiro, saindo vitorioso por 3x2, com direito a dois gols do fantástico Bobby Charlton, o eterno artilheiro coxa. Ambas as equipes já se encontram prontas para os jogos da Rebarba do Chifronésio.
É bom frisar, também, que o time da APFM,  teve que se afastar da competição, por motivo de saúde de seu diretor técnico Humberto Securão, que ficará inativo por mais de sessenta dias. As equipes adversárias (SANTOS, BOTAFOGO e HÉRCULES) que teria que enfrentar foram agraciadas com o W x O, sendo atribuído o escore de 1x0 para esses jogos.
Que Humberto Securão se recupere o mais rapidamente possível e volte com tudo para as mesas do botão, são os nossos mais sinceros votos. Força, Humberto!
Sábado, deve acontecer as partidas da última rodada do 1º turno, com a definição da ordem de classificação das equipes para a fase mata-mata e também para a rebarba do chifronésio.
Tudo indica que vai ser uma jornada com muitas emoções. É o botãobol em toda a sua essência, com esse vibrante V Torneio Chifronésio do Recife. Haja, adrenalina! Viva o botão.