Minha lista de blogs

domingo, março 31, 2013

ALELUIA! A FESTA É COLORADA

 
Jiquiá recebe de Abiud o Troféu Nova Vida
É isso aí, minha gente! Dentro das comemorações da Semana da Páscoa, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa não poderia passar em branco e abriu seu Templo de Botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), nesse sábado, dia 30 de março e, por iniciativa de seu Presidente do Conselho de Decanos, Abiud Gomes, promoveu o Torneio Nova Vida, sugerido pelo irmão carismático Paulo Jiquiá, festejando os 73 anos desse blogueiro e mais ainda o primeiro ano de uma nova vida, após o sucesso da minha  intervenção cirúrgica, ocorrida nesse mesmo período no ano de 2012
A competição contou com a participação de oito equipes, distribuidas em 2 grupos de 4 equipes, formando assim dois quadrangulares distintos.
 
GRUPO A
 
FLAMENGO , de FERNANDO BRITO;
INTERNACIONAL, de PAULO JIQUIÁ;
SÃO PAULO, de MAX MONTEIRO;
VILA BELMIRO, de ALBERTINHO.
 
GRUPO B
 
BOTAFOGO, de MARCOS SILVA;
CORINTHIANS, de ADRIANO OLIVEIRA;
CORITIBA, de CLÁUDIO SANDES;
NÁUTICO, de ABIUD GOMES.
 
Urubu (de azul) assiste à arrancada colorada
Abrindo o torneio, pelo Grupo A, o INTERNACIONAL goleou o FLAMENGO, por 5x1, na Toca da Raposa. O Colorado fez gato e sapato do pobre Mengão, que não disse para que veio a campo.
No mesmo instante, no Hércules Stadium, o VILA BELMIRO não ficava atrás e também meteu 5x1 no SÃO PAULO. A Baleia Azul jogou o Tricolor do SAMU ladeira abaixo!
Timbu não resiste às musas do Coxa e cai de quatro
Já pelo Grupo B, no Brasília Stadium, o CORITIBA mandou um incrivel 4x0 no NÁUTICO.
Dentro de sua irreverência, o Coxa Branca apresentou-se com um novo time, com uma escalação inusitada: Lumumba, Waleuska e Valesquinha; Tandara, Fabi e Sassá; Thaysa, Jaque, Sheyla, Dani Lins e Fernanda Garay. Tá de brincadeira, esse Gordo!
Fogão surpreendeu-se com reação do Coringão
Na outra partida, BOTAFOGO e CORINTHIANS ficaram num surpreendente empate de 3x3, numa peleja simplesmente emocionante. O Fogão começou parecendo que iria golear, mas o Coringão paulatinamente foi se acertando e a igualdade acabou sendo o resultado mais justo.
Baleia Azul vence Saci mas depois largou tudo
Na 2ª rodada dos quadrangulares, no Grupo A, no Hércules Stadium,  o VILA BELMIRO triunfou sobre o INTERNACIONAL, por 3x2, dando passos largos para a classificação final. A Baleia Azul soube segurar o ímpeto colorado e a vitória acabou sendo merecida.
Tricolor do SAMU depena Urubu mas já não valia nada
Enquanto isso, na Toca da Raposa, o SÃO PAULO derrotava o FLAMENGO por 3x1, despachando de vez o Urubu de qualquer sucesso na competição.
Por sua vez, pelo Grupo B, no Brasília Stadium, o CORITIBA sofreu muito mas acabou triunfando no final, ante o CORINTHIANS, por 3x2, resultado esse que tirava do CORINGÃO qualquer pretensão de chegar ao título do torneio.
Também no Brasília Stadium, o NÁUTICO despachava o BOTAFOGO, vencendo por 2x1 e dando ainda a esperança de chegar em primeiro lugar na classificação do Grupo.
Fechando a primeira fase, o Grupo A apresentou a vitória do INTERNACIONAL sobre o SÃO PAULO, no Hércules Stadium, por 4x2, ao mesmo tempo em que era aplicado o WxO em favor do FLAMENGO, tendo em vista a desistência do VILA BELMIRO, que teve que se ausentar por motivo de força maior. Foi atribuido ao Mengão o escore de 1x0, mas que de nada serviu no contexto geral de classificação.
Encerrando os jogos pelo Grupo B, no Brasília Stadium, o NÁUTICO entrou com a missão quase que impossível de tentar golear o CORINTHIANS por 5 ou mais gols de diferença e torcer por uma derrota do CORITIBA ante o BOTAFOGO, também por um escore acachapante.
Pelo lado do Coxa, a goleada aconteceu, com o Fogão mandando ver um 8x4 sensacional, mas pela vez do Timbu, saiu tudo errado e quem deu uma tunda de 5x1 foi o Coringão.
Com todos esses resultados, INTERNACIONAL X CORITIBA fariam o confronto que decidiria o Torneio Nova Vida, com a vantagem colorada de jogar por um simples empate, por ter melhor saldo de gols.
Colorado mostra força e chega fácil ao título
A partida final ocorreu no Brasília Stadium, com arbitragem de Adriano Oliveira e culminou com a vitória, mais do que merecida, do COLORADO, por 5x2. O Saci da Mangueira voltava assim a papar mais um título na vitoriosa trajetória. Lá no Balneário Camboriú, o gaúcho/catarinense ADAUTO CELSO SAMBAQUY, deve estar radiante com o triunfo colorado. Parabéns!
Aleluia, Irmão! Salve, Internacional! Feliz Páscoa! Viva o botão!
 

domingo, março 24, 2013

MENGÃO VOA MAIS ALTO E LIDERA CHIFRONÉSIO

 
Timbu, Saci e Raposa da Jacobina, três forças do Chifronésio
Minha gente desse mundo mágico, fantástico do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), o V Torneio Chifronésio do Recife esteve magistral nesse sábado, dia 23 de março, com a realização de seis partidas, no templo sagrado da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, local sempre aberto para os verdadeiros amantes do botão, que se dedicam à pratica do futebol de botão-arte.
BALEIA AZUL ESNOBOU A VECCHIA SIGNORA
Abrindo a jornada, pelo Grupo A,  na Toca da Raposa, o Vila Belmiro, de Albertinho, estreou goleando a Juventus, de Vandré Meneses, com o placar anotando 4x1. A Baleia Azul começa bem a competição e é uma das fortes candidatos ao título.
TIMBU TAMBÉM TIROU SUA LASQUINHA NA JUVE
Ainda pelo Grupo A, o NÁUTICO, de Abiud Gomes, foi outro que estreou com sucesso, derrotando também a JUVENTUS, de Vandré Meneses, no Estádio do Caxinguelé, pelo placar de 3x1. Os timbus saíram na frente ainda no primeiro tempo, mas foram surpreendidos com o empate logo no início da segunda etapa, entretanto mantiveram a calma e voltaram a dominar a partida chegando logo ao triunfo. A Vecchia Signora abatida vai reformular o time para ver se consegue algo de positivo na competição. Vai ser difícil!
Com as ausências do Corinthians, de Adriano Oliveira; do Itacuruba, de Alexandre Freitas  e do Orlando Pirates, de Dino Gonçalves, apenas dois jogos do Grupo A, foram realizados, mas para a próxima rodada, essas equipes prometem estar a postos e aí as partidas serão sequenciadas normalmente.
URUBU VOA ALTO E ACERTA A APFM
O Grupo B começa a esquentar e o maior destaque ficou por conta do FLAMENGO, de Fernando Esperma, que conquistou dois espetaculares triunfos e passa a figurar à frente do pelotão do seu grupo. No primeiro confronto, no Hércules Stadium, o Urubu venceu à estreante APFM, no retorno de  Humberto Securão, ao botãobol, pelo justo placar de 3x1.
UM URUBU CADA VEZ MAIS MALANDRO
Depois, já no fim da jornada, foi até o Timbuzão e se impôs ao HÉRCULES, do manhoso José Hércules, com um magro mas significativo 1x0, assumindo com folgas a liderança do grupo. Observa-se que o Urubu do Hospício superou dois dos quatro favoritos ao G-4 (Botafogo, Santos, APFM e Hércules). Um deles deverá sobrar e assim cair na Rebarba do Chifronésio (torneio de consolação), pois uma vaga já é do Mengão, sem dúvida.
PEIXE NADOU TRANQUILO NAS ÁGUAS DA ESTÔNIA
No Estádio do Vaco-Vaco, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, confirmou seu favoritismo e triunfou ante a ESTÔNIA, de João Paulo Fofão, por 2x0, numa partida tranquila, sem atropelos. O Fórmula Um do Peixe, dessa vez, não cometeu deslizes e fez as ultrapassagens com relativo sucesso. Mas vem aí novas provas para que o Peixe mostre toda sua força.
ERA SÓ O QUE O SÃO PAULO FAZIA: TIRAR O CENTRO
Também no Estádio Vaco-Vaco, a APFM, de Humberto Securão, depois de reformular por completo o time da estréia, entrou em campo com a faca entre os dentes e sapecou um sonoro 5x1 no SÃO PAULO, de Max Monteiro, que deixou o Tricolor do Samu atordoado. Foi muito cacete!
O V Chifronésio do Recife faz uma pausa durante a Semana Santa e deve retornar com toda a força no sábado, dia 6 de abril, quando então o amante do botãobol terá a oportunidade de ver em ação as demais equipes participantes da competição e que ainda não estrearam (CRUZEIRO, de Marcos Cardoso; INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá; ORLANDO PIRATES, de Dino Gonçalves; CORINTHIANS, de Adriano Oliveira; ITACURUBA, de Alexandre Freitas e YPIRANGA, de Clóvis "Zé-do-Caixão" Sandes).
A semana agora é de total reflexão e espera-se que os problemas do botão em Pernambuco sejam de uma vez por todas superados. Feliz Páscoa e que Deus ilumine todos os verdadeiros apaixonados pelo botão.
O botãobol, alheio a tudo e a todos, segue firme e forte aqui no Edifício Brasília, na APFM, templo do futebol de botão-arte. Viva o botão!

sábado, março 16, 2013

COMEÇA A GUERRA DO V CHIFRONÉSIO DO RECIFE

 
HÉRCULES e HUMBERTO prontos para o CHIFRONÉSIO
É isso aí, minha gente desse mundo mágico, fantástico e maravilhoso do botãobol, que aguarda com interesse ímpar os resultados dos jogos que, neste sábado, dia 16 de março, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa,  abriram o V Torneio Chifronésio do Recife, a maior competição de botãobol, constituída, exclusivamente,  de times de botões de chifres, relembrando os tempos românticos do botãobol (futebol de botão na regra pernambuana, a rainha das regras, o verdadeiro botão-arte).
Se inscreveram para o evento 16 equipes que foram distribuidas em dois grupos distintos, equitativamente, obdecendo-se à ordem de posicionamento dos botonistas no ranking geral da APFM.
Assim sendo, formam o Grupo A, as seguintes esquadras:
NÁUTICO, de ABIUD GOMES;
VILA BELMIRO, de ALBERTINHO;
INTERNACIONAL, de PAULO JIQUIÁ
CRUZEIRO, de MARCOS CARDOSO;
ORLANDO PIRATES, de DINORALDO;
CORINTHIANS, de ADRIANO OLIVEIRA;
JUVENTUS, de VANDRÉ MENESES;
ITACURUBA, de ALEXANDRE FREITAS.

 
Por sua vez, foram dispostos no Grupo B, os seguintes times:
BOTAFOGO, de MARCOS SILVA;
SANTOS, de ADILSON RIBEIRO;
APFM, de HUMBERTO ARRUDA;
HÉRCULES, de JOSÉ HÉRCULES;
SÃO PAULO,  de MAX MONTEIRO;
FLAMENGO, de FERNANDO BRITO;
YPIRANGA, de CLÓVIS SANDES;
ESTÔNIA, de JOÃO PAULO FOFÃO.
FOGÃO venceu mas a ESTÔNIA fez uma bela partida
Na jornada deste sábado, apenas dois jogos foram efetuados, todos pelo Grupo B, ficando, portanto, os demais seis jogos para serem realizados no próximo sábado, dia 23 de março.
Abrindo o Chifronésio, com arbitragem de Adilson Ribeiro,  o BOTAFOGO, de Marcos Silva, usou de toda a experiência para conseguir o triunfo sobre a ESTÔNIA,  de João Paulo Fofão, que, depois de longo tempo afastado, volta a participar de competições na APFM.
O jogo, no Hércules Stadium,  foi bem disputado, com os estonianos se esforçando ao máximo para não tomarem uma goleada do poderoso Fogão e alcançaram seu intento, com o placar marcando um simples  3x1 para o time da estrela solitária.
Com isso, a seleção da Estônia deu mostras de que não vai ser aquele mamão com açucar que muita gente acreditava que fosse. Falta apenas aos bálticos saberem definir o último passe e assim se tornarem mais agressivos. Se isso acontecer, irão sem dúvida causar arranhões sérios nos chamados gigantes do botãobol.
Vitória magérrima do HÉRCULES mas o que vale são os 3 pontos
Fechando a jornada, o time do HÉRCULES, de José Hércules, mesmo sem mostrar um futebol convincente, saiu vitorioso ante o SÃO PAULO, de Max Monteiro, com um magro 1x0, placar construído no primeiro momento da partida.
Depois, o que se viu, foi um jogo morno, sem muito entusiasmo, com erros de parte a parte, num desentrosamento total das equipes.
Timbu e Urubu afiando as garras para a estréia
Como ainda faltam estrear as outras doze equipes, fica dificil fazer qualquer prognóstico a respeito de classificação para a 2ª Fase do Chifronésio. Pelo histórico das equipes, no Grupo A, Náutico, Vila Belmiro, Internacional e Cruzeiro aparecem com vantagem, porém, devem ficar de olho no Orlando Pirates e no Corinthians, que podem surpreender. Por sua vez, Juventus e Itacuruba estão mais para a Rebarba do Chifronésio.
Já o Grupo B, Botafogo, Santos, APFM e Hércules não terão muitas dificuldades para chegarem á 2ª Fase. Das  outras quatro equipes, apenas o Flamengo pode alterar essa ordem de classificação. São Paulo, Ypiranga e Estônia já estão praticamente fadados a se consolarem na famosa Rebarba do Chifronésio.
Jogos marcados para o próximo sábado:
GRUPO A:
NÁUTICO X ITACURUBA;
VILA BELMIRO X JUVENTUS;
INTERNACIONAL X CORINTHIANS;
CRUZEIRO X ORLANDO PIRATES.
GRUPO B:
SANTOS X YPIRANGA;
APFM X FLAMENGO.
Também há a possibilidade de serem realizados os jogos válidos pela 2ª rodada da competição.
Finalmente, cabe registrar, com certa tristeza, a ausência do CHELSEA, de HUGO ALEXANDRE, no V Chifronésio do Recife,  por estar assoberbado com  muitos afazeres profissionais, não lhe sobrando  tempo para mais nada. Infelizmente, os Blues vão  assistir ao Chifronésio, bem distantes dos campos da APFM. É uma pena, mas "c'est la vie". Viva o botão!
 
 
 


sábado, março 09, 2013

V CHIFRONÉSIO DO RECIFE CHEIO DE NOVIDADES



APFM com seus botonistas em plena atividade
É isso aí, minha gente! Sábado, dia 16 de março, começa o maior torneio de botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), exclusivamente com times de botões de chifres de boi, revivendo uma era romântica do jogo de botão e apresentando, este ano,  como novidade a presença já confirmada do grande botonista Humberto Securão, há muito tempo afastado das competições oficiais da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que por certo dará uma brilho especial ao evento, com sua lendária AGA, de tantas conquistas.
Alexandre Freitas dando aquele grau no Itacuruba
Também surgem como novidades, os times do Itacuruba, palhetado por Alexandre Freitas, o Gordinho da Paulista e o Galatassaray, de João Paulo Fofão, que estiveram longe dos campos da APFM, mas que retornam com vontade férrea e prometem muita luta e disposição.
Para quem não sabe, o Chifronésio é disputado com as equipes distribuídas em dois grupos distintos, classificando-se para a 2ª Fase as quatro melhores equipes de cada grupo. Os demais times irão formar a Rebarba do Chifronésio, uma espécie de fase de consolação, mantendo assim todos os botonistas em atividade.
Como se vê, os jogos da 1ª Fase vão se tornar verdadeiras batalhas, com as esquadras lutando com unhas e dentes para permanecerem no G-4.
Vila Belmiro(dir) num tête a tête com o Cruzeiro
Para se ter uma idéia, até agora, nos quatro chifronésios realizados, ninguém conseguiu o título por duas vezes consecutivas ou não. Vila Belmiro, de Albertinho, Botafogo, de Marcos Silva, Chelsea, de Hugo Alexandre e Santos, de Adilson Ribeiro, cada um deles, distintamente,  já teve a honra de erguer o troféu e entoar o grito de: é campeão!
Está difícil fazer qualquer prognóstico, pois todas as equipes vêm fazendo exaustivos treinamentos, com excelentes resultados.
AGA, de Humberto, treina forte com o Colorado, de Paulo Jiquiá
Neste sábado, dia 9 de março, o que se viu na APFM foi a ocupação de todos os campos, com os times se exibindo com os botões de chifre, praticamente sem descanso.
Galatassaray, de Fofão, encara o Mengão, de Fernando Esperma
Lá estavam Vila Belmiro, de Albertinho; Cruzeiro, de Marcos Cardoso; Náutico, de Abiud Gomes; Itacuruba, de Alexandre Freitas; Juventus, de Vandré Meneses; Corinthians, de Adriano Oliveira; Hércules, de José Hércules; São Paulo, de Max Monteiro; Galatassaray, de Fofão; Ypiranga, de Clóvis Sandes; Flamengo, de Fernando Esperma; AGA, de Humberto Securão; Botafogo, de Marcos Silva; Coritiba, de Cláudio Sandes; Internacional, de Paulo Jiquiá.
Apenas três botonistas, por motivos extras, não estiveram na APFM para se exercitarem: Chelsea, do universitário Hugo Alexandre; Santos, de Adilson Ribeiro e Orlando Pirates, o novo time de Dinoraldo Gonçalves, mas já afiançaram que estarão prontos na abertura do V Torneio Chifronésio do Recife.
O regulamento já está aprovado e  a ordem geral  é aguardar, para ver o que acontece. A única  certeza que se tem é que não vai haver moleza. Vai ser uma cobra engolindo a outra. Vem muito chumbo grosso pela frente!
Isso tudo é a beleza do botãobol, com toda a magia e emoção. É o botão-arte em toda sua plenitude, com belos times e jogos maravilhosos. Viva o botão!




domingo, março 03, 2013

À ESPERA DO V CHIFRONÉSIO

Abiud  e  Hércules garantiram presença no V Chifronésio
É isso aí, minha gente desse mundo mágico, maravilhoso e fantástico do botãobol que, neste ano de 2013, irá se deliciar com mais uma edição do Torneio Chifronésio do Recife, competição patrocinada pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa , com botonistas utilizando-se de times de botões de chifre, resgatando os tempos românticos do antigo celotex, hoje, mais conhecido pelo termo botãobol, o futebol de botão jogado na regra pernambucana, a rainha das regras, o verdadeiro botão-arte.
O calendário da APFM prevê a data de 9 de março, sábado próximo,  como de início do V Torneio Chifronésio do Recife, porém, há um movimento dos próprios botonistas pré-inscritos para que o evento seja adiado para o dia 16 de março, a fim de que as equipes possam melhor se reajustarem, na tentativa de se apresentarem com mais pujança na competição.
A Baleia Azul de Albertinho já está pronta para o combate
Como se sabe, no dia-a-dia da APFM, os botões mais utilizados são de acrílico, em suas várias formas, com os botões de chifre sendo usados em momentos especiais, salvo por este ou aquele botonista que se valem desses tipos de botões para todas as competições de que venham participar.
Vila Belmiro, a famosa Baleia Azul de Albertinho, o Santos, de Adilson Ribeiro e o Ajax, de Cláudio Lucena, são exemplos de predileção por botões de chifre de boi.
Pelo entusiasmo dos botonistas, o V Chifronésio do Recife promete muito em emoção e o que se vê nos preparativos é que o pessoal não vem para brincadeira. Os treinamentos chegam até a exaustão, tudo levando a crer  que todos estarão na ponta dos cascos, quando for dado o pontapé inicial.
Ontem, dia 2 Mar, estava previsto o III Open Armando Pordeus, uma prévia do grande torneio, mas  por motivo extracampo deixou de acontecer, porém,  mesmo assim as equipes caíram em campo e os confrontos amistosos serviram de amostragem para o que vai acontecer na competição.
Botafogo promete arrebentar e é bom sair da frente!
O Botafogo, de Marcos Silva, campeão do II Torneio Chifronésio, com sua dupla de atacantes  Van Basten e Ruud Gullit, vem massacrando todos os adversários com quem se defronta e deve chegar embalado. Olho no Fogão!
Por sua vez, o Santos, de Adilson Ribeiro, campeão da última edição do Chifronésio, acredita que ainda tem muito cacife para chegar ao título. Será que vai ter fôlego para encarar a maratona de jogos? A pressão vai ser grande!
Vila Belmiro, de Albertinho, Chelsea, de Hugo Alexandre, outros dos  campeões de edições passadas, também prometem e tudo pode acontecer, se bem que pelo lado dos Blues a situação não está nada confortável, pois têm que conciliar outros interessses que forçosamente irão interagir nas atuações dos ingleses. Vai ser a luta da superação. Se vai ou não transpor os obstáculos e chegar ao título aí é outra história...
Paulo Jiquiá (Colorado) pretende mudar o curso do Chifronésio
Como novidade se registra a volta do Internacional, de Paulo Jiquiá, que passou todo o ano de 2012 ausente da APFM e que apesar de não ter bom histórico no Torneio, pode e deve surpreender, se levado em consideração o excelente botãobol que pratica e que lhe deu o título de tricampeão da APFM (2009-2010-2011). É outro que tem que ser olhado com respeito!
Abiud ( O velho Timbu) volta com tudo
Também, como novidade, o retorno do Náutico, de Abiud Gomes, que esteve impossibilitado de disputar a competição de 2012, mas que não deixa de ser uma força e tanto. O Timbu, com seu belo time de ponta de chifre, vem com força total, contando com um retaguarda que lhe credencia a colher bons frutos e almejar o título de campeão. Bateu na trave no III Chifronésio, chegando ao vice campeonato, caindo diante do Chelsea, de Hugo Alexandre.
Quanto aos demais (Hércules, Cruzeiro, Corinthians, São Paulo, Porto, Ypiranga, Juventus, Flamengo, Guarabira  e Coritiba), se espera muita disposição e a certeza de que lutarão com unhas e dentes por vitórias que terão, sem dúvida, substancial peso para a definição do título.
Resta aguardar o desfile das belas equipes, que resgata  os tempos românticos do celotex, numa demonstração clara  de que o botão seguirá seu curso por muitos e muitos anos, com toda a sua aura de  emoção. É mais uma guerra do botãobol. Viva o botão!