Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 24, 2013

SANTA CRUZ FAZ A FESTA NO BOTÃOBOL

 
SANTA CRUZ, de Armandinho (Esq), veio, viu e venceu
É isso aí, minha gente! Nesse mundo maravilhoso, mágico e extraordinário do botãobol, quem fez a festa, nesse sábado, dia 23 de fevereiro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, durante as comemorações do 11º aniversário da entidade, para surpresa  e ao mesmo tempo alegria geral de todos, foi o SANTA CRUZ, de Armando Francisco Filho, o nosso Armandinho, um dos maiores nomes do botonismo nacional e que volta a participar de competições de botãobol, após muito tempo longe dos nossos campos.
O Torneio de Aniversário da APFM, na fórmula mata-mata,  contou com a participação de 12 equipes e os jogos foram conhecidos através de sorteio.
Na primeira fase, o SANTA CRUZ, com o fabuloso time: Manga, Osmar e Brito; Fischer, Leônidas e Givanildo; Morcego, Doval, Del Sol, Zé Roberto e Belga, enfrentou o SÃO PAULO, de Max Monteiro, no Brasília Stadium e foi logo dando uma demonstração do que viria pela frente. Com um ataque arrasador, chegou ao triunfo sobre o Tricolor do Samu, por 4x3. Era o início da arrancada para o título da competição.
Estrela Solitária massacra os Zumbis de Zé do Caixão
Também no Brasília Stadium, o BOTAFOGO, de Marcos Silva, atual campeão da APFM, aplicou a primeira goleada do torneio, ao massacrar o YPIRANGA, de Clóvis Sandes, o popular Zé do Caixão, enfiando um 6x1 que deixou os Zumbis atordoados e fora de combate.
Já no Timbuzão, num jogo movimentadíssimo, onde brilhou a estrela de Frank Lampard, o CHELSEA, de Hugo Alexandre, eliminou o NÁUTICO, de Abiud Gomes, impondo-se por 4x3, com o gol da vitória conquistado no finalzinho da partida. Mais uma vez a sorte, aliada à boa performance ofensiva, esteve ao lado dos Blues. O Timbu saiu de mansinho e passou apenas a administrar a festa da APFM.
Colorado apenas observa a hora de despachar o Vila
Por sua vez, na Toca da Raposa, o poderoso  INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, tricampeão (2009-2010-2011), despachou o não menos poderoso VILA BELMIRO, de ALBERTINHO, de tantas conquistas, com o triunfo de 3x2, seguindo em frente na competição. O VILA BELMIRO, a exemplo do NÁUTICO, ainda não se encontrou nesse início de temporada.
Mengão se beneficiou com a impaciência da Raposa da Jacobina
No Hércules Stadium, o FLAMENGO, de Fernando Esperma, contou com a instabilidade do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, que estava mais preocupado com o relógio e com as chamadas incessantes do celular. O tempo regulamentar, para desespero da Raposa da Jacobina, terminou igual em 2x2, forçando uma prorrogação de "longo" dez minutos, o que parecia uma eternidade. Disso se aproveitou o MENGÃO que chegou ao triunfo por 2x1, com o placar agregado marcando 4x3. O URUBU continuava voando alto e a RAPOSA retornava em paz com as Graças do Divino.
Peixe ataca um desprotegido Porto
Fechando a primeira fase, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, foi em busca da classificação, no Hércules Stadium e conseguiu graças à vitória sobre o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, pelo placar de 3x2, o que demonstra que a conquista de fase foi suada e sofrida. O PEIXE permanecia vivo, enquanto o PORTO foi ocupar o Espaço Toiota, onde afogou as mágoas.
SANTA CRUZ X BOTAFOGO - Pense num jogão de verdade!
A 2ª Fase do Torneio de Aniversário começou a todo vapor e assistiu a um dos maiores espetáculos do botãobol dos últimos tempos, proporcionado no duelo SANTA CRUZ X BOTAFOGO, no Hércules Stadium, onde os ataques se portaram com uma eficácia nunca vista. O extravagante e inusitado placar de 7x6, apontando a vitória santacruzense dá a exata dimensão do espetáculo. Feliz aquele que pode estar presente. É algo raro no botãobol!
Blues X Colorado - Mais um clássico de encher os olhos
Outro embate que chamou a atenção nessa fase, reuniu o CHELSEA e o INTERNACIONAL, na Toca da Raposa, com os BLUES abrindo uma ampla vantagem, chegando fácil aos 6x1.
Mas o COLORADO, aos poucos, foi reagindo e a cada investida, ia diminuindo a diferença. O placar já marcava 6x4 quando os ingleses acordaram e a partir daí frearam o ímpeto do SACI, não mais permitindo alteração na partida.
Urubu foi mais esperto que o Peixe
No fecho da 2ª Fase, no Timbuzão, SANTOS e FLAMENGO partiram para um confronto onde aquele que saísse vencedor já assegurava a presença na final do torneio, pois ficaria aguardando apenas o resultado da jogo SANTA CRUZ X CHELSEA para saber quem seria o adversário na disputa do título da competição.
O PEIXE começou com tudo e chegou aos 2x0, porém, o MENGÃO, devagarzinho, malandramente, foi se aproximando e aguardou que o time fórmula um santista derrapasse para ir lá e conquistar o empate. Veio a prorrogação e aí as duas equipes não quiseram mais se arriscar, deixando a decisão para os pênaltis. Aí o URUBU foi mais esperto e carimbou a passagem para a final do torneio. Converteu 3 pênaltis, enquanto que o PEIXE só concluiu com êxito apenas duas cobranças.
Um Chelsea nervoso ante a calma Tricolor
Pela semifinal, na Toca da Raposa,  o SANTA CRUZ, de Armandinho, aproveitou-se do nervosismo inicial do CHELSEA, de Hugo Alexandre e foi logo marcando dois golaços. Os BLUES bem que tentaram uma reação, encostando no placar, mas o TRICOLOR soube suportar a carga inglesa e assim partiu para o desfecho da competição, onde iria se defrontar com o FLAMENGO, de Fernando Esperma.
Antes, na decisão do 3º lugar, o CHELSEA venceu o SANTOS, por 2x1, num jogo sem muito entusiasmo, onde as equipes pareciam que estavam com aquele gostinho de cabo de guarda chuva na boca. Os BLUES foram mais incisivos e mereceram o triunfo. O PEIXE se mostrou cansado da maratona que enfrentou. Estava no limite!
Urubu ataca mas é envenenado pela Cobra Coral
O Hércules Stadium serviu de palco para a grande final do Torneio de Aniversário da APFM, com a arbitragem a cargo de Abiud Gomes e a COBRA CORAL não se fez de rogada e saiu na frente do placar. O MENGÃO, porém, não se intimidou com o peso do adversário e partiu para seu jogo costumeiro, com muita paciência e confiança.  Chegou ao empate, mas sempre deixava aberta a defesa para os contra-ataques e, quase no apagar das luzes, com o placar em 3x3, deu um vacilo fatal, propiciando um contra-ataque mortífero que redundou no gol do título santacruzense. Não havia mais tempo para nada. Fim de jogo, SANTA CRUZ campeão do Torneio de Aniversário da APFM. Veio, viu e venceu. Parabéns, Armandinho, pelo belo botãobol! Valeu! Que venha outras vezes, para deleite de todos que amam o futebol de botão.
Parabéns a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa por esses 11 anos de muita luta e perseverança para a perpetuação do botãobol, extensivo a todo o quadro social. O futebol-de-mesa-arte vai continuar vivo por muito tempo ainda. Salve o botãobol! Viva o botão!

domingo, fevereiro 17, 2013

ESTRELA SOLITÁRIA CONTINUA A BRILHAR NO BOTÃOBOL


Glorioso goleia e conquista Torneio do Ranking da APFM
É isso aí, minha gente, desse mundo maravilhoso, mágico e fantástico do botãobol, que presenciou, neste sábado, dia 16 de fevereiro,  a abertura oficial da temporada de 2013, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a realização do tradicional Torneio do Ranking, reunindo doze equipes e tendo como novidade o volta de Paulo Jiquiá, tricampeão de botãobol (2009-10-11) que trouxe para as mesas a famosa Inglaterra.
Mas quem brilhou mesmo foi o Botafogo, de Marcos Silva, que no embalo da conquista do Troféu Chico Barbosa, no sábado anterior, não deu quaisquer chances aos adversários que teve que enfrentar, daí continuar brilhando intensamente, culminando com o título de campeão do Torneio do Ranking, primeira competição oficial de botãobol do ano de 2013.
Timbu vestiu-se de esperança  e virou sobre o Colorado
Iniciando a 1ª Fase da competição, o Náutico, de Abiud Gomes ( 1º lugar do Ranking Geral da APFM), enfrentou o Internacional, de Clóvis Sandes (28º lugar) e, de virada, triunfou por 3x2, no Brasília Stadium. Zé do Caixão quis assustar o Timbu, mas falou mais alto a fé alvirrubra. Sabiá, sabiá, melão, melão!
Fogão dá início a mais uma marcha vitoriosa
Por sua vez, o Botafogo, de Marcos Silva (2º lugar), vencia com facilidade o Flamengo, de Fernando Esperma (25º lugar), goleando por 4x1, no Hércules Stadium. O Urubu do Hospício já se apresentou derrotado, o que tornou a tarefa botafoguense, bem mais amena.
O Vila só esperou a hora de virar para cima dos Blues
Enquanto isso, o Vila Belmiro, de Albertinho (3º lugar), despachava o Chelsea, de Hugo Alexandre (16º lugar), no Timbuzão, por 2x1, em jogo bastante disputado. Os Blues pareciam ainda curtir a ressaca da grande final do campeonato de 2012.
Com astúcia, Peixe livra-se da isca sampaulina
Já na Toca da Raposa, o Santos, de Adilson Ribeiro (4º lugar), apesar do susto inicial, virou o jogo em cima do São Paulo, de Max Monteiro (14º lugar) e marcou 3x1, numa vitória mais que tranquila do  Peixe.
Ingleses voltam com força e desmoronam Brasília
Na rentrée de Paulo Jiquiá (6º lugar no ranking), a sua Inglaterra, após sair em desvantagem, com dois gols relâmpagos do Brasília, de Dinoraldo Gonçalves (11º lugar), soube reagir de forma surpreendente e virou o placar, triunfando por 3x2, numa emocionante partida. Quem sabe, sabe!
Fechando a 1ª fase, o Hércules, de José Hércules (9º lugar no ranking),  foi beneficiado com a desistência do Cruzeiro, de Marcos Cardoso (8º lugar) e conquistou  a classificação à 2ª fase, sem ter a necessidade de medir forças com a Raposa da Jacobina. Foi aplicado o WxO e atribuído o placar de 1x0 para os espanhóis de Saint Moritz.
Derrota nos pênaltis selou o destino Timbu
Na 2ª Fase do Torneio do Ranking, o Náutico voltou a campo e enfrentou o Hércules, numa partida disputada pau-a-pau e que terminou empatada em 0x0 no tempo regulamentar, forçando uma prorrogação que também não apresentou  vencedor, com o placar igual em 1x1, consequentemente, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças das penalidades,  os espanhóis do Saint Moritz garantiram a vaga para as semifinais, convertendo 6 pênaltis, contra 5 do Timbu, após um total de 16 penalidades executadas. Haja emoção!

Um Fogão incandescente afasta Ingleses da luta 
A segunda partida da 2ª fase trouxe a campo as representações do Botafogo e da Inglaterra e que proporcionaram um espetáculo com gols em profusão. No final, lá estava estampado no placar: Fogão 7x4 Inglaterra. Que jogão!
Peixe vence mais um duelo contra a Baleia Azul
Encerrando a fase, no Timbuzão, o Santos derrotou o Vila Belmiro, com um magro 1x0 e seguiu destino na competição, conseguindo a vaga para a semifinal. Por essas coincidências do destino, o Peixe e a Baleia Azul estão sempre se confrontando e se alternando nos resultados.
Com a eliminação do Náutico, o Botafogo, de Marcos Silva, 2º lugar no Ranking Geral, se assegurou como finalista, ficando a espera do confronto Santos X Hércules, para saber quem seria seu adversário no grande desfecho do Torneio.
Na manha, o Hércules soube esperar a hora de fisgar o Peixe
O duelo entre o Peixe e o Rei da Manha aconteceu no Brasília Stadium e o triunfo coube aos alviazulinos do Saint Moritz, com um justo 2x0. O Peixe caiu na rede dos espanhóis, sem dó, nem piedade.
O brilho glorioso da Estrela Solitária no botãobol
Veio o encontro decisivo e as apostas todas recairam no Fogão, que não se fez de rogado e partiu para cima do Hércules, com gosto de gás. Durou pouco o impeto do time do herói grego e o Glorioso foi construindo o placar a seu bel prazer, chegando fácil, fácil, aos 4x0 e soltou o grito: é campeão! é campeão! A Estrela Solitária brilhou mais uma vez no botãobol. Viva o botão! 

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

BOTAFOGO É O CAMPEÃO COM MUITA EMOÇÃO


Toda emoção de Marcos Silva na conquista do Troféu Chico Barbosa
É isso aí, minha gente, desse mundo fantástico, extraordinário, mágico e fenomenal do botãobol, o famoso futebol de botões jogado na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, nessa bela e acolhedora cidade do Recife, a Veneza Brasileira, que já respira carnaval e que aguarda com ansiedade o desfile bombástico do maior clube carnavalesco do mundo: o Galo da Madrugada.
Fiquei desconectado desde sábado, dia 2 de fevereiro, daí que só agora, que a conexão foi restabelecida, vou poder tecer considerações a respeito da grande decisão do campeonato oficial 2012, envolvendo o Botafogo, de Marcos Silva e o Chelsea, de Hugo Alexandre, equipes essas que proporcionaram um dos mais belos espetáculos já visto no botãobol.
Uma decisão de arrepiar, com todos os temperos
A memorável partida, última do certame, ocorreu já no início do horário vespertino, no estádio Timbuzão, com arbitragem perfeita de Adilson Ribeiro, sem nenhuma contestação.
Sobre o jogo, pode-se dizer que superou todas as expectativas com os times mostrando que estavam super preparados para o grande confronto. Foi um autêntico duelo de titãs, com grande gana ofensiva dos contendores.
Início equilibrado do Botafogo com a vantagem do empate
O Fogão, por ter melhor campanha, levava a vantagem de jogar pelo empate, para conquistar o tão desejado troféu Chico Barbosa, a quem a APFM prestava a homenagem ainda em vida, mas que quis o destino que o nosso sempre amado botonista Chico, não pudesse mais estar presente entre nós, dando-lhe uma outra missão a ser desenvolvida em outro plano da vida, indo se juntar assim a outros saudosos e sempre lembrados botonistas.
Blues lutaram até o último momento e quase chegam lá
Já o Chelsea, de Hugo Alexandre, sabia que precisava se superar, dar o máximo de si para atingir o objetivo de derrotar o Glorioso e assim levar para o Torreão o tão cobiçado troféu, que seria sem sombra de dúvidas o mais importante de sua curta e vitoriosa carreira no botãobol.
E o jogo foi tudo e mais alguma coisa do que se esperava, com os times  bem postados, super concentrados, traduzindo-se num espetáculo inesquecível,  que se refletiu no placar final da partida: empate inacreditável  de 5x5, resultado que deu o título ao Botafogo, de Marcos Silva, que emocionou-se ao receber o Troféu Chico Barbosa, uma homenagem que a APFM fez ao seu pai e que serviu de inspiração para que o Fogão fosse além de seus limites para chegar ao triunfo.
Troféu Chico Barbosa enriquece a galeria botafoguense 
Valeu Botafogo, valeu Marcos Bundão! O querido Chico Barbosa, que será sempre lembrado com muita saudade pelos botonistas, de onde estiver,  deve estar vibrando com esse maravilhoso feito. 
Parabéns, Marcos, o bairro do Setúbal está em festa com a grande conquista do Glorioso.
Acabou o campeonato, mais a festa continua. Agora é carnaval e é chegada a hora de entrar na folia. Vamos nos esbaldar nesse que é o melhor carnaval do mundo. O Galo da Madrugada nos espera para extravasarmos a nossa alegria. Vamos pular e brincar adoidado. Haja frevo e maracatu.
Só depois do reinado de Momo, a APFM dará  cumprimento ao Calendário de 2013. Até 4ª Feira de Cinzas a pisada é essa! Viva o botão!