Minha lista de blogs

domingo, julho 29, 2012

NINGUEM SEGURA A RAPOSA NO BOTÃOBOL


A Raposa da Jacobina continua sua marcha invicta no botãobol
É isso aí, minha gente! Com as ausências sentidas do Botafogo, de Marcos Silva, do Internacional, de Clóvis Sandes, da Juventus, de Vandré Meneses e do Porto, de Dinoraldo Gonçalves, a disputa do Troféu Chico Barbosa, no Campeonato Oficial de Botãobol, de 2012, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, teve prosseguimento, neste sábado, dia 28 de julho, com a realização de apenas três partidas, válidas pela 4ª rodada do Turno de Classificação.
Abrindo a jornada, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, foi até o Fosso do Caxinguelê e enfrentou o Corinthians, de Adriano Oliveira, com arbitragem segura de Max Monteiro.
Partida duríssima, onde a Raposa da Jacobina se houve com determinação e desmedida aplicação para continuar com os  100% de aproveitamento e manter também incólume a sua cidadela.
No final, a vitória magra por 1x0 sobre os  Mosqueteiros dá aos estrelados a liderança isolada do 1º turno e reforça ainda mais o favoristimo cruzeirense na disputa pelo Troféu Chico Barbosa.
Retranca do Peixe (Esq) não foi eficiente para segurá-lo na ponta
 Já na Toca da Raposa, o Santos, de Adilson Ribeiro, tropeçou diante do Hércules, do menestrel do botãobol J. Hércules, se conformando com o empate em 1x1, resultado que o afastou da coliderança do campeonato.
A equipe Fórmula Um do Peixe abriu o placar e tentou de todas as formas segurar o resultado, mas não contou com a persistência dos espanhóis do Saint Moritz que, no finalzinho da partida,  chegou ao gol de empate, frustrando assim as pretensões do Alvinegro de Santa Luzia. Foi um jogo disputadíssimo até o apito final da arbitragem.
Vila Belmiro (Esq) falha mais uma vez e fica no empate ante Portugal
No fecho da jornada, no Hércules Stadium, mais uma decepcionante atuação do Vila Belmiro, de Albertinho, um dos fortes candidatos ao título do campeonato, que não conseguiu sobrepujar a Seleção de Portugal, do ainda inexperiente botonista Bruno Aritana. Os pontos perdidos no empate de 1x1 praticamente serão irrecuperáveis para a Baleia Azul, que vê assim muito ameaçada a sua classificação para o 2º Turno - Série Ouro.
O Vila Belmiro, atualmente na 9ª colocação,  não pode mais tropeçar se quiser ir mais longe no Campeonato. Para isso vai ter que partir para a reação imediata. Que venham as vitórias!
No próximo sábado, dia 4 de agosto, vai acontecer a complementação da 4ª rodada, conjuntamente com os confrontos da rodada seguinte, com destaque para o clássico Botafogo X Cruzeiro, ansiosamente aguardado,  cujo resultado poderá dar novos rumos à competição.
Até a 13ª e última rodada do Turno de Classificação, muito água ainda vai rolar por baixo da ponte. Muitas emoções ainda estão reservadas. Vamos à luta! Viva o botão.

sábado, julho 21, 2012

CRUZEIRO ASSUME A LIDERANÇA

A Raposa da Jacobina segue impecável no campeonato
É isso aí, minha gente! O botãobol viveu um sábado maravilhoso com dez jogos disputadíssimos, válidos pelo Campeonato Oficial de 2012, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, na disputa pelo Troféu Chico Barbosa.
Abrindo a jornada, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, no Brasília Stadium, derrotou o São Paulo, de Max Monteiro, por 1x0, num jogo bastante equilibrado, válido pela 2ª rodada.  Apesar do placar magro, o que prevaleceu foi a maior experiência da Raposa da Jacobina.
Na sequência, em outra partida atrasada da 2ª rodada, o Hércules, do poeta do botãobol, JHércules, se impos ao Porto, de Dinoraldo Gonçalves e triunfou por 2x1, num jogo onde o Tricolor do Maranguape se apresentou com um fraco desempenho.
Coringão amarrou o jogo até onde pode mas no final deu Peixe
Depois, no Brasilia Stadium, em mais um jogo atrasado, válido pela 2ª rodada, o Santos, de Adilson Ribeiro, após sair atrás no placar, conseguiu a virada em cima do Corinthians, de Adriano Oliveira, triunfando por 2x1. Foi um confronto catimbado ao extremo, mas empolgante até o apito final do árbitro Marcos Cardoso.
Mengão tropeça e perde a liderança
Já pela 3ª rodada, no Timbuzão, o Flamengo, de Fernando Esperma, não passou de um empate em 2x2, ante o São Paulo, de Max Monteiro. Foi o segundo empate consecutivo do Mengão, que o afastou da liderança da competição.
Timbu sobrou na partida e acabou goleando a Vecchia Signora
No Fosso do Caxinguelê, o Náutico, de Abiud Gomes, conseguiu seu primeiro triunfo no campeonato, goleando a Juventus, de Vandré Meneses, por 4x1, numa atuação de gala. Arbitragem tranquila de Albertinho, sem nenhuma contestação.
Chelsea consegue sensacional virada em cima do Porto
Partiu-se então para o Timbuzão onde aconteceu o jogo mais sensacional da 3ª rodada, envolvendo o Chelsea, de Hugo Alexandre e o Porto, de Dinoraldo Gonçalves. Mal começa a partida e o Tricolor de Maranguape já  abre 2x0 no placar, dando a impressão que chegaria fácil ao triunfo. Ainda um tanto quanto titubeante, os Blues da Odebrecht conseguiram marcar seu primeiro gol e a partir daí  saíram do marasmo e logo chegaram ao empate, mas o Porto, em outra contra-ofensiva, ficou mais uma vez na frente do placar. Depois, o que se viu foi uma impetuosidade chelsiana que com dois golaços deu cifras definitivas ao confronto. No placar, lá estava estampado: Chelsea 4x3 Porto. Jogo de arrepiar. Bela vitória do Chelsea. Haja emoção.
Enquanto isso, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, no Fosso do Vaco Vaco, não encontrou dificuldades e venceu com categoria a seleção de Portugal, de Bruno Aritana, por 2x0, mantendo assim os 100% de aproveitamento e a liderança da competição. Vale salientar que nessas três rodadas que disputou já marcou seis tentos e não sofreu nenhum. Tá livre, leve e solta a Raposa da Jacobina.
Vila Belmiro cai pela segunda vez no Fosso do Vaco Vaco

Por outro lado, o Vila Belmiro, de Albertinho, decepcionou mais uma vez, saindo de campo derrotado pelo Corinthians, por um magro 1x0. Parece que a Baleia Azul encucou com o Fosso do Vaco Vaco, pois não se encontrou em momento algum na partida.
Peixe com aproveitamento total no campeonato
No clássico da 3ª rodada, o Botafogo, de Marcos Silva, mostrou que a fase está ruim para seu lado, o bastante para tropeçar diante do Santos, de Adilson Ribeiro, que marcou o gol solitário através de Angelo Piquet. O time Fórmula Um do Peixe é outro que mantém os 100% de aproveitamento, somente perdendo a liderança para a raposa  pelo critério de saldo de gols. O alvinegro praiano está impossível.
Um Hércules agressivo não dá sopa para os Zumbis de Zé do Caixão
Fechando a série de jogos, o Hércules colheu seu segundo triunfo do dia, vencendo o Internacional, de Clóvis Sandes, por 2x1, com o gol da vitória sendo marcado no momento final da partida, coincidindo com o alarme do cronômetro. Os Zumbis de Zé do Caixão chiaram uma barbaridade, mas tiveram que se conformar pois a regra é clara e o gol foi legal. O árbitro Max Monteiro acertou na decisão.
Com os resultados de hoje, observa-se que a luta pelas sete vagas para a Série Ouro vai se tornando cada vez mais empolgante. Com isso, a 4ª rodada, prevista para o próximo sábado, promete ser sensacional. Vale a pena conferir. Viva o botão. 

sábado, julho 14, 2012

MENGÃO É LIDER NO BOTÃOBOL

Vecchia Signora estréia mal e perde para o Chelsea
É isso aí, minha gente! o campeonato oficial de botãobol de 2012, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, teve prosseguimento neste sábado, dia 14 de julho, com a realização de cinco partidas.
De saída, pela 2ª rodada, o Chelsea, de Hugo Alexandre, foi até o Hércules Stadium enfrentar a Juventus, de Vandré Meneses, colhendo uma vitória de 2x1, numa partida onde os Blues da Odebrecht foram bastante comedidos, não se arriscando muito ao ataque. Jogaram apenas para o gasto e souberam bem administrar o resultado. Afinal, o que vale mesmo são os três pontos conquistados e a pretensa classificação para a Série Ouro.

Timbu e Urubu estiveram iguais em tudo
Já no Timbuzão, também pela 2ª rodada, o Flamengo, de Fernando Esperma, foi a campo tentar sua segunda vitória consecutiva na competição frente ao Náutico, de Abiud Gomes. O Timbu, da Torre, saiu na vantagem do placar, porém, o Mengão não se afobou e conseguiu a virada na partida. No finalzinho do jogo, o Alvirrubro da Conde de Irajá chegou ao empate, conquistando assim seus primeiros pontos no campeonato. Foi uma partida equilibrada em todos os sentidos, mas vale frisar que o resultado de 2x2 deu a liderança provisória ao Urubu do Hospício.
Fogão esteve superior à Baleia Azul e mereceu a vitória
Enquanto isso, no Fosso do Vaco Vaco acontecia o clássico da rodada, envolvendo o Botafogo, de Marcos Silva e o Vila Belmiro, de Albertinho. Com dois gols sensacionais de Tiago Galhardo, o Fogão chegou à vitória. À Baleia Azul do Metrô restou o consolo de ter marcado o gol de honra, através de Zé Roberto. Arbitragem um tanto complicada de José Hércules, com falhas na cronometragem da partida, mas que não teve influência no resultado do jogo. O triunfo do Glorioso foi justo e merecido.
Pense numa partida arrastada... deu sono! Ufa!
Por sua vez, no Fosso do Caxinguelê, a Seleção de Portugal, de Bruno Aritana, num jogo até certo ponto sonolento, derrotou o Internacional, de Clóvis Sandes, por 1x0, com arbitragem de Hugo Alexandre. Os Zumbis de Zé do Caixão já não conseguem mais assustar ninguém e tudo indica que vão se enterrar na Série Prata.
Coringão estréia com vitória ante a Juventus
Fechando a jornada, em jogo atrasado da 1ª rodada, o Corinthians, de Adriano Oliveira, estreou no campeonato derrotando a Juventus, de Vandré Meneses, por 2x0, na Toca da Raposa, com Max Monteiro no apito. O Coringão mostrou-se competente em todo o transcorrer da partida e chegou tranquilo ao triunfo.
As equipes do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, do Porto, de Dinoraldo Gonçalves e do Santos, de Adilson Ribeiro, não compareceram à APFM e, em consequência, a 2ª rodada será complementada no próxima sábado, dia 21 de julho, juntamente com os jogos da 3ª rodada.
A competição mal começou, mas observa-se um grande equilíbrio entre as equipes disputantes. Vai ser um perde e ganha daqueles. A luta pela classificação vai ser acirrada, jogo a jogo, rodada a rodada.
Haja emoção! Viva o botão.
(Dedicado a Cláudio Alves Sandes, o irreverente Gordo do Coritiba, a famosa Minhoca,  que torna alegre os sábados na APFM)

domingo, julho 08, 2012

COMEÇA MAIS UMA GUERRA NO BOTÃOBOL

É isso aí, minha gente! Com uma semana de antecedência, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu início à competição mais importante do ano, no botãobol, o Campeonato Oficial, valendo a conquista do Troféu Chico Barbosa.
Com 14 equipes participantes, iniciou-se a disputa do 1º turno (Turno de Classificação), onde todos os inscritos jogarão entre si, por pontos corridos, tentando a classificação para o 2º Turno (fase decisiva) - Série Ouro, que será composto pelas sete melhores colocadas e que irão lutar pela posse do cobiçado troféu. Vale salientar que o campeão do 1º turno já se garante para a decisão final do campeonato, quando enfrentará em partida única o campeão da Série Ouro.
Mengão vence Chelsea no jogo de abertura do Campeonato Oficial
Iniciando a longa jornada, no Hércules Stadium, Flamengo, de Fernando Esperma e Chelsea, de Hugo Alexandre, proporcionaram um belo espetáculo, com o triunfo sorrindo para o Urubu do Hospício, por 4x3, com Paulo Jiquiá atuando como árbitro.
Raposa da Jacobina ganha fácil do Timbu e confirma favoritismo
Já na Toca da Raposa, o Cruzeiro, Max Monteiro arbitrou a vitória maiúscula do Cruzeiro, de Marcos Cardoso, sobre o Náutico, de Abiud Gomes, por 3x0, com um 1º tempo irrepreensível por parte dos estrelados.
Um Porto bastante seguro causa ferida no Fogão
Enquanto isso, no Fosso do Caxinguelê, o Botafogo, de Marcos Silva, com Del Piero & Cia, foi surpreendido pelo Porto, de Dinoraldo Gonçalves, saindo de campo amargando uma derrota por 4x2. Adilson Ribeiro, com uma atuação segura, dirigiu a partida.
Baleia Azul foi mortal e engoliu o Hércules 
Por sua vez, no Brasília Stadium, o Vila Belmiro, mostrando a exuberante forma que atravessa, goleou o Hércules, do poeta J. Hércules, construindo o escore de 4x1, com toda tranquilidade. O árbitro da partida,  Bruno Monteiro, apesar da inexperiência, teve uma boa atuação, não interferindo no resultado da partida.
De pai prá filho: no encontro dos gajos, deu São Paulo sem susto
Após um breve intervalo, São Paulo, de Max Monteiro e Portugal, de Bruno Aritana, se enfrentaram no Fosso do Vaco Vaco, com Hugo Alexandre no apito. No final do jogo, o placar estava lá estampado:  2x0 para o Tricolor do Samu, sem surpresas.
Peixe não cai na esparrela de Zé do Caixão e sai vitorioso
Fechando a jornada, o Santos, de Adilson Ribeiro, compareceu ao Timbuzão, para defrontar-se com o Internacional, de Clóvis Sandes, o popular Zé do Caixão. O Colorado fingiu-se de morto, na tentativa de iludir a equipe Fórmula Um do Peixe, mas de nada adiantou, pois o triunfo acabou mesmo indo para o lado do campeão do IV Chifronésio do Recife, que satisfez-se mesmo  com um magro 1x0.
O duelo entre Corinthians, de Adriano Oliveira e Juventus, de Vandré Meneses, marcado para este sábado, dia 7 de julho,  ficou transferido para a próxima semana , juntamente com os jogos válidos pela 2ª rodada.
Os resultados dos jogos estabeleceram  a excelente média de quatro gols por partida, numa demonstração  de que a competição será  bastante acirrada, com os jogos se transformando em autênticas batalhas.
Pelo que se pode observar, a guerra pela classificação não vai ter trégua e quem der bobeira vai ter que se consolar com a Série Prata e aí, sim, será o fim da picada. Haja emoção. Viva o botão.
(Dedicado a Carlos Alberto dos Santos, o amigão Albertinho, um top de linha do botãobol)




domingo, julho 01, 2012

AGORA É PRÁ VALER

O cenário está pronto para receber as feras do botãobol
É isso aí, minha gente! Acabaram-se os treinos e a partir de sábado, dia 7 de julho, começa a guerra do Campeonato Oficial de Botãobol, versão 2012, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa,  reunindo o que há de melhor no mundo do futebol de botões. É a hora da verdade.
Serão treze equipes disputando a posse do Troféu Chico Barbosa e a hegemonia do botãobol em Pernambuco.
Cruzeiro e Náutico medem forças numa briga de cachorro grande
 Hoje, neste sábado, dia 30 de junho, todas as equipes inscritas, ultimaram os preparativos e o que se pode observar é que a competição desse ano será uma das mais acirradamente disputadas, tal o empenho dos times durante todo o período de treinamento.
Para conquistar o Troféu Chico Barbosa as equipes irão se enfrentar num turno de classificação, com a participação de todos os times, jogando entre si, por pontos corridos e os sete melhores colocados irão para o 2º turno e comporão a Série Ouro. O campeão do Turno de Classificação, automaticamente, já garante vaga para a final do campeonato, podendo também se sagrar campeão de 2012 caso venha a conquistar o 2º turno.
Na hipótese disso não ocorrer, o Troféu Chico Barbosa será decidido numa partida única, envolvendo os campeões do Turno de Classificação e da Série Ouro, respectivamente.
As seis equipes que ao fim do primeiro turno não tenham obtido a classificação para a Série Ouro irão disputar a Série Prata, com os campeões e vices tendo direito a troféus.
O Regulamento do Campeonato já está aprovado, sendo do conhecimento de todos os participantes.
A novidade é a realização das partidas utilizando-se de seis campos, próprios para o botãobol: TIMBUZÃO, BRASILIA STADIUM, TOCA DA RAPOSA, HÉRCULES STADIUM, FOSSO DO CAXINGUELÊ e FOSSO DO VACO VACO, conhecidos através de sorteio, que acontece sempre 15 minutos antes do início de cada jornada.
Este ano, com a ausência do INTERNACIONAL, de Paulo Jiquiá, atual tricampeão de botãobol, cresce a expectativa para se saber quem no final da competição irá suceder o famoso Colorado. A luta vai ser insana.
Esmero do Vila Belmiro nos treinamentos é impressionante
Das treze equipes inscritas, apenas duas já viveram o grande momento de erguer o troféu de campeão: BOTAFOGO, de Marcos Silva e VILA BELMIRO, de Albertinho. Portanto, os demais irão fazer das tripas coração para também poder vivenciarem esse grande momento, inédito em suas existências.
Espera-se muito do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do CRUZEIRO, de Marcos Cardoso, do NÁUTICO, de Abiud Gomes, verdadeiros monstros sagrados do botãobol.
Chelsea não tem descanso e espera brilhar intensamente
Por sua vez, o CHELSEA, de Hugo Alexandre e o FLAMENGO, de Fernando Esperma, chegam com tudo e vão lutar com unhas e dentes para conquistar o Troféu Chico Barbosa, o que não seria nenhuma surpresa, tal o elevado estágio em que se encontram.
Por outro lado, pelo histórico, apesar de terem também amplas condições para conquistarem o título, PORTO, de Dinoraldo, HÉRCULES, de José Hércules, CORITIBA, de Cláudio Sandes, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, SÃO PAULO, de Max Monteiro e INTERNACIONAL, de Clóvis Sandes, poderiam ser  consideradas autênticas zebras, pois são equipes que alternam bons e maus momentos quando estão competindo prá valer, mas que vão fazer feridas, não há dúvida.
Momento de descontração enquanto não é chegada a hora
Por tudo isso, vislumbra-se que o campeonato terá dois grandes e significativos momentos: o primeiro é a briga pelo título de campeão do turno de classificação, com cada jogo se transformando em autêntica batalha e o segundo é a luta pelo chamado G-7, apontando assim as equipes que irão compor a Série Ouro, no 2º Turno.
Uma coisa é certa: quem bobear, na certa vai dançar bonitinho, tendo que se consolar na Série Prata.
O bom de tudo isso é saber que sábado é só o comecinho. As emoções irão acontecendo, paulatinamente, a cada sábado. Podem apostar.  Viva o botão!
(Dedicado ao amigão Dinoraldo Gonçalves, mais um apaixonado pelo botãobol)