Minha lista de blogs

sábado, março 24, 2012

CHIFRONÉSIO CADA VEZ MAIS EMPOLGANTE

Coxa empolgante vence Chelsea e mantém 100% de aproveitamento
É isso aí, minha gente. O botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras) viveu uma tarde empolgante, neste sábado, dia 24 de março, com a realização dos jogos pelo IV Torneio Chifronésio do Recife, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
No único embate do Grupo A, o Coritiba, de Cláudio Sandes, manteve os 100% de aproveitamento e a liderança inconteste do seu grupo, derrotando o Chelsea, de Hugo Alexandre, por 2x0, complicando, assim, cada vez mais, a situação dos "Blues do Aeroporto", que terão a partir de agora a obrigação de vencer, no mínimo, três dos quatro jogos que lhe restam para conseguir a tão almejada classificação para a segunda e decisiva fase da competição.
Após empate em 0x0 ante o Drico, São Paulo cai diante do Coringão
Já pelo Grupo B, nove jogos deram sequência ao torneio com resultados até certo ponto surpreendentes.
De saída, o São Paulo, de Max Monteiro, mais uma vez decepciona, empatando, sem gols, com o Drico, de Dido de Caruaru e, em seguida, amargando um revés de 1x0 para o Corinthians, de Adriano Oliveira. Está  ruça a situação do Tricolor do Samu.
Pelo andar da carruagem, descendo  a ladeira como está, vai ter que se consolar na Rebarba do Chifronésio.
Início da maratona hercúlea com triunfo frente ao Itacuruba
 Por sua vez, o Hércules, do velho poeta JHércules, cumpriu uma maratona de cinco partidas, chegando aos nove pontos positivos, assumindo a liderança isolada do Grupo B. 
Começou derrotando o Itacuruba, de Alexandre Freitas, por 2x1, no Timbuzão. Depois, triunfou perante o Drico, de Dido de Caruaru, por 3x0, porém, sofreu, de imediato,  dois tropeços: um para a equipe Fórmula Um do Santos, de Adilson Ribeiro, por 2x1 e o outro baque ocorreu ante o Corinthians, de Adriano Oliveira, com um magro 1x0. Fechou com uma excelente vitória sobre o sinistro Internacional, de Clóvis Sandes, o temido Zé de Caixão.
Coringão passou sufoco ante o caruaruense Drico
Um pouco antes, o Coringão, de Adriano Oliveira,  no Hércules Stadium, sofreu um bocado e somente no finalzinho da partida conseguiu dar o grito de gol, conformando-se assim com o empate de 1x1 frente ao Drico, de Dido de Caruaru. O time da terra de Vitalino por muito pouco não consegue seu primeiro triunfo no Chifronésio enquanto que os mosqueteiros do Curado Dois continuam com altos e baixos na competição.
Itacuruba passa por cima dos zumbis de Zé do Caixão
Fechando a jornada, o Itacuruba, de Alexandre Freitas, apresentando seu famoso mascote Del Piero, o famoso papa-capim, com um canto mavioso, abafou os gemidos funestos dos zumbis de Zé do Caixão e saiu vitorioso por 2x1. O sinistro Internacional, de Clóvis Sandes, já não assusta mais ninguém.
Pelo visto, a meta do time das catacumbas é conquistar o bicampeonato da Rebarba do Chifronésio.
E assim se passou mais um sábado, super movimentado, numa clara demonstração de que o botãobol é sem sombra de dúvida um esporte empolgante, simplesmente fabuloso. Salve o Chifronésio! Viva o botão!

sábado, março 17, 2012

UM CHIFRONÉSIO DIVINO E MARAVILHOSO


A vitoriosa estréia do Coxa ante o Fogão
É isso aí minha gente desse mundo fantástico e maravilhoso do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras). A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 17 de março, deu continuidade ao IV Torneio Chifronésio do Recife, no botãobol, com a realização de sete partidas.
Pelo Grupo A, pela 1ª rodada, na Toca da Raposa,  o Coritiba, de Cláudio Sandes, se impôs ao Botafogo, de Marcos Silva e triunfou por 2x1. Brilhou a estrela de Bobby Charlton, artilheiro coxa.
 Nova vitória do Coritiba valeu a liderança do Grupo A
Em seguida, novamente na Toca da Raposa, pela 2ª rodada,  o Coxa enfrentou o Fenerbahce, de Vandré Meneses e se consolidou na liderança de seu grupo, vencendo com categoria os turcos de Olinda, por 3x0.
Brasília foi perfeito e mortal e baixou a bola do Vila Belmiro
Ainda pelo Grupo A, o Brasília, de Dinoraldo Gonçalves, surpreendeu o Vila Belmiro, de Albertinho, triunfando por 2x1, acabando assim com a goga da Baleia Azul que apregoava que não estava para ninguém nesse Chifronésio. Foi a estréia das duas equipes na competição.
Fogão leva a melhor num jogo disputado pau-a-pau
Quem também conseguiu uma brilhante e significativa vitória foi o Botafogo, de Marcos Silva, reabilitando-se do insucesso da estréia. No Brasília Stadium , em partida disputadíssima, válida pela 2ª rodada,  o Fogão, ao apagar das luzes, conseguiu o gol que lhe deu o triunfo por 3x2 sobre o Chelsea, de Hugo Alexandre. Os Blues do Aeroporto sofrem seu primeiro tropeço na luta pelo bicampeonato.
Urubu voou mais alto prá cima do Brasília
Fechando os jogos do Grupo A, o Flamengo, de Fernando Esperma, virou em cima do Brasília, saindo cantando de galo com o placar estampando 2x1 em seu favor. O Urubu está com tudo e não está prosa.
Peixe não se apavora e livra-se da trama macabra de Zé do Caixão
Já pelo Grupo B, apenas dois jogos foram realizados. No Hércules Stadium, a equipe fórmula um do Santos, de Adilson Ribeiro, derrotou o Internacional, de Clóvis Sandes, por 2x1, provando que não estava nem aí para os uivos e gemidos vindos da catacumba de onde saíram os zumbis de Zé do Caixão.
Raposa da Jacobina passeia na ambulância do Tricolor do Samu
Enquanto isso, no Timbuzão, Cruzeiro, de Marcos Cardoso e São Paulo, de Max Monteiro, estrearam e a vitória sorriu para os estrelados, que marcaram 3x1 no placar. O Tricolor do Samu em momento algum ameaçou a famosa Raposa da Jacobina. Foi um passeio de ambulância.
Pelo que se viu até agora, as emoções maiores ficarão para os confrontos do Grupo A, onde seis equipes (Botafogo, Brasilia, Chelsea, Coritiba, Flamengo e Vila Belmiro),   vão lutar com unhas e dentes pelas quatro vagas reservadas para a fase final da competição. 
Por sua vez, o Grupo B  vai ser uma baba para as equipes do Cruzeiro e  do Santos se classificarem. A briga vai ficar mesmo  para a disputa pelas duas vagas restantes. Hércules e São Paulo reúnem maiores chances, mas Corinthians,  Itacuruba e Internacional  podem causar surpresas. Vamos aguardar os resultados. 
O que se sabe mesmo é que o IV Chifronésio vai seguir empolgante, com jogos espetaculares, cheios de lances sensacionais, reforçado com a beleza dos botões de chifres. É divino, maravilhoso. Viva o botão.

sábado, março 10, 2012

COMEÇA A GUERRA DO IV TORNEIO CHIFRONÉSIO DO RECIFE

Na abertura do IV Chifronésio,  Chelsea larga na frente, rumo ao bi
É isso aí, minha gente. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 10 de março, cumprindo o calendário oficial de botãobol de 2012, deu início ao IV Torneio Chifronésio do Recife, com a participação de dezesseis equipes.
A competição, constituída unicamente de times de botões de chifres, está dividida em dois grupos, cada um com oito equipes, que lutarão, nesta primeira fase,  para se classificarem para a fase mata-mata, pela decisão do torneio.
Abrindo a jornada, pelo Grupo A,  o Chelsea, de Hugo Alexandre, deu o primeiro passo em busca do bicampeonato, ao vencer com relativa facilidade ao Fenerbahce, de Vandré Meneses, por 3x1, na Toca da Raposa.
Mengão falha e vê triunfo consagrador do Vitória de Guimarães
Ainda pelo Grupo A, o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, surpreende e derrota o Flamengo, de Fernando Esperma, por 1x0, no Brasília Stadium.
Peixe derrapa na estréia ante um motivado Itacuruba
Já, pelo Grupo B, na única partida realizada, o Itacuruba, de Alexandre Freitas, com seu novo mascote, o papacapim Del Piero, fez o Santos Fórmula Um, de Adilson Ribeiro, derrapar no Timbuzão e por pouco não colhe um espetacular triunfo. Saiu na frente no placar, mas no final acabou cedendo o empate. Foi uma bela estréia rubronegra.
O Peixe suou muito para conseguir a igualdade, que, pelas circunstâncias, terminou sendo um  resultado menos desastroso.
Os grupos, seguindo a ordem do ranking geral da APFM, ficaram assim constituídos:
GRUPO A
- Vila Belmiro, de Albertinho;
- Botafogo, de Marcos Silva;
- Brasília, de Dinoraldo Gonçalves;
- Coritiba, de Cláudio Sandes;
- Chelsea, de Hugo Alexandre;
- Fenerbahce, de Vandré Meneses;
- Flamengo, de Fernando Brito;
- Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto
GRUPO B
Santos, de Adilson Ribeiro;
Cruzeiro, de Marcos Cardoso;
Hércules, de José Hércules;
São Paulo, de Max Monteiro;
Corinthians, de Adriano Oliveira;
Internacional, de Clóvis Sandes;
Itacuruba, de Alexandre Freitas;
Drico, de Adriano Sette (Dido de Caruaru).
Para o próximo sábado, dia 17 de fevereiro, estão programados os seguintes jogos:
1) Partidas atrasadas da 1ª Rodada:
GRUPO A
Vila Belmiro X Brasilia
Botafogo X Coritiba
GRUPO B
Internacional X Hércules
Cruzeiro X São Paulo
Corinthians X Drico
2) Partidas da 2ª Rodada:
GRUPO A
Vila Belmiro X Vitória de Guimarães
Flamengo X Brasilia
Botafogo X Chelsea
Coritiba X Fenerbahce
GRUPO B
Santos X Internacional
Itacuruba X Hércules
Cruzeiro X Corinthians
São Paulo X Drico
Abiud, a grande baixa do IV Torneio Chifronésio do Recife
De se lamentar apenas a ausência do Náutico, de Abiud Gomes, que, por problemas de saúde de seu treinador,  não poderá participar desse monumental torneio, ficando assim a competição privada dos craques timbus, vice campeões da última edição do Chifronésio. É uma pena, mas "c'est la vie". Viva o botão.

domingo, março 04, 2012

VILA BELMIRO É DE NOVO DONO DA FESTA NO BOTÃOBOL

Vila recebe feliz da vida o troféu Armando Pordeus
É isso aí, minha gente. Neste mundo maravilhoso e fantástico do botãobol, o Vila Belmiro, de Albertinho, mostrando que é, na atualidade, o melhor botonista em atividade na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, sagrou-se campeão do II Open Armando Pordeus, no botãobol (futebol de botão na regra pernambucana), ao vencer em sensacional final, por 1x0, a esquadra do Santos, de Adilson Ribeiro.
Participaram do evento, já definitivamente inserido no calendário da APFM e tornado em competição oficial, quinze equipes que se enfrentaram obedecendo à fórmula mata-mata.
A primeira fase constou de sete partidas, todas bem disputadas, com um nível técnico bastante acentuado.
Chelsea vestiu-se de Timbu e atropelou o São Paulo, de Max Monteiro
Abrindo o torneio, no Hércules Stadium,  o Chelsea, de Hugo Alexandre, com um golaço de Galhardo, despachou o São Paulo, de Max Monteiro.
Mengo com muita raça e determinação vence Fogão
No mesmo instante, em partida cheia de emoção, no Timbuzão,  o Flamengo, de Fernando Brito, mandou o fortíssimo Botafogo, de Marcos Silva, para casa mais cedo, triunfando por 3x2. O Mengão esteve soberbo e soube suportar a pressão do Fogão.
Peixe  livra-se da zebra Drico de Caruaru
Já na Toca da Raposa, mesmo perdendo dois pênaltis e muitas oportunidades de gol, o Santos, de Adilson Ribeiro, chegou à vitória ante o Drico, de Dido de Caruaru, graças a um golzinho marcado no finalzinho da partida. A zebra passou raspando a trave do Peixe.
Hércules vence Caxias na ressaca do Gauchão 2012
Enquanto isso, no Brasília Stadium, o promotor do evento, Armando Pordeus, trouxe sua equipe, o Caxias, numa significativa homenagem ao clube dos pampas, campeão do 1º turno do campeonato gaúcho de futebol, para enfrentar o Hércules, do poeta sertanejo J. Hércules. Jogo surpreendente e equilibrado mas  que terminou com o triunfo das tartarugas espanholas do Saint Moritz, por 2x1. Os caxienses, mesmo derrotados, saíram radiantes do torneio e assim permaneceram até o encerramento da competição.
Timbu não se assusta e abre retranca de Zé do Caixão
Na sequência, na Toca da Raposa, o Náutico, de Abiud Gomes, com seu maravilhoso Real Madrid, conseguiu um suadíssimo triunfo sobre o Internacional, de Clóvis Sandes, o famoso Zé do Caixão, graças a um gol de Cristiano Ronaldo, em magistral cobrança de falta.
Portugueses esmorecem e caiem diante do Coringão
Por sua vez, no Brasília Stadium, o Corinthians, de Adriano Oliveira, aproveitou-se bem da falta de entrosamento dos chacarianos do Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto e classificou-se para a fase seguinte com o placar estampando 2x0 em seu favor.
Sorte e competência, ingredientes do sucesso da Baleia Azul
Fechando a fase, no Hércules Stadium,  em partida emocionante, decidida nas cobranças de penalidades máximas (6x5), após empate em 1x1 no tempo regulamentar, o Vila Belmiro, de Albertinho, com tremenda dose de sorte, seguiu em frente na competição, deixando para trás o Brasília, de Dinoraldo Gonçalves.
Coxa bem que tentou mas sucumbiu nos pênaltis
Veio a segunda fase e o Coritiba, de Cláudio Sandes, que sobrara no sorteio, teve pela frente o Chelsea, de Hugo Alexandre, no estádio Timbuzão. Mais uma partida equilibradíssima e cujo resultado só foi determinado através da cobrança de pênaltis. No tempo normal, o empate em 1x1 mostrou o quanto foi igual o duelo entre os Coxas e os Blues, porém, nas penalidades, a eficiência do Chelsea ficou mais patente, convertendo duas cobranças, contra nenhuma do Coritiba.
Em outro confronto, no Brasília Stadium,  duelaram Santos, de Adilson Ribeiro e Flamengo, de Fernando Brito. Jogo amarrado, catimbado, com a vitória sorrindo mais uma vez para o lado do Peixe, com um magérrimo 1x0.
Na mesma ocasião, no Hércules Stadium, o clássico Náutico X Hércules foi arduamente disputado e o alviazulino do Saint Moritz soube bem aproveitar os vacilos do timbu e sairam de campo festejando a vitória por 3x2. Foi um belo espetáculo.
No encerramento da 2ª Fase, o Vila Belmiro penou mas acabou triunfando ante o Corinthians, com o gol acontecendo quase ao apagar das luzes da partida. Os ventos mais uma vez favoreceram à Baleia Azul do Metrô de Ypiranga.
Pelas semifinais, o confronto Santos X Chelsea, disputado no Hércules Stadium, teve todos os temperos de um clássico, somente decidido na cobrança de pênaltis. Os Blues tiveram tudo para liquidar a série mas falhou no último arremate e assim assistiram ao Peixe ir para a disputa do título do II Open. A experiência falou mais alto. Serve de ensinamento.
No outro confronto das semifinais, o Vila Belmiro tirou proveito da instabilidade do Hércules e conseguiu fácil triunfo por 2x0. O cansaço dos espanhóis do Saint Moritz ficou patente e assim sendo não pode repetir suas belas atuações anteriores.
Peixe lutou mas o II Open Armando Pordeus é da Baleia Azul
Veio a final da competição. Vis a vis as duas melhores equipes da maratona. Vila Belmiro, de Albertinho e Santos, de Adilson Ribeiro. Local escolhido por sorteio: Estádio Timbuzão. Árbitro: Hugo Alexandre de Almeida. 
Partida tensa, nervosa, com os técnicos apresentando sinais de exaustão. Poucas oportunidades de gol. Percebe-se que o duelo seria decidido num lance perfeito e mortal. E aí brilhou a estrela da Baleia Azul com um arremate do camisa onze Miranda. Gol do Vila. Estava conquistado o II Open Armando Pordeus. Lindo, lindo. Viva o botão.