Minha lista de blogs

domingo, dezembro 18, 2011

VILA BELMIRO CONQUISTA ÚLTIMO TÍTULO DE 2011

Início da jornada vitoriosa do Vila Belmiro
É isso aí, minha gente desse mundo maravilhoso e encantado do botãobol (futebol de botão na regra pernambucana, a rainha das regras). A festa na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, continuou por todo o sábado, dia 17 de dezembro, primeiro com a entrega dos troféus e medalhas, referentes à disputa do Troféu Paulo Felinto, pelo Campeonato Oficial de 2011.
Tão logo se encerrou a solenidade, partiu-se para o Torneio de Encerramento, pondo um fecho nas atividades da APFM no ano que está se findando.
Quinze equipes se inscreveram para a competição, com destaques para os times do Sport, de Paulo Felinto Gouveia de Albuquerque e do Vitória de Guimarães, de José de Azevedo Neto, que há muito estavam afastados dos campos da entidade.
Feito o sorteio dos jogos, o Torneio teve início logo com 4 jogos simultâneos; No Brasília Stadium, o Vila Belmiro, de Albertinho, obteve a classificação ao  derrotar o Náutico, de Abiud Gomes, nos pênaltis, após um empate em 0x0 no tempo regulamentar.
Hércules despacha o São Paulo, de Max Monteiro
 Já no Timbuzão, o Hércules, do poeta JHércules, com dificuldades, impos-se ao São Paulo, de Max Monteiro, no Timbuzão, triunfando por 1x0.
 Sport surpreende-se com canto estridente  do Trinca Ferro
Enquanto isso, na Toca da Raposa, o Itacuruba, de Alexandre Freitas, despachava o legendário Sport, de Paulo Felinto, também com um magro 1x0.
Por sua vez, no Hércules Stadium, a sinistra Inter de Milão, de Clóvis Sandes, o famoso Zé do Caixão, mandou para casa mais cedo o Tricampeão Internacional, de Paulo Jiquiá.
Na sequência, ainda pela primeira fase, no Brasília Stadium, Chelsea, de Hugo Alexandre e Brasília, de Dinoraldo Gonçalves, com o empate em 1x1 no tempo normal, decidiram a classificação nos pênaltis e o time de Maranguape saiu vitorioso por 2x1, acabando com o sonho dos Blues do Aeroporto.
No Timbuzão, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, passou por cima do Coxa, de Cláudio Sandes, aplicando-lhe o escore de 3x1.
Na Toca da Raposa, Santos, de Adilson Ribeiro e Flamengo, de Fernando Brito, duelaram e a vitória sorriu para o  Peixe, com o placar estampando 1x0.
Baleia Azul colhe mais um belo triunfo
Veio a segunda fase e o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, vendeu caro a derrota para o Vila Belmiro, de Albertinho, no Brasilia Stadium, caindo por 3x2, num jogo sensacional.
No mesmo instante, o Hércules colheu mais um triunfo, despachando o Itacuruba, de Alexandre Freitas, no Timbuzão, aplicando-lhe 2x0 no placar.
Outro que teve que deixar a competição foi a Inter de Milão, de Zé do Caixão, com a derrota de 1x0, imposta pelo Brasília, de Dinoraldo, no Timbuzão.
Em jogo empolgante, Peixe derrota Raposa da Jacobina
Fechando a fase, no melhor jogo do Torneio de Encerramento, o Santos, de Adilson Ribeiro, classificou-se para a semifinal, ao vencer o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, por 3x2. Os irmãos Securinhas fizeram um belo espetáculo.
Baleia Azul faz mais uma vítima
Na 1ª semifinal, na Toca da Raposa, o Vila Belmiro continuou com sua marcha vitoriosa e eliminou o Hércules, na cobrança de pênaltis, após empatarem em 1x1 no tempo regulamentar.
Na outra semifinal, no Hércules Stadium,  bastou um gol solitário do Santos para que o Brasília fosse despachado da competição.
É chegada, pois, a hora da verdade. A partida final envolvendo Santos x Vila Belmiro foi disputada pau a pau, com o Peixe largando na frente, porém, uma falta de longa distância, fez com que a Baleia Azul voltasse para o jogo, conseguindo um empate surpreendente que perdurou por todo o tempo da partida.
Mais uma vez, veio a decisão em cobranças de penalidades máximas e o Vila Belmiro, como das outras vezes, foi cruel e determinado, convertendo todos os três pênaltis, contra apenas dois do Peixe.
Fim da festa: Baleia Azul engole Peixe nos pênaltis e levanta o último caneco
O Vila Belmiro sagra-se campeão do Torneio de Encerramento, levando para casa o último troféu em disputa no ano de 2011. A Baleia Azul mereceu.
A festa da vitória se prolongou por toda a tarde com uma farta mesa de comes e bebes.
A ordem agora é descansar, aproveitar os festejos de fim de ano, curtir bem  o Natal e retornar com energias renovadas para enfrentar a maratona de botãobol de 2012, que promete muitas emoções.
Feliz Natal e um Próspero Ano Novo. Viva o botão!

E ROLOU A FESTA NO BOTÃOBOL

Grande momento da APFM com a entrega de troféus e medalhas
Alegria, alegria, minha gente maravilhosa do botãobol. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa viveu, neste sábado, dia 17 de dezembro, um dia inesquecível. Foi simplesmente espetacular.
A festa de encerramento do ano esportivo de 2011 começou cedo com a premiação aos que mais se destacaram no campeonato oficial deste ano, onde se colocou em disputa o Troféu Paulo Felinto, que extrapolou todas as expectativas, com jogos memoráveis.
Paulo Felinto, o grande homenageado, ladeado por Hércules e Abiud
Destaque maior coube à presença na festa  do homeageado da APFM, Paulo Felinto Gouveia de Albuquerque, um dos maiores nomes do botão pernambucano, que encheu de orgulho e de satisfação todos aqueles que fazem o dia-a-dia da entidade. Foi bom ver esse figuraço de botonista batendo sua bolinha de borracha nos campos da APFM, mostrando aos mais novos a velha categoria de sempre.
Este blogueiro, na condição de diretor cultural da entidade de botãobol, convocou todos os presentes para participarem da cerimônia de entrega da premiação.
Flamengo, de Fernando Brito e sua medalha de 6º colocado
De saída, foram chamados os diretores dos times que se classificaram do 5º ao 8º Lugar no Campeonato Oficial, na seguinte ordem: São Paulo, de Max Monteiro (5º); Náutico, de  Abiud Gomes (6º); Flamengo, de Fernando Brito (7º) e Santos, de Adilson Ribeiro (8º), que receberam suas medalhas. Juntando-se a esses, também receberam medalhas o Internacional, de Paulo Jiquiá, detentor do melhor ataque, com 45 gols marcados na competição e o Botafogo, de Marcos Silva, que teve a defesa menos vazada. com apenas 16 gols sofridos.
Hugo Alexandre recebe de Paulo Jiquiá o troféu de melhor árbitro
Na sequência, foi feita a entrega dos troféus ao melhor árbitro do campeonato (Hugo Alexandre, com 41 atuações) e ao botão artilheiro do Troféu Paulo Felinto (Del Piero, do Botafogo, de Marcos Silva, com 18 gols marcados).
O troféu de botão artilheiro sob a guarda de Alexandre Freitas
Infelizmente, o querido botonista Marcos Silva, do glorioso Botafogo, por sérios problemas de saúde, não pode comparecer à solenidade para receber seus prêmios que teve direito (troféu de 4º colocado e medalha de melhor defesa). O outro troféu (botão artilheiro) foi entregue a Alexandre Freitas, mas que deverá lhe ser  repassado, tão logo se recupere e volte a brilhar na APFM.
Seguiu-se a premiação do 3º colocado, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso e também do vice campeão, o Vila Belmiro, de Albertinho.
De Paulo Felinto a Paulo Jiquiá: a entrega do cobiçado troféu
Por fim, o grande homenageado Paulo Felinto, com muita emoção,  fez a entrega do troféu,  que levou seu nome,  ao Internacional, de Paulo Jiquiá, grande campeão de 2011, o qual se tornou tricampeão de botãobol (2009-2010-2011).
Terminada a solenidade, partiu-se de imediato para a disputa do Torneio de Encerramento, última competição oficial do ano de 2011, que contou com a participação de 15 equipes. Os fatos e resultados desse torneio serão narrados em outra matéria, oportunamente. Viva o botão!