Minha lista de blogs

domingo, junho 19, 2011

CHUVA DE GOLS NO BOTÃOBOL

Hugo Alexandre (Chelsea) recebe o troféu de Campeão do III Chifronésio
É isso aí, minha gente. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa viveu um sábado deslumbrante com a abertura do Campeonato Oficial de 2011 de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras).
Antes, a APFM promoveu a solenidade de entrega de troféus e medalhas do III Torneio Chifronésio do Nordeste, recentemente encerrado, com o Chelsea se sagrando campeão com todas as honras.
Mas agora as vistas estão voltadas para a disputa do Troféu Paulo Felinto que caberá ao campeão de 2011.
Dezessete equipes irão se defrontar todos os sábados, no sistema de pontos corridos, na grande competição de botãobol de Pernambuco.
Vale ressaltar a aquisição de novas bolas de borracha, cuja matéria prima foi adquirida em Florença, na Itália e que, de imediato, caíram no agrado geral.
Realmente, nesta primeira rodada, as bolas se mostraram fantásticas, lembrando em muito a célebre "miolo de pão", tida e havida como a melhor bola para a prática do botãobol.
Santos, de Adilson Ribeiro, empata com São Paulo, de Max Monteiro
E vieram os jogos da 1ª rodada, conhecida por sorteio,  com as equipes nas pontas dos cascos, iniciando a chuva de gols.
Coube ao Santos, de Adilson Ribeiro, abrir a competição, tendo pela frente o São Paulo, de Max Monteiro. A partida aconteceu no Brasília Stadium e foi arbitrada por Hugo Alexandre. Combate equilibradíssimo, com um botãobol de alto nivel. No final, o empate de 2x2 premiou as duas equipes.

Botafogo, de Marcos Silva, suou para derrotar o Corinthians, de Adriano
Na seqüência, no Hércules Stadium, o Botafogo, de Marcos Silva, depois de um ano afastado das mesas da APFM, estreou com vitória frente ao Corinthians, de Adriano Oliveira, com um único gol, marcado pelo extraordinário artilheiro Del Piero. Marcos Cardoso atuou como árbitro, sem contestação.
 
Colorado não respeita "Vecchia Signora" e dá início a saga do Tri
Ainda no Hércules Stadium, o Internacional, de Paulo Jiquiá, que ameaçara não disputar o campeonato, voltou atrás e resolveu lutar pelo tricampeonato. Fez uma parceria com o Chelsea e  foi mais do que feliz na apresentação, goleando, sem dó, nem piedade, a Juventus, de Vandré Meneses, aplicando-lhe um sonoro 6x1. O Colorado mostra que não está para brincadeira. Agora é esperar para ver se a parceria irá se consolidar e ir até o fim do certame. Tomara.

Mengão limitou-se a assistir a demonstração de força do Porto
Fechando a jornada, o Porto, de Dinoraldo Gonçalves, estreou com um excelente triunfo, frente ao Flamengo, de Fernando Brito. O placar de 3x0 dá muito bem uma visão do que foi a partida, onde o Tricolor de Maranguape foi sempre superior. O Mengão do Hospício esteve apático em quase todos os momentos do confronto. Louve-se a arbitragem de Adilson Ribeiro, com uma excelente atuação.
O campeonato prossegue no sábado, dia 2 de julho, com jogos atrasados da 1ª rodada e as partidas válidas pela 2ª rodada, conforme a seguinte distribuição:
JOGOS ATRASADOS (1ª RODADA)
VILA BELMIRO X CHELSEA
CRUZEIRO X INTER DE MILÃO
HÉRCULES X ITACURUBA
CORITIBA X DRICO
JOGOS DA 2ª RODADA
DRICO X NÁUTICO
INTER DE MILÃO X VILA BELMIRO
JUVENTUS X SANTOS
FLAMENGO X BOTAFOGO
CORITIBA X INTERNACIONAL
CHELSEA X CRUZEIRO
CORINTHIANS X HÉRCULES
SÃO PAULO X PORTO
Como se pode observar, a APFM, devido ao feriadão das festas juninas, não marcou jogos para o próximo sábado, dia 25 de junho. A palavra de ordem é forrozar, com muita pamonha, milho assado, canjica, fogos e balões. Pernambuco é um verdadeiro arraial. Vamos brincar prá valer e no dia 2 de julho estaremos de volta. Viva o botão

segunda-feira, junho 13, 2011

E VAI ROLAR A FESTA...


Paulo Felinto, o grande homenageado do botãobol
É isso aí, gente! Finalmente é chegada a hora de começar a maior competição de botãobol do Brasil, o Campeonato Oficial da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que este ano está homenageando um dos maiores nomes do futebol de botões do Brasil, Paulo Felinto Gouveia de Albuquerque, que emprestará seu nome ao troféu que será entregue ao campeão de 2011, após 15 longas jornadas.

Vila Belmiro, Botafogo e Chelsea, três favoritos ao título
A grande novidade é o retorno do poderoso Botafogo, de Marcos Silva, campeão de 2000 e de 2008 e que esteve afastado dos campos da APFM durante todo o ano de 2010. Pelo que se viu nos treinamentos, o alvinegro está com a corda toda e é grande favorito ao título de campeão.

O Internacional, de Paulo Jiquiá, está pronto para lutar pelo tricampeonato
Quem esteve ameaçado de participar, mas que na última hora confirmou sua presença, foi o Internacional, de Paulo Jiquiá, bicampeão de botãobol e que vai entrar com tudo em busca do inédito tricampeonato.
O que se sabe é que  a preparação das equipes foi de uma intensidade sem tamanho, tudo levando a crer que os jogos serão disputadíssimos. Vai ser uma verdadeira guerra.
O marreteiro, aqui do seu cantinho, com toda a sua experiência, acumulada durante todos esses longos anos de botão, além das duas equipes acima citadas, vê com grandes chances de chegar ao título, os times do Chelsea, de Hugo Alexandre e do Vila Belmiro, de Albertinho.
Portanto, vaticino: o campeão será uma dessas quatro equipes (Botafogo, Internacional, Vila Belmiro e Chelsea).
Náutico, de Abiud Gomes, bem como Santos, de Adilson Ribeiro, Cruzeiro, de Marcos Cardoso, Porto, de Dinoraldo Gonçalves e Hércules, do poeta JHércules,  todos irão conseguir alguns belos resultados, porém, não vão ter a tão necessária regularidade, fator ímpar para se chegar ao topo da competição.
Dos emergentes: São Paulo, de Max Monteiro,  Corinthians, de Adriano Oliveira, Flamengo, de Fernando Esperma, Itacuruba, de Alexandre Freitas e Drico, de Adriano Caruaru, espera-se que zebrem em muitos jogos, mas estarão sempre em posições intermediárias, atuando como "fiel da balança".
Por fim, a Inter de Milão, de Clóvis Sandes, o famoso Zé do Caixão. Pelo retrospecto, não deverá ser levado a sério. Pode causar alguns sustos e fica nisso.
Agora, resta aguardar a chegada do próximo sábado, dia 18 de junho, data do início da grande festa do botãobol de 2011.

Exceto o Coritiba, todos os demais estarão firmes na disputa
Antes do pontapé inicial, a APFM fará a entrega dos troféus e medalhas do III Torneio Chifronésio do Recife e então a festa vai rolar... Viva o botão.