Minha lista de blogs

terça-feira, maio 17, 2011

COLORADO VENCE TORNEIO DA ABOLIÇÃO


Internacional, de Paulo Jiquiá, com o troféu de campeão do Torneio da Abolição
 É isso aí, minha gente. Curado da ressaca do "Hexa é Luxo", este blogueiro mostra ao mundo maravilhoso do futebol de botões que a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, aproveitando a visita às nossas dependências, dos diretores e botonistas da FEFUMERJ, os cariocas Ronald Neri, Bruno Romar e Augusto Moreira, que vieram até a capital pernambucana para implantarem o futebol de botões - modalidade dadinho, promoveu, no sábado, dia 14 de maio, o Torneio Abolição, no botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras).
O evento contou com a participação de 16 botonistas, inclusive os três botonistas cariocas, que pela primeira vez sentiram o que é o botãobol.
A competição foi realizada no sistema mata-mata, cabendo ao grande amante do futebol de botões e maior divulgador do jogo de botão de Pernambuco, Armando Pordeus, a organização da festa, incluindo  os troféus entregues aos ganhadores.
Abrindo as oitavas de final, o Flamengo, de Fernando Brito, de virada, despachou o Náutico, de Abiud Gomes, triunfando por 3x2.

Flamengo, de Ronald Neri, da FEFUMERJ, não foi feliz na sua estreia no botãobol
Na sequência, o Vila Belmiro, de Albertinho, goleou o Flamengo/RJ, palhetado por Ronald Neri, por 4x0.
No terceiro jogo das oitavas de final, usando toda a sua experiência de botonista, o São Paulo/RJ, de Augusto Moreira, da FEFUMERJ, venceu ao estreante Roma, de Antonio Vildes, por 1x0, demonstrando que poderia ir muito mais longe no botãobol.
Veio então o jogo mais bem disputado do torneio: o São Paulo, de Max Monteiro, eliminou o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, por 4x3.
Logo após, o Chelsea, de Hugo Alexandre, foi goleado pelo Hércules, de JHércules, por 3x0, resultado decepcionante para os "Blues do Aeroporto".
Depois, assistiu-se ao triunfo do Coritiba, de Cláudio Sandes, em cima do Santos, de Adilson Ribeiro, por 3x1, quando mais uma vez o Peixe Fórmula Um derrapou nas curvas do botãobol.

O Liverpool, de João Gabriel, não se assustou com Zé do Caixão
Até aqui não havia acontecido nenhuma zebra, mas eis que de repente o time de Clóvis Sandes, a Inter de Milão, resolve aprontar. Enfrenta o inexperiente Liverpool, de João Gabriel, estreante no botãobol e, pasmem, perde por 1x0. Inacreditável, sob todos os aspectos. Zé do Caixão dançou.

Colorado não foi nada hospitaleiro com o Vasco, de Bruno Romar
Fechando a fase, o Internacional, de Paulo Jiquiá, foi impiedoso e cruel ao golear por 6x0 o Vasco da Gama, de Bruno Romar. 

Augusto Moreira (São Paulo/RJ), foi quem teve mais sucesso entre os cariocas
Iniciando as quartas-de-final, o Vila Belmiro, de Albertinho, derrota o Flamengo, de Fernando Brito, por 2x1, enquanto que o São Paulo, de Max Monteiro, leva a melhor sobre o homônimo carioca, de Augusto Moreira, por 3x1.
Na outra perna das quartas de final, o Coritiba, de Cláudio Sandes, conseguiu um suado triunfo por 2x1 em cima do Hércules, ao mesmo tempo que o Internacional, de Paulo Jiquiá, aplicava mais uma goleada. Dessa vez, a vítima foi o Liverpool, de João Gabriel, que foi despachado da competição, levando um acachapante 5x0.
Nas semifinais, o Vila Belmiro goleou por 3x0 o São Paulo e o Internacional mandou um 5x0 em cima do Coritiba.
Na grande decisão da competição, o Internacional chegou fácil aos 3x0 e sagrou-se, com todos os méritos, campeão do Torneio da Abolição.
A APFM  agradece ao botonista Armando Pordeus, pelos troféus ofertados e também se sente honrada com a visita desses três dinâmicos diretores da FEFUMERJ, que vieram até o nosso Estado com a árdua missão de implantar o futebol de botões - modalidade Dadinho.
Botonistas da APFM e da FEFUMERJ em clima de congraçamento
Pelo entusiasmo demonstrado, fica a certeza de que todo o esforço não foi em vão e brevemente o Dadinho estará abrilhantando as mesas de jogo de botão. Parabéns. Viva o botão.

domingo, maio 15, 2011

HEXA É LUXO

É isso aí, minha gente. Hoje, é dia de festa deste blogueiro. Nada de botãobol, nada de Dadinho. Deixo tudo isso para amanhã. É hora de curtir o Hexa. O Santinha foi o máximo. Pobre "COISA"HEXA É LUXO.

sábado, maio 07, 2011

ASSOMBROSO, A INTER DE MILÃO LEVA A REBARBA DO CHIFRONÉSIO

A Inter de Milão e a forte retranca armada contra o Cruzeiro
Se o III Torneio Chifronésio do Recife foi simplesmente espetacular, a Rebarba Chifronesiana não ficou atrás em emoção. Foi fantástica, assombrosa e fantasmagórica.
Quem deveria abrir a jornada seria o Hércules, do poeta JHércules, mas a Juventus, de Vandré Meneses, não deu as caras na APFM e o alviazulino de Saint Moritz da Boa Viagem ganhou fácil por WxO e partiu para enfrentar o Colorado, de Paulo Jiquiá.
Antes, na Toca da Raposa, o Cruzeiro, de Marcos Securinha, sentiu o bafo quente de Zé do Caixão e assim não conseguiu romper a barreira da Inter de Milão. 0x0 deu ao "Time dos Horrores" a passagem para a grande final da Rebarba. Clóvis Sandes continuava assustador.
Num fantástico vira-vira, Hércules despacha Colorado
Já o Hércules, numa virada sensacional, triunfou, por 3x2,  sobre o Internacional, de Paulo Jiquiá e também se garantiu para o desfecho rebarbiano.

Clóvis Sandes, ao centro, fez da Inter de Milão a campeã da Rebarba
A Toca da Raposa foi o palco da luta e o Hércules quis logo mostrar sua força e que não estava nem aí para os gemidos vindos lá das profundezas do campo.
Então, a Inter de Milão conseguiu sufocar o alviazulino de Saint Moritz no emaranhado de suas linhas, impedindo que sua meta fosse atingida. Mais um 0x0 aconteceu e o Zé do Caixão deu aquela vibrada. A Rebarba do Chifronésio agora está em lugar incerto e não sabido, nas mãos de Clóvis Sandes, o famoso Zé do Caixão do Botãobol. Valeu! Viva o botão!

CHELSEA CAMPEÃO DO III CHIFRONÉSIO DO RECIFE


Botonistas da APFM no coroamento do III Chifronésio do Recife
É isso aí, minha gente deste mundo maravilhoso do futebol de botões. O Chifronésio acabou e o campeão foi o Chelsea, de Hugo Alexandre, com todos os méritos. Foi um feito inédito e veio mostrar ao universo do botão que os "Blues do Aeroporto" já atingiram o mais alto patamar do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras).
Neste sábado, dia 7 de maio de 2011, véspera do "Dia das Mães", o Chelsea consegue escrever mais uma página belíssima de sua curta existência, conquistando o título de campeão do III Torneio Chifronésio do Recife, realizado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.

O Coxa com um simples empate de 1x1 vai à semifinal
A jornada começou com a vitória do Coritiba, de Cláudio Sandes, time de melhor aproveitamento no 1º turno da competição, sobre o Santos Fórmula Um, de Adilson Ribeiro, que havia conseguido o milagre de ir para a segunda fase do torneio, quando ninguém mais acreditava. O Coxa soube aproveitar e bem a vantagem de jogar pelo empate e passou para a fase semifinal, após 1x1 no placar.

Chelsea sai do sufoco e se garante com um empate de 2x2
Em seguida, chegou a vez do Chelsea começar sua marcha para o título. Na semifinal enfrentou o São Paulo, de Max Monteiro, em jogo sensacional, no Hércules Stadium.
O Tricolor do Samu ficou na frente do placar em duas oportunidades, mas os "Blues" não baixaram a guarda e foram em busca da igualdade, que lhe garantiria a passagem para a fase final.
Dito e feito: Gallardo e Gallego marcaram os gols do empate em 2x2 e os ingleses ficariam agora a espera do adversário para o desfecho do Chifronésio: Coritiba, de Cláudio Sandes ou Náutico, de Abiud Gomes.
As atenções, então,  continuaram voltadas para o Hércules Stadium, onde aconteceria o confronto.

Timbu vence Coxa e vai à final do Chifronésio
O Timbu não esperou muito tempo e já foi logo abrindo uma vantagem de 2x0, resultado que perdurou até o término do primeiro tempo. Veio a segunda etapa e o Coxa esboça uma reação e consegue num lance rápido chegar ao gol alvirrubro.
Renascem as esperanças alviverdes para conseguir o empate que lhe daria o direito de ir à tão esperada final com o Chelsea. Mas o Náutico soube suportar toda a pressão coritibana e manteve o placar de 2x1 até o apito final do árbitro.

O Coxa se contenta com o 3º lugar no Chifronésio
O Coritiba perdeu, assim, de uma única vez,  o jogo e a invencibilidade do torneio, restando tão somente, agora,  lutar para conquistar o 3º lugar do Chifronésio, que veio mais tarde com o triunfo de 1x0 sobre o São Paulo.

Bem que o Náutico tentou de tudo, mas o título é do Chelsea
É chegada a hora do  desfecho do Chifronésio e  o Hércules Stadium, foi preparado com todo cuidado para o grande duelo, envolvendo o Timbu Coroado, de longas tradições  e o Chelsea, o time guerreiro jovem e que trazia consigo a vantagem do empate.
Partida tensa, amarrada, com pouquíssimos ataques. O Timbu se assanhou primeiro, tentando surpreender, na saída  de bola, os "Blues do Aeroporto", porém, não obteve sucesso na empreitada e logo os azuis tomaram o controle do jogo. O primeiro tempo termina e o 0x0 favorecia ao Chelsea, mas  sabia que não podia vacilar, pois qualquer falha poderia lhe ser fatal.
O segundo tempo tem início,  com os alvirrubros ainda esperançosos de que alguma coisa pudesse acontecer em seu proveito, porém, coube ao Chelsea mostrar que não estava para brincadeira e que continuava com toda a concentração possível. Não deu outra: ataque dos Blues e gol de Bassualdo. A situação passou a ficar ruça para o Náutico, pois precisaria de dois gols, para chegar ao título. Bem que tentou, mas o Chelsea não deu moleza e quando o árbitro Adilson Ribeiro deu a partida por encerrada, os Blues explodiram de alegria. O Chifronésio era azul.
Parabéns ao grande campeão. O título é mais que merecido. Viva o botão!

domingo, maio 01, 2011

É GUERRA NO CHIFRONÉSIO

Náutico espera agora seu adversário na semifinal
É isso aí, minha gente fantástica do mundo do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana). O III Torneio Chifronésio do Recife entrou neste sábado, dia 30 de abril, no segundo turno, a famosa fase do mata-mata e que apontará o campeão da maior competição reunindo times de botão de chifres de boi.
Os "Blues" do Aeroporto carimbaram o passaporte para as semifinais 
Abrindo a jornada, o Chelsea, de Hugo Alexandre, atravessando uma excelente fase, despachou o Vila Belmiro, de Albertinho, derrotando a Baleia Azul por 2x1, com uma atuação de gala, com muita raça e disposição. É candidato fortíssimo ao título.

No duelo "paulista" deu São Paulo, num vira-vira sensacional
Na sequência, o São Paulo, de Max Monteiro, virou em cima do Corinthians, de Adriano Oliveira, triunfando por 2x1. O Coringão tinha a seu favor a vantagem de jogar pelo empate, mas não suportou a carga do tricolor do Samu e deu adeus ao Chifronésio.
No Hércules Stadium, o Náutico, de Abiud Gomes, com a vantagem da igualdade no placar para seguir em frente na competição, foi mais além e acabou derrubando o Flamengo, de Fernando Brito, impondo-se com um magro, mas decisivo 1x0, mandando assim o Urubu de volta ao Hospício.
A partida que envolveria Coritiba, de Cláudio Sandes e Santos, de Adilson Ribeiro, teve que ser adiada para o próximo dia 7 de maio, tendo em vista o não comparecimento do Time do Peixe da Estância. Bom para o Coxa que irá ter mais tempo de preparação e de recuperação. O vencedor desta partida deverá pegar o Náutico na semifinal.
A outra semifinal será decidida no clássico Chelsea X São Paulo, com os "Blues"  precisando apenas do empate para ir ao desfecho do Chifronésio.

Internacional passou fácil pelo Drico e segue firme na Rebarba
Enquanto isso, pela Rebarba do Chifronésio, aconteceram 3 jogos, sem surpresas. O Internacional, de Paulo Jiquiá, goleou o Drico, de Dido de Caruaru, por 4x1. O time da Terra de Vitalino ainda vai que ter que roer muito osso no botãobol.

Bastou um soprinho de Zé do Caixão para assustar o Casa Caiada  
Por sua vez, o Inter de Milão, de Clóvis Sandes, o famoso Zé de Caixão, não foi tão medonho assim, mas o suficiente para derrubar o Casa Caiada, de Armando Pordeus, com apenas um magro sopro. A derrota de 1x0 marcou a despedida dos paraibanos de Guarabira, que durante toda a competição não souberam o que é sentir a sensação de consignar um golzinho sequer. É uma pena.

No melhor jogo da rebarba, Cruzeiro empata e vai às semifinais
Fechando a jornada, o Cruzeiro, de Marcos Securinha, empatou em 2x2 com o Grêmio Riba, de Dino Gonçalves e parte assim para as semifinais da rebarba, onde medirá forças com o time das catacumbas, de Zé do Caixão.
A ausência da Juventus, de Vandré Meneses, fez com que a partida que a "Vecchia Signora"  faria contra o Hércules, do poeta JHércules, ficasse adiada para o próximo sábado. Para esse confronto, o time alviazulino da Boa Viagem leva a vantagem do empate. Quem sair vitorioso deverá enfrentar o Internacional, pela outra semifinal da Rebarba do Chifronésio.
Além dos jogos atrasados e das semifinais, a APFM também terá o desfecho do III Torneio Chifronésio do Recife, com a conquista do título inédito de campeão. Quem ? 
Sábado, dia 7 de maio, se tem a resposta. Viva o botão!