Minha lista de blogs

domingo, março 27, 2011

HORA DA VERDADE DO CHIFRONÉSIO

Náutico, com todo cuidado, se mantém na liderança do Grupo 1
É isso aí, minha gente do mundo maravilhoso do futebol de botões. É chegada a hora da verdade no Chifronésio, torneio promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, reunindo equipes formadas por botões de chifre, material quase que exclusivo do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras).
Aproximando-se do fim do 1º turno, a competição segue num ritmo vertiginoso e as oito vagas destinadas à segunda e decisiva etapa, seguem disputadíssimas, num clima de autêntica guerra.
No Grupo 1, Náutico, São Paulo, Chelsea, Santos, Cruzeiro e Inter de Milão, estão cada vez mais firmes,  todos com amplas possibilidades de sucesso. Dificil é saber quais as duas equipes que desafortunadamente terão que forçosamente  engrossar o cordão da Rebarba do Chifronésio, uma espécie de torneio de consolação, que manterá em atividade os times que não obtiverem classificação para o 2º turno.
Ontem, sábado, dia 26 de março, aconteceram as vitórias do São Paulo, de Max Monteiro, por 2x0, frente ao Cruzeiro, de Marcos Cardoso e do Náutico, de Abiud Gomes, sobre a Inter de Milão, de Clóvis "Zé do Caixão" Sandes, por um sofrido e suado 1x0.
Faltando apenas duas rodadas para a complementação do turno, nenhuma das equipes ainda conseguiu carimbar o passaporte para a outra fase. A luta continua, com muita cautela, pois qualquer descuido pode acarretar um prejuízo sem tamanho.

Coritiba já sente o clima das finais do Chifronésio
O Grupo 2, por sua vez, já tem o Coritiba, de Cláudio Sandes, como o único classificado para o segundo turno e segue com  sua trajetória invicta no Chifronésio. Na rodada deste sábado, o Coxa triunfou espetacularmente ante o Grêmio, de Dinoraldo Gonçalves, por 3x2, num jogo de arrepiar.
Outro confronto emocionante, reuniu Flamengo, de Fernando Esperma e novamente o Grêmio, de Dinoraldo.
O Tricolor de Maranguape já entrou em campo sabendo que já estava sacramentado na Rebarba do Chifronésio, mas mesmo assim foi a luta com unhas e dentes. Ao Mengão do Hospício, somente a vitória interessava, pois reacenderia a esperança de classificação entre os oito melhores da competição. O jogo foi lá e cá e, no final, o Urubu levou a melhor, derrotando os maranguapeanos por 3x2.
Colorado perde para a Baleia Azul do Metrô e agora é obrigado a vencer
Fechando a jornada, o Internacional, de Paulo Jiquiá, se complicou ao perder para o Vila Belmiro, por 3x1, deixando a decisão das vagas para a última rodada, prevista para o próximo sábado, dia 2 de abril. 
É chegada a hora da verdade. Vai se saber quem é quem nesta reta de chegada. Quem arrisca um palpite ?
A única verdade é que Casa Caiada, de Armando Pordeus, Drico, de Dido de Caruaru, Juventus, de Vandré Meneses, Grêmio, de Dinoraldo Gonçalves e Hércules, de JHércules, já dançaram e irão curtir agora o cordão da Rebarba do Chifronésio, ficando apenas no aguardo das três outras equipes que também serão consoladas. Viva o botão!

domingo, março 20, 2011

CHIFRONÉSIO SEGUE ARREBENTANDO


O Casa Caiada levando mais um cacete no Chifronésio
É pau, é pedra, é seixo miúdo e o Chifronésio segue em ritmo vertiginoso, arrebentando tudo que encontra pela frente, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Neste sábado, dia 19 de março, Dia de São José, o III Torneio Chifronésio do Recife voltou com força total, com a realização de nove sensacionais embates de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras).
Inter de Milão já não assusta e perde a invencibilidade diante do Cruzeiro
A briga pelas quatros vagas, no Grupo 1, está cada vez mais alucinante. O Cruzeiro, de Marcos Securinha, que havia começado mal a competição, acertou o rumo e vem numa reação brilhante. Ontem, não foi diferente. De saída, quebrou a invencibilidade da Inter de Milão, de Clóvis "Zé do Caixão", derrotando o time das catacumbas, por 1x0. Na sua outra partida, goleou impiedosamente o Casa Caiada, de Armando Pordeus, por 5x0, em tarde de Gaspar, goleador estrelado e que agora divide a liderança da artilharia do Chifronésio, com Jorge da Sorte, do Vila Belmiro, de Albertinho, ambos com 3 tentos assinalados.
Por outro lado, a Inter de Milão continuou pagando um alto preço por não ter um time de botões de chifre, ficando na dependência de times emprestados. Nas três primeiras rodadas, Zé do Caixão se apresentou com uma equipe oriunda das hostes maranguapeanas de Dinoraldo, porém, o tempo de espera foi ficando insuportável, com uma chia gritante da parte dos adversários. A solução encontrada para que seus jogos fossem realizados  dentro do horário foi utilizar-se de times do acervo do Náutico, de Abiud Gomes. Ainda não familiarizado com o novo time, além da derrota diante do Cruzeiro, a Inter de Milão acabou tropeçando frente ao Drico, de Dido de Caruaru, empatando em 1x1, após  sair atrás do placar, ainda  no primeiro tempo. Mesmos com esses dois maus resultados, os interistas estão liderando o Grupo 1.

Náutico X Hércules, o Clássico da Catimba
Enquanto isso, o Náutico, deste blogueiro, travou um duelo tático com o Hércules,  do viajado poeta J.Hércules, num jogo desenvolvido quase todo na tão famosa "Zona da Galinha", região do campo onde as equipes não têm como ameaçar o gol adversário. O placar em branco mostra o que foi esse clássico da catimba. A linguagem do árbitro Adilson Ribeiro era uma só: zerou.
Santos "Fórmula Um" não aguentou o tranco tricolor
Já o Santos, de Adilson Ribeiro, com seus craques "fórmula um", começou derrapando no São Paulo, de Max Monteiro, freando antes do tempo, erro que provocou o tento da vitória do Tricolor do Samu.
Depois, já refeito da besteira que fez, partiu em perseguição ao Drico caruaruense, ultrapassando-o em duas oportunidades. Esse triunfo renova as esperanças santistas, mas a pressão vai continuar forte.
Fechando o circuito do Grupo, o São Paulo detonou o pobre Casa Caiada, em 3x0. Os paraibanos da Guabiraba continuam escrevendo uma tristíssima história no Chifronésio, transformando-se num autêntico saco de pancadas, apanhando mais que um "Judas" na Semana Santa. Pelo lado tricolor, o time do Samu, com esses dois triunfos, pode surpreender no final. Olho nele!
No Grupo 2, apenas duas partidas foram efetuadas, pois o time do Drico Sette, da terra de Vitalino, abandonou a competição, perdendo, por conseguinte, seus jogos por WxO. O pirralho da Capital do Forró que havia estreado sensacionalmente com um empate em 1x1, frente ao todo poderoso Grêmio Riba, de Dinoraldo, não pode mais se deslocar para a Capital do Frevo e foi forçado a abandonar o Chifronésio. É uma pena.
Exceto o Grêmio, todas as outras equipes do Grupo 2, portanto,  foram beneficiadas, conquistando três preciosos pontinhos,  sem o mínimo de esforço.
Enquanto a Juventus cai pelas tabelas, o Internacional vai ao topo
Disso se aproveitaram o Internacional, de Paulo Jiquiá, vencendo a combalida Juventus, de Vandré, por 2x1 e o Corinthians, de Adriano Oliveira, que derrotou o Mengão do Hospício, de Fernando Esperma, por 3x1, dando, ambos, passos gigantescos para a classificação final do 1º turno.
Numa análise fria e calculista, vê-se que a situação de classificação no Grupo 1 segue indefinida, com seis equipes lutando acirradamente pelas quatro vagas (Inter de Milão, Náutico, Chelsea, Cruzeiro, Santos e São Paulo). O Hércules ainda respira com ajuda de aparelhos, mas está mais para entrar no bloco da rebarba.
Já no Grupo 2, a perspectiva de sucesso já está praticamente delineada. Internacional, Corinthians, Coritiba e Vila Belmiro estão com os vistos do passaporte prontos. Grêmio Riba, Flamengo e Juventus irão engrossar o bloco da rebarba do Chifronésio, que já tem Casa Caiada e Drico, dentro do cordão. Viva o botão!

domingo, março 13, 2011

NO EMBALO DO CHIFRONÉSIO


O Chelsea, de Hugo Alexandre, assustou-se com o fantasma do Hércules
É isso aí, minha gente, do mundo maravilhoso do futebol de botões. Depois da ressaca do carnaval multicultural de Pernambuco, a APFM segue no embalo do Chifronésio, dando continuidade, neste sábado, dia 12 de março, data comemorativa de aniversário das cidades irmãs, Olinda e Recife, ao maior torneio de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) do universo, reunindo times de botões de chifre.
Praticamente, já se alcança a metade do 1º turno e a competição segue cada vez mais empolgante. Pelo Grupo 1, já foram realizadas 14 partidas, restando 22 para se conhecer quais as quatro equipes que irão duelar na 2ª fase com as quatro melhores do Grupo 2.
O interessante de tudo é que observa-se a luta titânica dos times para não figurarem na chamada zona da rebarba do chifronésio.
Os escores das partidas mostram que os jogos estão sendo disputados pau-a-pau, com as equipes dando o máximo de si para sairem triunfantes.
 Zé do Caixão continua aprontando no Chifronésio e vence mais uma
Nos jogos deste sábado, pelo Grupo 1, o Inter de Milão, de Zé do Caixão, colheu mais uma vitória, ao derrotar o Casa Caiada, de Armando Pordeus, por um magro 1x0 e segue como o único invicto do seu grupo.
Por sua vez, o Chelsea, de Hugo Alexandre, manteve a liderança, porém, perdeu a condição de invicto, ao cair diante do Hércules, do viajado poeta JHércules, por 2x1. 
Os "Blues do Aeroporto" deixaram o campo revoltados, achando que os espanhois do Saint Moritz usaram e abusaram da catimba, tendo causado um susto tamanho nos ingleses do Setúbal.

O Náutico soube suportar a carga santista no Clássico dos Dinossauros
Já no Clássico dos Dinossauros, fechando o Grupo 1, o Náutico, deste blogueiro, contou com uma sorte danada e acabou triunfando por 1x0. Foi um joguinho chato de se assistir, pois, tanto o Timbu, quanto o Santos, de Adilson Ribeiro, não jogaram praticamente nada. Foram raros os lances de emoção, com destaque apenas para a jogada de mestre, executada pelo Náutico e que redundou no gol da vitória alvirrubra. Foi realmente espetacular.

O Coxa Branca está com tudo e não está prosa no Chifronésio
No Grupo 2, o Coritiba, de Cláudio "Minhocão", chegou com dois quentes e três fervendo e venceu seus dois compromissos, assumindo a liderança isolada do grupo. Mandou um 3x1 em cima do estreante Juventus, de Vandré e na sequência partiu com gosto de gás para cima do Corinthians, de Adriano Oliveira, sapecando-lhe um 2x0 e acabando com a invencibilidade mosqueteira. Como se vê, o Coxa não está para brincadeira.
Já que se falou em Juventus, a Vecchia Signora não foi feliz em nenhuma de suas três apresentações, neste sábado. Além da derrota sofrida diante do  Coritiba, os italianos também cairam diante do Flamengo, de Fernando Esperma (1x0) e do Vila Belmiro, de Albertinho (3x1). Esses três tropeços deram à Juve do Janga a lanterna do seu grupo, correndo agora um sério risco de nem participar da rebarba do Chifronésio.

Enquanto o Vila vai subindo, a Juve desce ladeira abaixo
Por outro lado, a Baleia Azul, de Albertinho, ainda vibrando com a vitória sobre a Juventus, foi com todo ímpeto para cima do Grêmio, de Dinoraldo e mandou ver um 2x0, apagando por completo as péssimas exibições  antes do carnaval. A galera do Metrô do Ypiranga já começa a ensaiar o grito de "O Vila voltou"!
Saci caça Urubu do Hospício e sai do sufoco
Fechando a jornada, o Internacional, de Paulo Jiquiá, conseguiu enfim a sua primeira vitória no Chifronésio e agora parte mais tranquilo para os próximos compromissos, convictos de que estarão sempre figurando no G-4 até o final do turno. O sofrido 1x0, ante o perigoso Mengão, de Fernando Esperma, dá uma exata dimensão da grande  pressão que estava existindo nas hostes coloradas. O grito de gol veio como um desabafo do Saci.
É por essas e outras que o Chifronésio é tido e havido como sendo um dos mais importantes torneios do botãobol, arrastando consigo uma magnífica carga de emoção. É simplesmente fantástico e espetacular. Vamos todos nesse embalo. Viva o botão.