Minha lista de blogs

quinta-feira, dezembro 30, 2010

UM BALANÇO POSITIVO


E o ano de 2010 está indo embora, deixando muitas saudades. O botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) está cada vez mais reconhecido em todos os rincões do país.
O trabalho de divulgação, através dos blogs Sportdebotão, Chelsea e o Mundo do Botão, Internacional Futmesa, FutmesaBrasil e o site futeboldemesanews, fez com que esse maravilhoso jogo de botão, exclusivo de Pernambuco, atravessasse fronteiras e pode ser  admirado por milhares de botonistas, através de vídeos, postados na internet.
 A nata dos botãobolistas da APFM na Copa do Mundo do Botãobol
Como é dito e repetido, o botãobol é a melhor representação de um jogo de futebol, transportado para uma mesa, com todas as suas emoções , exigindo que o praticante tenha uma incrível habilidade para a sua execução, porisso a não existência de  um grande número de botonistas, pois praticá-lo torna-se, na acepção da palavra, um tremendo desafio.
É um esporte destinado àqueles mais inteligentes, pois exige qualidades que muitos não se esforçam em possuir.
Perserverança, habilidade manual, alto poder de concentração, controle emocional, são algumas das qualidades que a pessoa deve ter para ser julgada um botãobolista de mão cheia.
Num balanço do que foi o botãobol, no ano de 2010, aqui na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, pode-se dizer que foi totalmente positivo.
A rigor, apenas três competições oficiais, mas todas realizadas com amplo sucesso. O Torneio do Ranking, abrindo a temporada, foi brilhantemente conquistado pela Inglaterra, palhetada por Paulo Jiquiá. Depois, veio a Copa do Mundo, com a campanha vitoriosa da África do Sul, comandada por Hugo Alexandre.

Carlinhos e  Hércules, posam  juntos a Paulo Jiquiá e Hugo, os melhores de 2010 no botãobol.
Finalmente, o Campeonato Oficial de 2010, disputado pau-a-pau, com uma carga de emoção espetacular. Com todos os méritos o grande campeão foi o Internacional, de Paulo Jiquiá, que assim se tornou no grande nome do botãobol do ano.
Como nada no mundo é perfeito, alguns percalços aconteceram , mas nada que viesse abalar as estruturas da APFM, cada vez mais assentada no Recife, com suas invejadas instalações passando por transformações que irão dar mais ainda comodidade ao associado. Se o ambiente já era considerado excelente, imagine como vai ser com todas essas transformações já planejadas.
Fernando Brito, Albertinho e Abiud, três forças do botãobol
A bem da verdade, é bom que se diga que a diretoria da APFM envidou todos os esforços para que o jogo de botão, independente da regra utilizada, pudesse realmente ser praticado com toda a intensidade no seu espaço, porém, observou-se que, fora o botãobol, os praticantes das demais modalidades aqui desenvolvidas, viram com outros olhos e, consequentemente, agiram  com espírito totalmente antagônico.
 Adilson (Presidente da APFM), Abiud  e Hugo Alexandre, diretores da APFM
Como não poderia deixar de ser, aqueles que dirigem a entidade chegaram à conclusão de que o espaço deveria ser somente ocupado por aqueles que gostam de fato de jogar botão, não medindo sacrifícios para que as competições sejam cumpridas à risca e que a regra seja obedecida, vencendo sempre o melhor.
É o botão com toda a transparência e lisura que merece.
Que venha o ano de 2011,  não com a esperança, mas a absoluta certeza de que o botãobol irá proporcionar maiores emoções aos verdadeiros amantes do futebol de botões. Viva o botão.

domingo, dezembro 19, 2010

UMA BELA MENSAGEM

Hércules, o poeta do botãobol, junto aos companheiros da velha guarda do botão
O Celotex une
Quando a saudade aperta
Os amigos aparecem
A alegria se estabelece
A amizade se restabelece
As recordações se renovam
E o encontro vira uma festa
(Recife - PE, 18 de dezembro de 2010 -
Sala da APFM - J.Hércules Leite)
É isso aí, minha gente do botão. O nosso grande poeta do botãobol J.Hércules Leite,  em mais um grande momento de inspiração, reflete toda a grandiosidade do futebol de botões. Ficamos eternamente gratos.

MOMENTOS INESQUECIVEIS DO BOTÃOBOL


A grande festa de premiação do botãobol de 2010 na APFM

É isso aí, minha gente maravilhosa do futebol de botões. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 18 de dezembro de 2010, viveu momentos  inesqueciveis com a festa de premiação dos melhores do botãobol da temporada que hoje chega ao fim.

Adilson, Waldyr, Paulo Felinto, Abiud, René e Clóvis, a velha guarda do botão

A festa toda transcorreu num clima de paz, tranquilidade e muita alegria. A presença de botonistas da velha guarda deram um colorido todo especial ao evento. Foi bom ver, mesmo com passagem meteórica, Paulo Felinto, essa figura exponencial do celotex pernambucana, que veio diretamente de Rio Formoso, cidade do litoral do nosso Estado, para abrilhantar esse acontecimento.
Outra figura de destaque, presente ao evento, foi a de Waldyr Santa Clara, outro grande nome dos tempos românticos do botão e extraordinária criatura humana.
A APFM, a frente seu diretor social, Cláudio Sandes, não poupou esforços para que todos se sentissem em casa e assim a festa se tornou magnífica.
Tudo isso sem falar na peça de resistência, preparada pelo nosso querido poeta do botãobol, essa pessoa extraordinária, José Hércules, uma saborosíssima feijoada, de lamber os beiços. Quem, infelizmente, não pode comparecer, não sabe o que perdeu. Estava simplesmente deliciosa!
Seguiu-se a premiação do campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) e na medida que eram chamados os agraciados para receberem seus merecidos troféus, via-se no semblante de cada um deles, a alegria pela conquista.

Paulo Jiquiá fez do seu Internacional o bicampeão do botãobol
O grande vencedor não foi somente Paulo Jiquiá, fazendo do seu Internacional o bicampeão, de 2010. Tampouco , não foi o Coritiba, de Cláudio Sandes, que emocionou-se ao receber o troféu de vice campeão. Nem poderia ser o Flamengo, de Fernando Esperma, com a excelente conquista do 3º lugar. Nem também  Náutico, de Abiud,  São Paulo, de Max Monteiro,  Corinthians, de Adriano Oliveira,  Vila Belmiro, de Albertinho e Chelsea, de Hugo Alexandre, os outros agraciados.
Também não foram só vencedores Fabiano Costa, do Internacional, botão artilheiro do certame, bem como  a defesa corinthiana, de Adriano Oliveira, a menos vazada do certame e o ataque colorado, o mais eficiente. Os vencedores foram todos, sem exceção, os que fazem parte da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa e que brilhantemente participaram do campeonato de 2010.
A maneira como se comportaram as equipes, jogando com seriedade, porém, descontraídos na essência, fizeram com que tudo terminasse de maneira clara, limpa, insofismável. Foi um belo espetáculo.
Louve-se toda a diretoria da APFM que, ano após ano, continua, sem esmorecimento, na luta para que o botãobol alcance posições mais elevadas no cenário nacional.
Parabéns a Adilson, Hércules, Abiud, Albertinho, Marcos Cardoso, Cláudio Sandes,  Adriano, Hugo Alexandre e Dinoraldo, pela dedicação ao botãobol e procurando sempre aparar as arestas, na tentativa de minimizar alguns percalços.
Parabéns ao Quadro Social, mas notadamente aos mais assíduos: Paulo Jiquiá, Fernando Brito, Max Monteiro, Azevedo Neto, Clóvis Sandes, Vandré Meneses, Flávio Azevedo, Alexandre de Freitas e Armando Pordeus.
Merecem também serem lembrados aqueles que pelos mais diversos motivos não podem estar no nosso convívio aos sábados. Ribamar, Tuca, Marcos Silva, Carlos Germano, Cláudio Ajax, Demil Santos e tantos outros.
A certeza que se tem é que, se qualquer um deles dispuser de tempo, estará  formando ao nosso lado, pois também, como nós,  estão impregnados da magia que é o botãobol.
A festa foi mesmo de arromba. Em 2011, outras virão e o futebol de botões vai continuar seguindo seu caminho, firme e forte.

Este blogueiro no momento da leitura da bela mensagem de Natal do poeta J.Hércules
Resta, tão somente, desejar um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de realizações. Assim é a vida. Viva o botão!

domingo, dezembro 12, 2010

FABIANO COSTA OU MALDONADO


 Fabiano Costa (Internacional) ou Maldonado (Légia Varsóvia)?
É isso aí, minha gente, do mundo maravilhoso do futebol de botões. O campeonato oficial de botãobol de 2010, da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, já está no final, mas as emoções se sucedem a cada instante.
Coringão surpreende e  tem a melhor defesa do campeonato
Ontem, sábado, dia 11 de dezembro, o Corinthians, de Adriano Oliveira, despediu-se da competição, propiciando duas grandes emoções. Com a vitória de 1x0 sobre o Chelsea, de Hugo Alexandre, não só terminou em 6º lugar na classificação geral, como também abiscoitou o prêmio de melhor defesa do certame. Foi um feito sensacional.
Por outro lado, um surto de conjuntivite impediu que o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, viesse cumprir seu último compromisso na competição, onde enfrentaria o Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves, num jogo cujo único interesse seria a definição do artilheiro maior do campeonato.
Atualmente, o lider da artilharia, pronto para conquistar o troféu, é o centro avante Fabiano Costa, do Internacional, de Paulo Jiquiá, com 18 gols consignados. Na 2ª colocação está o ponta direita Maldonado, do Légia Varsóvia,  com 17 tentos marcados. O craque colorado já encerrou seus jogos e espera tão somente que o atacante polonês passe mais uma vez batido, nesse seu´derradeiro confronto,  para assim poder ficar de posse definitiva do cobiçado prêmio.
Em razão disso tudo, a partida que dará fecho ao certame de 2010,  deverá ser realizada no próximo sábado, dia 18 de dezembro, antes do início da festa de premiação.
Para tanto, as equipes já foram advertidas para que compareçam à APFM antes das 12h00, a fim de que não haja atraso no início das comemorações.
É bom  lembrar que, após a cerimônia de entrega dos troféus e medalhas, acontecerá o Torneio Encerramento, no sistema mata-mata, ponto final das atividadades da APFM no ano de 2010.
Cabe destacar o empenho do diretor social,  Cláudio Sandes, no sentido de que a festa seja realmente magnífica. Todos os cuidados estão sendo tomados para que tudo transcorra num clima de paz, harmonia, tranquilidade e muita alegria.
O que se pode adiantar é que a diretoria da APFM considera o campeonato de 2010 um verdadeiro sucesso, mesmo com o abandono de cinco equipes, pelos mais variados motivos.

Um último registro: a visita à APFM do ibiense, radicado em Brasília, André Phillippe, trazendo a tiracolo o futuro craque do botãobol, Miguel, para encher de orgulho o vovô Abiud.
Valeu, moçada. Foi fantástico. Que venham os comes e bebes! É hora de festejar! Viva o botão!

domingo, dezembro 05, 2010

VAI HAVER FESTA NA APFM


O cenário da APFM estará pronto para a Festa de Premiação de 2010
É isso aí, minha gente do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras).
Vai haver uma tremenda festa na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, programada para o dia 18 de dezembro, com a presença de todo quadro social e convidados, tudo sob a coordenação do diretor social, Cláudio Sandes, que não tem medido esforços no sentido de que o evento se torne inesquecível.
Como é de praxe, no dia 18, vai acontecer a premiação do campeonato oficial de 2010 que está no finalzinho, restando apenas duas partidas: Chelsea x Corinthians e Cruzeiro x Légia Varsóvia.
No combate entre os Blues do Aeroporto, de Hugo Alexandre e o Coringão, de Adriano Oliveira, está sendo decidido o título de melhor defesa do campeonato. Os mosqueteiros, até agora, sofreram apenas 7 gols e,  se mantiverem a meta incólume nesse último confronto, farão jús à cobiçada medalha.
O Náutico, desse blogueiro, que vem na cola, com oito gols contra, está numa reza forte para que o Chelsea consiga furar, pelo menos, uma única vez  a retranca da turma do Curado Dois. A briga é boa!
Por outro lado, no embate entre  Cruzeiro, de Marcos Cardoso e  Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves, o que estará em evidência é a disputa pelo troféu de artilheiro da competição.
Fabiano Costa, o camisa nove do Internacional, de Paulo Jiquiá, já encerrou seus jogos e terminou na liderança da artilharia, com 18 gols assinalados, podendo ser ultrapassado por Maldonado, do Légia Varsóvia, que até agora marcou 17 tentos.
Pelo que se viu até agora é provável que o prêmio seja dividido entre os dois maiores goleadores, porém, o Colorado já fez um apelo aos estrelados da Jacobina para que não dêem refresco ao camisa sete dos poloneses de Maranguape.
Por sua vez, o Légia Varsóvia, que neste campeonato não teve boa participação, quer pelo menos acabar o ano com esse cobiçado prêmio, portanto, fará de tudo para que o Maldonado volte a dar mais um show e assim ser consagrado o grande artilheiro de 2010.
Assim, com o campeonato encerrado, com todo o sucesso, em que pese alguns naturais percalços, a festa de premiação promete ser espetacular, mais ainda com a realização do tradicional  Torneio de Encerramento, oportunidade última de 2010 para que uma equipe ainda possa conquistar um troféu.
Estão convidados para o evento todos aqueles que direta ou indiretamente contribuiram para a grandiosidade da competição.
Tudo leva a crer, pelo que está sendo aprontado, que vai ser uma festa de arromba. Viva o botão.