Minha lista de blogs

domingo, outubro 31, 2010

BOTÃOBOL NA RETA FINAL

O Internacional, de Paulo Jiquiá, aplica goleada no Légia e parte para o bicampeonato

É isso aí, minha gente do futebol de botões. O campeonato oficial de 2010 de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras), na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, entra definitivamente na reta final.
Faltam apenas 5 rodadas para se conhecer o time que levantará o troféu de campeão de 2010.
Na briga pelo título, com reais chances de conquistar o caneco, aparecem as equipes do Internacional, de Paulo Jiquiá, do Coritiba, de Cláudio Sandes, o surpreendente Flamengo, de Fernando Esperma e o Fluminense, de Flávio Azevedo.
Dentre esses todos, destaque vai para o Colorado da Mangueira que pode chegar ao bicampeonato, pois depende unicamente de si para conquistá-lo. É verdade que tem pela frente cinco pedreiras, mas pelo que está apresentando dificilmente irá entregar a rapadura.
O Coritiba, também, é outro que depende de seus próprios resultados e irá encarar praticamente adversários do mesmo nivel do rival Internacional, porém, tem contra si a instabilidade, sempre  alternando  boas e más performances. Vai precisar de muita reza.
Quanto ao Flamengo, o que se pode dizer é que o Urubu do Hospício foi beneficiado pela tabela, colhendo cinco vitórias por desistências de seus adversários. Como havia obtido excelentes resultados contra os chamados bichos papões, vai completar seus três últimos compromissos com grandes possibilidades de triunfo e caso isso se concretize ficará em situação privilegiadíssima, torcendo por dois tropeços, tanto  do Saci, como do Coxa. Será, na realidade, o maior zebraço da história do botãobol, se isso de fato ocorrer.
Por outro lado, o Fluzão pode também chegar, mas o caminho a percorrer é um dos mais cheios de obstáculos, quase intransponiveis.
Já, Vila Belmiro, de Albertinho e Santos, de Adilson Ribeiro, estão apenas com diminutas chances, esperando-se  deles que, pelo menos,  consigam terminar  a competição na zona de premiação, mesmo assim com grandes dificuldades.
Chelsea, de Hugo Alexandre, Náutico, desse blogueiro, Cruzeiro, de Marcos Cardoso, São Paulo, de Max Monteiro e Légia Varsóvia, de Dinoraldo, a partir de agora, vão apenas jogar para cumprir tabela e preparar as mãos para aplaudir os vitoriosos do campeonato.
Por sua vez, os times do Hércules, do poeta J.Hércules, do Corinthians, de Adriano Oliveira, da Juventus, de Vandré Meneses e do Guarabira, de Armando Pordeus já não aspiram mais a coisa alguma. É esperar as próximas competições.
Fora a luta pelo título, cabe destacar o envolvimento das equipes para a conquista de outros prêmios oferecidos no campeonato. Na briga pelo artilheiro da competição, a disputa entre Maldonado, do Légia Varsóvia e Fabiano Costa, do Internacional, toma ar de dramaticidade, rodada após rodada. Outra briga boa é a que concentra a disputa pela defesa menos vazada. Aí o páreo é duro com Náutico, Santos, Coritiba, Corinthians, Cruzeiro, Hércules e Vila Belmiro com grandes possibilidades de conquista da medalha. É de se pensar que a decisão irá somente acontecer na última rodada do campeonato.
Já a artilharia do certame está totalmente consolidada, com o Internacional reinando absoluto, pois atingiu a marca de trinta e cinco gols, nove a mais do mais próximo concorrente, o Coxa. Depois, da fantástica goleada de 7x1 em cima do Légia Varsóvia, neste sábado, véspera do 2º turno das eleições, o Saci ficou sobrando e já pode se dizer que carimbou a primeira medalha.
É isso aí, minha gente! Resta aguardar o desfecho da competição, torcendo para que a exemplo do que ocorreu na jornada deste sábado, dia 30 de outubro, as partidas continuem sendo disputadas dentro do mais alto espírito desportivo.
Esse é o verdadeiro botãobol, futebol de botões-arte. Viva o botão!

domingo, outubro 24, 2010

INTERNACIONAL PERDE INVENCIBILIDADE

Com erros de finalização Internacional perde invencibilidade e liderança

É isso aí, minha gente do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras). Ontem, sábado dia 23 de outubro, quando todo o Brasil reverenciava Pelé, o Rei do Futebol, pelos seus setenta anos de vida, a Associação Pernambucna de Futebol de Mesa dava seqüência ao campeonato oficial de 2010, com a realização de sete partidas equilibradíssimas.
O ponto alto da jornada ficou por conta do Coritiba, de Cláudio Sandes, que derrotou o Internacional, de Paulo Jiquiá, por 2x0, quebrando a invencibilidade colorada na competição e também afastando-o momentaneamente, da liderança do campeonato, assumindo com a vitória o topo da tabela.
Cabe destaque também a atuação do Santos, de Adilson Ribeiro, que conseguiu duas vitórias espetaculares. A primeira, frente ao Vila Belmiro, de Albertinho, triunfando por 1x0. Depois, derrotou o Fluminense, de Flávio Azevedo, marcando 2x0 no placar. Só não teve um dia perfeito porque acabou sofrendo uma derrota diante do Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves, por 1x0, gol assinalado pelo artilheiro do campeonato, Maldonado (ver vídeo), agora com 15 gols na competição.
Em outra decepcionante atuação, o Vila Belmiro sucumbiu perante o Fluminense, saindo derrotado por 3x1.
A Baleia Azul do Ypiranga não se encontrou em momento algum da partida, do que se aproveitou o Fluzão, que chegou fácil ao triunfo.
No clássico europeu, envolvendo Juventus X Chelsea, a Vecchia Signora com arremates certeiros de longa distância, dobrou os "Blues do Aeroporto", saindo vencedor por 3x2. Foi uma partida empolgante.
Fechando a jornada, o Náutico, de Abiud Gomes, segue vivo na competição, ao vencer o Coxa por 2x1, numa partida digna do futebol de botão arte. Foi uma beleza de espetáculo, tanto tecnicamente, como taticamente, com as equipes aplicadas durante todo o embate. O gol da vitória timbu aconteceu somente nos segundos finais da partida.
Com esses resultados, o Coritiba assume a liderança, mas o Internacional, que tem um jogo a menos, pode, no próximo sábado, retomar as rédeas da competição, bastando para isso vencer o Hércules, time do poeta do botãobol, José Hércules, que folgou na rodada. O Náutico vem a seguir, ocupando a terceira posição, com o Fluminense, na quarta e o surpreendente Flamengo, de Fernando Esperma, no quinto lugar.

Marcos (camisa amarela listrada) reunido com botonistas da APFM
Cabe registrar a visita do botonista da modalidade 12 toques (regra paulista), Marcos, residente em São Bernardo do Campo e que se encontra no Recife, em gozo de férias. Pelo que se observou, o paulista, com origens pernambucanas, saiu entusiasmado com o clima de alegria que encontrou aqui na APFM e também maravilhado com o botãobol.
É isso ai, minha gente. O botãobol é o verdadeiro futebol de botões arte. É simplesmente fantástico, lamentando-se apenas  estar com o prazo de validade vencido. Vamos ver até aonde vai. Viva o botão.









sábado, outubro 16, 2010

APFM FECHA AS PORTAS

Max Monteiro, José Hércules e Fernando Brito, três gerações do botãobol da APFM
É isso aí, minha gente do futebol de botões, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, que está com o prazo de validade vencido, resolveu,   a partir desta data,  manter as portas fechadas para todos aqueles que não fazem parte do seu quadro social. 
Portanto, somente participarão de atividades promovidas por aquela entidade os botonistas que estiverem rigorosamente em dia com suas obrigações para com a associação.
A medida está sendo tomada para evitar que pessoas intolerantes, idiotas, fúteis, mesquinhas, interesseiras, invejosas, arrogantes, desprovidas de educação em todos os sentidos, venham trazer fluidos negativos que só causam atraso no desenvolvimento do futebol de botões.
Como a APFM, que, como foi dito acima, tem seu prazo de validade vencido e apenas abriga o futebol de botões arte, o botãobol (jogo de botão na regra pernambucana, a rainha das regras), nem tendo mais nenhum interesse em abrir espaços para novas regras, deseja tão somente viver seus últimos momentos apenas contando com aqueles que de fato e de direito são considerados verdadeiros amantes do futebol de botões e que praticam o esporte unicamente por amor, sem nenhum outro tipo de comprometimento.
Daí, avisar a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, tomam conhecimento do futebol de botões, que evitem o dissabor de ser barrado quando da tentativa de adentrar nas dependências da APFM.
Exceção é feita apenas para aqueles que se fazem acompanhar de um sócio (seja decano ou honorífico), quando então a presença dos visitantes são da inteira responsabilidade do sócio convidante.
Atualmente, fazem parte do quadro social, os seguintes botonistas:
1) Sócios Decanos
- Abiud Gomes, Adilson Ribeiro, José Hércules, Marcos Cardoso, Demil Santos e René Cezar.
2) Sócios Honoríficos
- Albertinho, Armando Pordeus, Alexandre, Max Monteiro, Flávio, Paulo Jiquiá, José Ribamar, Vandré Meneses, Cláudio Sandes, Clóvis Sandes, Fernando Brito, Hugo Alexandre, Dinoraldo Gonçalves, Carlos Germano, Azevedo Neto, Adriano Oliveira, Antonio Iomar Oliveira.
3) Sócios Honoríficos Licenciados
- Marcos Silva, Paulo Wladimir, Leonardo Gonçalves, João Paulo Brito, Rubens Junior, Cláudio Lucena, Toninho Oliveira e Valdir Pereira.
4) Sócios honorários
- Francisco Barbosa e Paulo Felinto.
Fica claro que somente os que constam da lista acima é que podem, desde que cumpram as normas estatutárias da associação, falar em nome da entidade.
E assim todos viverão em paz, com a graça de Deus. Viva o botão!

sábado, outubro 09, 2010

ORA BOLAS

O Náutico, de Abiud, não está nem aí, para a chia do Fluzão, de Flávio Azevedo

É isso aí, minha gente do futebol de botões. O campeonato oficial de botãobol (regra pernambucana), da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, mesmo com esse feriadão de Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança, foi sequenciado neste sábado, dia 9 de outubro, com apenas três jogos: Náutico x Fluminense; Flamengo x Guarabira; Légia Varsóvia x Coritiba.
O destaque ficou por conta da chiadeira (mais uma) do Fluzão, de Flávio Azevedo, no empate em 1x1 com o Náutico, de Abiud Gomes.
Como a arbitragem de Hugo Alexandre foi excelente, o Pó-de-Arroz partiu então para tecer críticas à bola do campeonato.
Cabe aqui uma explicação: as bolas utilizadas no botãobol são feitas, em quase sua totalidade, de borracha da Faber Castle.
A APFM, em todos os campeonatos e torneios oficiais, apresenta bolas novas, que são utilizadas em toda a competição.
Antes das partidas, é comum as equipes se exercitarem, realizando jogos amistosos e treinando chutes a gol. Nessas situações se valem de bolas próprias, porém, feitas do mesmo material das usadas nos eventos.
O Fluzão que havia se saído bem nesses treinamentos, por não ter conseguido a vitória frente ao Náutico, que mal chegara à APFM já foi logo adentrando ao campo para realizar a partida, apelou e condicionou a sua permanência na competição, desde que treinasse, antes das partidas, com a bola que seria utilizada no seu confronto. Parece piada, mas é a pura verdade.
Felizmente, a direção da APFM não dá ouvidos a toda essa chiadeira, pedindo apenas que o Tricolor do Jardim Brasil seja mais humilde e aprenda de uma vez por todas a respeitar seus adversários. Quem morre de véspera é peru. Ora bolas!
O botãobol ensina que: 1) "treino é treino e jogo é jogo". 2)"Quem sabe, sabe e quem não sabe, bate palmas". 3) Jogo de botão só admite três resultados: vitória, derrota ou empate. Fica, pois, a lição.
Nos outros dois jogos, tudo correu tranquilamente. O Flamengo, de Fernando Esperma, goleou o Guarabira, de Armando Pordeus, por 4x0., enquanto que o Coritiba, de Cláudio Sandes, também aplicou uma goleada de 3x0 em cima do Légia Varsóvia, de Dinoraldo, resultado esse que o coloca na ponta da tabela, junto com o Internacional, de Paulo Jiquiá.
Sábado, o campeonato chega à 12ª rodada e está previsto o confronto dos líderes. Vai ser briga de cachorro grande. A APFM vai ferver. Viva o botão!

sábado, outubro 02, 2010

A FINAL QUE NÃO HOUVE

Chelsea, de Hugo Alexandre, livre dos fantasmas da Copa
É isso aí, minha gente deste mundo maravilhoso do futebol de botões. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, neste sábado, dia 02 de outubro, véspera das eleições de 2010, deu sequência ao campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana), com a realização de seis partidas.

O destaque ficou para a vitória do Chelsea, de Hugo Alexandre, sobre o Vila Belmiro, de Albertinho, por 2x0, em partida efetuada no Brasília Stadium, com arbitragem de Adriano Oliveira.

O curioso disso tudo é que esses dois adversários deixaram, no dia 03 de julho, de realizar a grande final do Torneio Copa do Mundo, por desistência da França, palhetada por Albertinho.

Depois disso, não houve mais confrontos entre eles. Somente agora, na 10ª rodada do campeonato oficial é que esses dois grandes botonistas puderam se defrontar, naquilo que pode-se dizer: uma final de Copa do Mundo que não houve.

É verdade que não tem o mesmo efeito, mas serviu para massagear o ego de Hugo Oliveira que percebeu, hoje, que poderia ter conquistado o título da Copa do Mundo, sem a necessidade do WxO.

Com isso, ele sente que, a partir desta data, os fantasmas já não mais estão aí para ameaçá-lo e assim vai poder dormir em paz com a consciência.

Viva o botão!