Minha lista de blogs

terça-feira, setembro 28, 2010

QUE HAJA PAZ NO BOTÃOBOL

Adilson Ribeiro, Presidente da APFM, num dia de campeão

Meus amigos botonistas. Depois de uma breve relaxada em Brasília, volto à terrinha e fico na torcida para que todos os amantes do botãobol que estão participando do campeonato oficial de 2010, promovido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa , possam chegar á última rodada, prevista para início de dezembro, com todos os jogos realizados.
Infelizmente, tivemos quatro equipes afastadas, por diversos motivos, o que é profundamente lamentável.
Há rumores de que há ainda alguns insatisfeitos e o que se ouve a boca miúda é que também iriam desistir de prosseguir na competição.
Então, faço um apelo: antes que tomem qualquer decisão nesse sentido, façam uma reflexão profunda e observem o lado positivo do futebol de botões. O convívio salutar, as amizades, as brincadeiras, o espírito alegre, as gréias e os jogos competitivos, mas dentro de um clima de alta desportividade.
Por outro lado, é fato também que as picuínhas irão sempre acontecer, mas nada que não possa ser feito para superá-las. Essa é a obrigação de quem de fato ama e zela pelo futebol de botões.
Todos os que enveredaram pelo botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) têm um sagrado dever de sempre ir até o fim em sua luta com vistas a perpetuação desse esporte. As particularidades e as peculiaridades da regra pernambucana devem ser conservadas para todo e sempre.
Que façam dos sábados, ponto de encontro permanente para que a empreitada possa sempre ir adiante, sem esmorecimento. Essa é a razão de viver do verdadeiro botonista. Viva o botão!

sexta-feira, setembro 24, 2010

NO MUNDO DO DADINHO


É isso aí, minha gente do botãobol. O Náutico, deste blogueiro, nessa 5ª feira, dia 23 de setembro, esteve em Brasília e visitou o Espaço Bola Quadrada, enveredando pelo mundo do dadinho.
Além de rever velhos amigos, os botonistas brasilienses, Marcelo Ferreira, Marcus Amorim, Paulinho e Bruno Machado, teve a grande oportunidade de fazer novos amigos do mundo maravilhoso do futebol de botões: Eduardo, Carlos, Fernando e o conterrâneo Marcos André, um torcedor rubronegro de quatro costados.
Dentro desse excelente ambiente, participou de um torneio e pode assim incursionar pela primeira vez na bola quadrada.
As dificuldades foram enormes, mas mesmo assim foi à luta, disputando um torneio e pode assim ficar mais familiarizado com o dadinho.
Na estréia, como era de se esperar, pagou um preço alto pela inexperiência e foi atropelado pelo Vascão, de Paulinho, que marcou um 3x0, sem dó, nem piedade.
Na sequência, o primeiro alento: um belo empate com o Flamengo, de Marcus Amorim, em 1x1, animando-o para o resto da competição.
E os jogos foram se seguindo: derrota para o Vitória, de Marcelo Ferreira, por 2x1, com gol em cima da hora dos baianos; outra derrota, dessa vez por 1x0, para o Sport, de Marcos André, num autêntico clássico regional.
Enfim, a primeira vitória: 3x1 em cima da Holanda, de Fernando Gomes, quando os alvirrubros tinham deixado de lado os botões de capa do Paris e partiram para cima do adversário com os craques do time do Racing. A vibração foi geral e, de imediato, seguiu para o segundo triunfo, dessa vez frente ao América, de Eduardo, já se apresentando com um novo time: o Peñarol. Fechando o circuito, realizou a melhor partida, num jogo cheio de alternativas, contra o Arsenal, de Carlos. Apesar da derrota por 3x2, o Náutico mostrou que o dadinho já não mais seria esse bicho de 7 cabeças.
Devido ao adiantado da hora, não pode enfrentar o último adversário, Bruno Machado, o que foi lamentável. Fica para uma próxima oportunidade.

Abiud e a Turma do Dadinho de Brasília
O que ficou disso tudo é que valeu esse convívio, esperando tão somente, já no Recife, poder retribuir toda essa bela acolhida que foi proporcionado por essa plêiade de botonistas da Capital Federal.
Obrigado, turma! Valeu! Espero comparecer mais vezes. Viva o botão.

sábado, setembro 18, 2010

VIRA, VIRA

Após um empate heróico, contra o Hércules, o Roma perde de goleada para o Coritiba

Amigos do botão, hoje, o campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) teve prosseguimento com a realização de quatro partidas. Em jogo atrasado, pela 7ª rodada, o Roma, de Carlinhos Setubal, conseguiu conquistar seu primeiro ponto em competições oficiais da APFM, ao empatar em 0x0 com o Hércules, de José Hércules.
Nos jogos da 8ª rodada, o Náutico, desse blogueiro, após sair atrás do placar, frente à Juventus, de Vandré Meneses, partiu com tudo para o ataque e conseguiu uma virada espetacular, triunfando por 2x1.

Na seqüência, o Fluminense, de Flávio Azevedo, perdeu a invencibilidade ante o Chelsea, de Hugo Alexandre, por 3x2, num vira-vira fantástico. O Fluzão chiou uma barbaridade com a arbitragem de Max Monteiro, mas depois viu-se que não havia a mínima razão para as reclamações.

Fechando a jornada, o Coritiba, de Cláudio Sandes, depois de um mau começo de partida, teve calma e acabou deslanchando em cima do Roma, goleando-o por 4x0.

Infelizmente, mais espinhos no jardim da APFM: o Inter de Milão, de Clóvis Sandes, foi eliminado do campeonato, após faltar a três jornadas consecutivas. Com isso, a competição, que começara com vinte equipes, vai seguir com os demais dezesseis times inscritos. É uma pena, mas a vida continua e bola prá frente.

A liderança segue firme com o Internacional, de Paulo Jiquiá, seguido bem de perto pelo Vila Belmiro, de Albertinho e pelo Fluminense, de Flávio Azevedo.

Sábado, dia 25 de setembro, estão reservadas novas emoções, se bem que o Náutico não se fará presente, pois irá curtir um fim-de-semana em Brasília, quando deverá visitar o Espaço da Bola Quadrada, o famoso jogo de botão de dadinho. Viva o botão.

ENGOLINDO SAPOS

Abiud Gomes e sua eterna luta pelo botãobol
É isso aí, minha gente do mundo mágico do botão. Mais uma vez a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa se vê obrigada a agir com certa energia para que as competições por ela realizadas possam ter sempre um desfecho feliz.
Esse é o grande problema que se enfrenta no dia a dia. É lamentável que não se entenda que o espírito que rege o botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) é o da desportividade. A APFM é uma sociedade formada por botonistas que frequentam a entidade para se divertirem, fazendo aquilo que mais gostam: jogar botão.
Infelizmente, alguns não sabem se comportar e não se conformam com algumas decisões tomadas, notadamente, durante os jogos de competições oficiais. Quando se pensa que vai tudo correr bem, eis que de repente, surgem desavenças, em sua maioria, provocadas por pequenas e insignificantes falhas.
Em outra edição deste blog, comentou-se sobre o problema das arbitragens e parece que não houve solução de continuidade, persistindo sempre as reclamações, muitas vezes infundadas, mas que no final gera grande descontentamento.
O que se observa é que quase todos os sábados há alguém deixando a sala de jogos aborrecido por ter perdido uma partida, fazendo acusações aos árbitros, verdadeiros abnegados e que estão ali voluntariamente, com o intuito de fazer com que as competições sigam num curso normal, sem atropelos. Isso é que precisa ser entendido e ficar bem claro.
Ninguém aqui tem prazer de prejudicar quem quer que seja. Falhas acontecem e irão sempre acontecer, porém, é preciso entender que as mesmas, quando cometidas, não têm o dolo que muitos possam acreditar que haja.
Quem assim pensar é aconselhável que, antes de vir para a APFM, medite um pouco, reflita e, se sentir em perfeitas condições, adentre à sala e passe a se divertir.
Evite trazer para a APFM problemas de fora e compareça com o espírito desarmado, pronto apenas para o lazer.
Ganhar, empatar ou perder é resultado exclusivamente do jogo. Quando termina a jornada, tudo é alegria, pois todos estão no mesmo ambiente sadio, de inteira amizade. É sentir saudades quando parte e pensar já no próximo sábado, para viver novas emoções. Esse é o pensamento do verdadeiro amante do futebol de botões.
Vamos, gente, evitar que a Diretoria da APFM continue engolindo sapos e mais sapos. É triste que isso ainda aconteça. Que venha a bonança. Viva o botão.

terça-feira, setembro 14, 2010

SAUDADES BOTONAIS

O nosso velho e querido Armando num momento feliz na APFM
Armando... !

Armando... !
Saudades!
Saudades botonais!
Saudoso e inesquecível,
Foi paciente e interessado,
Atencioso e cheio de bondade,
Armando Francisco nos brindou
com botões perfeitos e lindos.

Estava sempre à disposição
para nos receber.
Prometia qualidade
E produzia botões
Sob medida e exigências.

Armando foi festivo,
Foi vivedor sem igual,
Dançarino e alegre,
Não perdia festa,
Era bem aceito, querido.

Casado e amado,
Teve a família dos sonhos,
Era aceito por todos,
Não recusava convite,
E amava, amava os filhos.

Armando tinha a perfeição,
na ponta do estilete.
Trabalhava a matéria com amor,
Torneava-a com delicadeza
de artífice,
E não se enganava nos detalhes.

Mas, Armando foi ponto alto,
Foi artífice desafiando a arte,
Foi artista competente,
Produzindo belos espécimes.

Sua arte está por toda parte:
na coleção de todos os botonistas,
no coração de todos os celotexnistas,
na saudade de todos os que o amam.

Armando granjeou nossa simpatia,
Porque tinha um coração de pai,
Um sentimento de homem bom,
Um pudor de avô amoroso,
E um carinho puro e sincero.
HERCULES LEITE

Sala da Associação Pernambucana de Futebol
de Mesa.
José Hércules Leite
Recife, 28.08.2010

É isso aí, gente, do mundo mágico e fantástico do futebol de botões. Ficamos sem o nosso Gepeto, gênio criador de botões maravilhosos. Ele se foi, mas sua obra irá continuar por toda a vida. As peças por ele fabricadas, com todo amor e carinho, passam a ser consideradas relíquias. Ficou a saudade, junto com a gratidão de todos os botonistas. Obrigado, Armando!

domingo, setembro 12, 2010

É CAMPEÃO! É CAMPEÃO!

Abiud Gomes, o grande campeão do I Open Armando Pordeus de Futmesa
Aí está, minha gente do botão, a alegria desse blogueiro, que conseguiu levar seu Náutico ao título de campeão do I OPEN ARMANDO PORDEUS DE FUTMESA, realizado, no sábado, dia 11 de setembro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, dentro das comemorações do 56º aniversário de nascimento do maior nome na divulgação do futebol de botões de Pernambuco, o louco por botão, essa figura fantástica, Armando Pordeus.
Doze botonistas, do quadro da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, atenderam ao convite do aniversariante e participaram do torneio de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras), no sistema mata-mata.
Estiveram presentes as seguintes equipes e seus diretores-técnicos: Náutico, de Abiud; Santos, de Adilson; Chelsea, de Hugo Alexandre; Internacional, de Paulo Jiquiá; Coritiba, de Cláudio Sandes; São Paulo, de Max Monteiro; Flamengo, de Fernando Brito; Fluminense, de Flávio Azevedo; Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves; Corinthians, de Adriano Oliveira; Juventus, de Vandré Meneses; Vila Belmiro, de Carlos Alberto (Albertinho).
Os jogos da 1ª fase tiveram como vencedores os times do Fluminense, Chelsea, Internacional, Coritiba, Náutico e São Paulo, que eliminaram, pela ordem: Vila Belmiro, Corinthians, Légia Varsóvia, Santos e Flamengo. Nessa fase, apenas o Internacional conseguiu sua classificação através da disputa de pênaltis. As demais equipes avançaram para a 2ª fase, conquistando vitórias no tempo regulamentar de jogo.
Nos três jogos da 2ª fase, Náutico, Internacional e São Paulo passaram para as semifinais, com o Timbu eliminando o Chelsea, nos pênaltis, após empate no tempo regulamentar. Por sua vez, o São Paulo despachava o Fluminense, vencendo por 3x2, no tempo real de jogo. Já o Internacional foi beneficiado com a ausência do Coritiba, sendo considerado vencedor por WxO, atribuindo o escore de 1x0.
Para compor os dois jogos das semifinais, foi escolhida por sorteio, a equipe do Fluminense, que se juntou às três classificadas da 2ª fase.
No 1º confronto, o Náutico despachou o Internacional, vencendo-o por 2x1, classificando-se para a grande final do torneio.
Na outra partida, o Fluminense venceu, nos pênaltis, ao São Paulo, após um empate de 2x2 no tempo de jogo e partiu também para a decisão do título.
Na disputa pelo troféu de 3º lugar, o Internacional venceu o São Paulo por 6x3, num jogo super movimentado.
Veio a partida final e o Náutico fez um 1º tempo soberbo, abrindo uma vitória de 3x0. Na segunda etapa, o Timbu soube administrar a vantagem, mesmo tendo o Fluzão marcado seu gol de honra.
Depois, o que se ouviu foi o grito de "é campeão, é campeão". O Náutico coloriu de alvirrubro a festa do fanático e apaixonado torcedor rubronegro. Foi maravilhoso! Haja emoção!
Valeu, Armandão! Parabéns! Viva o botão.

ROSAS X ESPINHOS

Hércules x Corinthians, quando ainda tudo eram flores no botãobol
É isso aí, minha gente do botão. Tudo poderia ser maravilhoso, sem aperreios, num clima ameno, onde as coisas corressem nos conformes. Esse é o desejo de todos os que fazem a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Porém, mesmo com todos os esforços sendo feitos para que o botão se desenvolva num clima de normalidade, eis que surgem atropelos de última hora e que causam transtornos e mais transtornos, tirando a paz e a tranquilidade reinante no âmbito da entidade.
Tudo poderia ser um mar de rosas, exalando aromas fortes de bem-estar. Mas, aí aparecem os espinhos e sente-se a necessidade de superar todos os obstáculos para que a situação volte à normalidade. É a luta do dia a dia. Luta inglória, porém, perseverante.
Ontem, dia 11 de setembro, data cruel para a democracia, na insana luta contra o terrorismo internacional, parecia que no mundo mágico do botão, tudo seria festa, mais ainda quando se comemorava os 56 anos de vida dessa extraordinária figura do futebol de botões, Armando Pordeus, essa personalidade louca por botão, onde faltam adjetivos para traçar seu perfil. É simplesmente espetacular.
A APFM deu seqüência ao campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras) e, após os jogos, seria realizado, como foi, o I Open Armando Pordeus de Futmesa.
Pelo campeonato, os destaques ficaram por conta da perda, pelo Internacional, de Paulo Jiquiá, dos 100% de aproveitamento, após o empate em 1x1 com o Flamengo, de Fernando Esperma. Por sua vez, o Coritiba, de Cláudio Sandes, perdeu a invencibilidade, baqueando frente ao Corinthians, de Adriano Oliveira, por 2x0.
O Fluminense, de Flávio Azevedo, é outro que vai a passos largos na competição, conquistando significativas vitórias. Dessa vez, venceu, por 2x1, ao Juventus, de Vandré, que retornava do Brasileirão 12 toques, com brilhante participação, onde classificou-se em 10º lugar na categoria Masters.
Os empates do Corinthians ante o Cruzeiro, de Marcos Cardoso (0x0) e o Hércules, de José Hércules (1x1) foram considerados normais, bem como o empate, também em 1x1, entre o Chelsea, de Hugo Alexandre e o São Paulo, de Max Monteiro.
Esses jogos traduziram o mar de rosas vivido pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Mas apareceram os espinhos, que machucaram bastante o diretor de esportes da APFM, que além do desgaste no desempenho da função, ainda concentra seus esforços com a arbitragem no campeonato.
Começou com o Santos , de Adilson Ribeiro, que após perder para o Flamengo, de Fernando Esperma, chiou uma barbaridade, alegando que o árbitro da partida, Hugo Oliveira, prejudicou demasiadamente sua equipe, a ponto de atribuir a ele o fracasso pelo resultado do jogo.
Na seqüência, aconteceu coisa pior. O Itacuruba, de Alexandre Freitas, após sofrer o segundo gol, numa cobrança de falta, deselegantemente retirou-se de campo, por julgar que a falta que originou o segundo tento do Santos, de Adilson, simplesmente não havia existido. O curioso disso tudo é que o árbitro foi exatamente Hugo Oliveira, que já sofrera vexame na partida anterior. Essa atitude do Itacuruba levou a Comissão do Campeonato a aplicar o que manda o regulamento da competição, confirmando a vitória do Santos, por 2x0, escore estampado quando do abandono do Itacuruba e eliminando a representação rubronegra dos Afogados, sumariamente, do campeonato. O ato de Alexandre Freitas deverá ser julgado pelo Conselho de Decanos da APFM, o qual poderá ficar afastado de jogos oficiais da entidade por um prazo de 12 meses. É uma lástima que isso tenha acontecido
É de se lamentar também a eliminação do Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, mas aí a causa era nobre. Devido a seus inúmeros afazeres, Azevedo não pode mais continuar comparecendo aos sábados para realizar suas partidas. É uma pena, mas perfeitamente compreensível.
Enfim, para não juntar alhos com bugalhos, tudo sobre o sensacional I Open Armando Pordeus de Futmesa, brilhantemente conquistado pelo Náutico, desse blogueiro, será matéria de uma futura edição. Aguardem. Viva o botão!

domingo, setembro 05, 2010

UM SÁBADO COMO POUCOS NO BOTÃOBOL

Légia Varsóvia, de Dinoraldo, iniciando o show de Maldonado, ante o Guarabira, de Armando
Foi simplesmente fantástico este sábado, dia 4 de setembro de 2010, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, com a realização de apenas cinco partidas do campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras).
Quem preferiu ir curtir o feriadão da independência, perdeu aquilo que foi maravilhoso no mundo do botão, traduzido no show de Maldonado, o botão camisa 7 do Légia Varsóvia, de Dinoraldo Gonçalves.
Qualquer adjetivo é pouco para dizer o quanto teve de magistral a performance do botão que se tornou o artilheiro do campeonato de botãobol, em andamento na APFM. Em três partidas, o craque marcou, nada mais, nada menos, do que 10 golaços.
Começou com quatro tentos no massacre ante o Roma, de Carlinhos Setúbal, quando o Légia aplicou 7x0 no oponente, na maior goleada da competição.
Na sequência, apesar de todo o esforço do Corinthians, de Adriano Oliveira, conseguiu vazar a meta mosqueteira, marcando o gol da magra vitória sobre o alvinegro do Curado.
Finalmente, o ápice do show, em cima do Guarabira, de Armando Pordeus, quando os poloneses mandaram um 5x0 sensacional, com todos os gols sendo marcados por Maldonado. Foi arrasador. Um belo espetáculo para os olhos. Uma maravilha!
Também foram realizados os confrontos Chelsea X Coritiba e Vila Belmiro X Flamengo. Em ambos, o empate de 1x1 mostrou o equilibrio dessas partidas. Vale ressaltar a queda da cidadela do Coritiba, de Cláudio Sandes, vazada pela primeira vez no certame. Os "Blues do Aeroporto", sob o comando de Hugo Alexandre, saíram na frente e por pouco não despachou o alviverde do Inês Andreazza. No outro confronto, o Vila Belmiro, marcou de frente, mas não conseguiu segurar a carga rubronegra de Fernando Esperma, contentando-se com a igualdade.
É uma pena que a tarde não tivesse sido só de espetáculos. É a vida, com seus altos e baixos, idas e vindas.
A Comissão do Campeonato foi obrigada a eliminar do certame a equipe do Jardim Brasil, de Marcos Cordeiro, que pela segunda vez na história da APFM, abandona uma competição oficial. Infelizmente, mesmo a contragosto, o regulamento foi aplicado e a ordem é seguir em frente. É página virada.
É deveras lamentável que isso aconteça, porém, o fato não tira o brilho da competição que segue com seus momentos emocionantes, com disputas acirradas e entusiasmadas.
Na realidade, botão é para quem gosta de jogar, de se divertir com os amigos, de competir com o melhor dos espíritos.
Isso é que faz o botãobol simplesmente maravilhoso. Que outros Maldonados apareçam e nos delicie com performances espetaculares. Salve o Légia Varsóvia, pela maravilha proporcionada. Parabéns, Dinoraldo! Viva o botão!