Minha lista de blogs

segunda-feira, julho 26, 2010

VAI COMEÇAR A FESTA DO BOTÃOBOL

Itacuruba (Alexandre), Coritiba (Cláudio Sandes), voltarão a se enfrentar no botãobol
É isso aí, minha gente. No próximo sábado, dia 31 de julho, vai começar a festa do botãobol, com os jogos da 1ª rodada do Campeonato Oficial de 2010, no botãobol (futebol de botões na regra pernambucana), patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
Vinte equipes irão participar desse grande evento, que, no final, apontará quem é o grande campeão de botãobol de Pernambuco.
Este ano, como novidades, as participações das equipes do Guarabira, de Armando Pordeus, do Jardim Brasil, de Marcos Cordeiro e do Roma, de Carlos Germano, o Carlinhos de Setúbal, o mais recente integrante do quadro social da APFM.
Por sua vez, Dinoraldo Gonçalves, que sempre se apresentava nas competições oficiais palhetando a equipe do Porto, vem agora com o poderoso time do Légia Varsóvia e promete chegar às cabeceiras. Na realidade, os poloneses de Maranguape formam uma bela equipe, com destaque para o botão camisa dez, Friaça.
Lá pelas bandas da Mangueira, o Internacional, de Paulo Jiquiá, ainda não definiu quais os craques que irão lutar pelo bicampeonato. Este blogueiro acredita que o Saci venha com Fabiano Costa & Cia, ao contrário do que foi mostrado nessa pré-temporada, quando o Colorado exercitou-se com botões, os mais variados possíveis.
Outro que vem com a corda toda é o Chelsea, de Hugo Alexandre, após a conquista do Torneio Copa do Mundo do botãobol. Dessa vez, os "Blues" do Aeroporto esperam chegar entre os líderes, tornando-se na nova força do futebol de botões da APFM.
Enquanto isso, Náutico, de Abiud Gomes, Vila Belmiro, de Albertinho, Santos, de Adilson Ribeiro e Cruzeiro, de Marcos Cardoso, as velhas raposas do botãobol, vão tentar manter a tradição de sempre chegar entre os primeiros e, consequentemente, continuarem figurando nas mais altas posições no ranking geral da entidade.
Uma das peculiaridades desse campeonato é a competição paralela, envolvendo as dez equipes menos afortunadas no ranking geral da APFM. Pode-se dizer que é um outro campeonato e a briga vai ser para valer. Corinthians, Chelsea, Flamengo, Fluminense, Itacuruba, Vitória de Guimarães, Inter de Milão, juntamente com os novatos Guarabira, Jardim Brasil e Roma, vão para os confrontos com toda a gana necessária para aprontar poucas e boas.
O palco já está armado e a festa deverá ser sensacional, sob todos os aspectos. Sábado próximo é só o começo da jornada de espetáculos.
A Marreta, o blog Sportdebotão e o site futeboldemesanews darão toda a cobertura da competição. Acompanhem. Viva o botão!

domingo, julho 18, 2010

PRÉ-TEMPORADA DO BOTÃOBOL

Clóvis (Ypiranga), Abiud (Náutico) e Marcos Cardoso (Cruzeiro), três forças do Botãobol
É isso aí, meus amigos botonistas. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa vive momentos de pré-temporada, com as equipes filiadas preparando-se para o campeonato oficial de 2010, no botãobol (futebol de botões, na regra pernambucana, a rainha das regras).
O movimento, nesses sábados que antecedem o início da competição, previsto para o dia 31 de julho, é intenso e pelo que se observa muitos times estarão de cara nova, apresentando grandes contratações. O mercado do botãobol está aberto para compras e permutas de botões, semelhante ao que ocorre com os inícios de temporadas no futebol association.
As equipes do Internacional, de Paulo Jiquiá e do Chelsea, de Hugo Alexandre, são as que mais investiram e, pelas recentes conquistas, deverão entrar bastante fortes no campeonato.
Por outro lado, novas bolas já foram encomendadas e o artífice Adilson Ribeiro promete que as mesmas não terão nada a haver com as lançadas na Copa do Mundo do botãobol, as famosas e aterrorizantes jabulanis.
Quase todas as vinte equipes, pré-inscritas, já confirmaram a participação. Aguarda-se apenas que o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, supere as dificuldades e reúna condições para disputar a competição. Seria uma pena ver o afastamento do botonista, logo depois de sua brilhante performance na Copa do Mundo, palhetanto a Eslovênia.
A tabela dos jogos, caso se confirme todos os pré-inscritos, já está pronta, com a ordem dos jogos obedecendo à posição das equipes dentro do ranking geral da APFM.
Resta, pois, tão somente, aguardar com ansiedade a abertura oficial da competição, que, sem sombra de dúvida, será realizada de forma limpa e transparente, como sempre acontece na APFM.
Sucesso a todos. A jornada é longa. Que vença o melhor. Viva o botão.

domingo, julho 11, 2010

APFM E O CAMPEONATO DE BOTÃOBOL

Após a premiação da Copa do Mundo, as atenções se voltam para o campeonato oficial
Passadas as emoções da Copa do Mundo de 2010, no botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras), a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa parte agora com tudo para a realização do campeonato oficial de 2010. A competição deverá ter início no dia 31 de julho, com jogos sempre aos sábados.
Estima-se que vinte botonistas estejam participando do evento, entre sócios da entidade e convidados.
Como sempre ocorre, o equilíbrio deverá ser a tônica do campeonato, pois se sabe que a maioria das equipes se encontra num mesmo nível técnico.
O campeonato este ano vai ser disputado em turno único, por pontos corridos, no sistema de todos contra todos.
Abiud, Adilson, Albertinho, Adriano, Alexandre, Azevedo Neto, Cláudio Sandes, Clóvis Sandes, Dinoraldo, Fernando Brito, Flávio, Hugo Alexandre, José Hércules, Marcos Cardoso, Max Monteiro, Paulo Jiquiá e Vandré Meneses, já são figuras carimbadas para a competição.
As principais novidades ficam por conta das presenças, já confirmadas, das equipes do Roma, do mais novo sócio da APFM, Carlos Germano, o Carlinhos do Setúbal e do Guarabira, do consagrado botonista paraibano, Armando Pordeus, grande divulgador e amante do jogo de botão.
Cabe destaque os intensos preparativos das equipes com vistas a proporcionar grandes espetáculos.
A APFM vem tomando todos os cuidados necessários para que o campeonato oficial tenha absoluto sucesso.
A Comissão Organizadora da Competição já foi determinada pela diretoria executiva da entidade, sendo escolhidas as seguintes pessoas: Abiud Gomes - presidente; Hugo Alexandre - secretário; Adilson Ribeiro - membro efetivo.
As inscrições estarão abertas, até o dia 24 de julho, para todos os associados da APFM e estendendo-se também a convidados da diretoria executiva.
O regulamento do campeonato está sendo elaborado e deverá ser levado para aprovação no próximo sábado, dia 17 de julho, quando então será divulgado o valor da taxa de inscrição, que servirá para aquisição dos troféus e medalhas para a premiação dos que mais se destacarem na competição.
É isso aí, meus caros botonistas: o botãobol vivendo mais um grande momento. Viva o botão.

domingo, julho 04, 2010

ÁFRICA DO SUL - CAMPEÃ DO MUNDO

A seleção Bafana-Bafana, de Hugo Laduma, a grande campeã do mundo
É isso aí, minha gente do botão. Neste sábado, dia 03 de julho de 2010, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa conheceu, finalmente, o campeão do Torneio Copa do Mundo de 2010, no botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras). A exemplo do que ocorreu em copas anteriores, surgiu mais um grande campeão, a África do Sul, palhetada por Hugo "Laduma" Oliveira, de forma sensacional e incontestável. Foi, sem sombras de dúvidas, a seleção mais equilibrada da competição. Somou disposição, com técnica e ousadia. O resultado de tudo isso foi a conquista inédita, com todos os méritos. Parabéns.
Começou com a emocionante vitória sobre a Eslovênia, de Azev Vnut, por 3x2, nas quartas de final, com o gol da classificação sendo assinalado na prorrogação. Foi uma partida empolgante, do princípio ao fim. A Eslovênia vinha se revelando a surpresa da copa, daí o empenho dos bafana-bafana para conseguir o suado triunfo. As vuvuzelas tocaram mais alto.
Depois, já na semifinal, os africanos tiveram outra vitória estupenda. Dessa vez foi contra os favoritos chilenos, de Paulo Bambam Jiquiá, que tinham vindo de um triunfo de 2x0 em cima da Itália, de Albertino Fratello, num jogo onde a jabulani aprontou poucas e boas. A vitória dos bafana-bafana veio numa virada sensacional, conseguida no segundo tempo da partida, realizada no Hércules Stadium. Pelo espetacular desempenho na partida, a África do Sul partiu para o jogo final contra a França, de Charles Albert du Metrô, com toda a confiança necessária para se tornar a grande campeã do maior torneio de futebol de botões de Pernambuco. É bem verdade que os franceses vinham de dois excelentes resultados. O primeiro deles, na quarta de final, quando derrotou nos pênaltis a Sérvia, de Dino Dzajic, após as seleções empatarem no tempo normal e na prorrogação em 2x2. Depois, já na semifinal, os "bleus do Metrô de Ypiranga" despacharam a Suiça, de Hugô Bizu, por 1x0, graças as estripulias da famosa jabulani. Antes, vale a pena destacar, que os helvéticos, nas quartas de final, venceram a Dinamarca, de Adilson Laudrup, na prorrogação, por 3x1. Também é bom salientar que os escandinavos, no último instante da partida no tempo regulamentar tiveram a maior chance de vitória, desperdiçando uma cobrança de falta na meia lua da grande área, no último lance do jogo, consequentemente levando a partida para a prorrogação. Aí, o moral dos suiços foi lá para cima e, por conseguinte, chegaram à soberba vitória que alijaram os dinamarqueses da Copa.
Veio a decisão pelo 3º lugar e o que se viu foi o Chile dominar completamente a jabulani, fazendo baixar a bola dos suiços, goleando-os por 4x1, que assim tiveram que se contentar com o 4º lugar da competição, o que não deixa de ser também um excelente resultado.
Agora era chegada a hora da grande decisão. Quem seria o campeão do Torneio Copa do Mundo de 2010 ? África do Sul ou França ? Essas seleções já se conheciam desde a fase de classificação, pois pertenciam ao mesmo Grupo A. A França classificou-se em primeiro lugar e a África do Sul ficou com a segunda vaga. Cada uma seguiu seu caminho e quis o destino que as duas voltassem a se enfrentar pela decisão do título.
De repente, mais que de repente, surgiu o inopinado, o imponderável. o inesperado: a França não podia estar presente à partida por circunstâncias alheias à sua vontade. O jogo não pode ser realizado. Consultado o regulamento e lá estava escrito no item 9 das observações do regulamento da Copa do Mundo: "Após iniciar a competição, a equipe que faltar a um jogo será punida com WxO e o adversário será considerado vitorioso pelo placar de 1x0". Também estava escrito na Programação de Jogos para o dia 3 de Julho de 2010 que seriam realizadas todas as partidas relativas às quartas-de-final, às semifinais, à decisão do 3º lugar e à decisão do titulo de campeão da copa. No item 2 das observações do mesmo documento, estava lá a citação: "As equipes que não comparecerem às rodadas perderão seus jogos por WxO, seja qual for o motivo.
Infelizmente , a Copa do Mundo de 2010, no botãobol, não pode ter o desfecho que se esperava. É a fatalidade. Porém, é bom deixar bem claro que na APFM as competições são e serão sempre levadas a sério, mesmo que alguns achem que são prejudicados. O certo é que o regulamento existe para ser obedecido e cumprido, doa em quem doar, haja o que houver.
Portanto, salve a África do Sul, legítima campeã do mundo. Parabéns, Hugo "Laduma" Vuvuzela" "Bafana-bafana" Oliveira. Você mereceu! Parabéns, também, a França, de Charles Albert du Metrô, pelo vicecampeonato. No final, a história vai se encarregar do resto. Viva o botão.