Minha lista de blogs

quarta-feira, abril 28, 2010

ABERTURA DA TEMPORADA 2010

Paulo Jiquiá abre o sorriso com o sucesso da Inglaterra no Torneio do Ranking
Como é de costume, o Campeonato Oficial da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no Botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) sempre tem seu encerramento no ano seguinte ao do início da competição. O campeonato de 2009 que começou em maio de 2009, somente veio acabar no dia 17 de abril de 2010. Isso sempre causa grande problema em todo o planejamento das atividades da APFM. O Torneio do Ranking, competição que abre oficialmente a temporada da entidade, neste ano, só foi realizado no sábado, dia 24 de abril. Com a participação de onze equipes, o evento foi bem conduzido, num ambiente de descontração, com todo o entusiamo dos times envolvidos. A Inglaterra, de Paulo Jiquiá, conquistou brilhantemente o torneio, com vitórias espetaculares sobre o Chelsea, de Hugo Alexandre (2x0), Santos, de Adilson Ribeiro (5x2) e Portugal, de Max Monteiro (3x0). Louve-se também a bela participação da Seleção de Portugal, de Max Monteiro, que jogou quatro partidas seguidas, sucumbindo apenas na final, talvez pelo grande desgaste apresentado. Os portugueses chegaram ao vice campeonato do Torneio do Ranking, após vitórias contra a Suécia, de José Hércules (1x0), Chacarita Jrs, de Abiud Gomes (2x1), Porto/Barueri, de Dinoraldo Gonçalves (5x1). O 3º lugar da competição coube ao Porto/Barueri que eliminou nos pênaltis o Fluminense, de Flávio Azevedo, tendo em seguida despachado a equipe do Vila Belmiro, de Albertinho, derrotando-a por 3x2. O Santos, de Adilson Ribeiro, que foi derrotado pela Inglaterra, na segunda fase da competição, havia se classificado após a vitória de 2x0 em cima do Itacuruba, de Alexandre Freitas. O Vila Belmiro, de Albertinho, foi para a 2ª fase, após vencer nos pênaltis o Flamengo, de Fernando Esperma.
Como a competição vale pontos para a composição do ranking da APFM, Paulo Jiquiá, por ter sido campeão, obteve 13,75 pontos. Max Monteiro, como vice-campeão, teve computado 6,87 pontos. Dinoraldo Gonçalves conseguiu 3,43 pontos, pelo 3º lugar conquistado. Adilson Ribeiro e Albertinho, por terem atingindo a segunda fase do torneio, receberam cada um 0,69 pontos. Os demais participantes, todos eliminados na primeira fase, não tiveram pontos consignados. Atualmente, o ranking geral da APFM é liderado por Abiud Gomes, seguido de Moisés Pena, Humberto Arruda, Marcos Silva, Albertinho e Adilson Ribeiro.
Agora todas as atenções estão voltadas para o Torneio "Copa do Mundo", a maior competição de botãobol (regra pernambucana) da APFM e que vai acontecer no mês de maio que se avizinha. Viva o botão!

sexta-feira, abril 23, 2010

SALVE, SALVE, INTERNACIONAL!

O Internacional, de Paulo Jiquiá, campeão de 2009, da APFM, no Botãobol
Foi uma conquista soberba! O Internacional, de Paulo Jiquiá, foi, sem sombras de dúvida, a melhor equipe em todo o campeonato oficial de botãobol (regra pernambucana), patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. Ganhou o Turno de Classificação e a Série Ouro, não tendo precisado levar a decisão para uma partida extra. Faturou com sobras os dois turnos e sagrou-se campeão da APFM, pela primeira vez em sua breve história. Está de parabéns o Saci da Mangueira pela bela campanha. Para se ter uma idéia do crescimento do Colorado, basta dar uma olhada no ranking geral da APFM. Antes do início do campeonato, o Saci ocupava a 13ª posição. Com a conquista do campeonato o Inter saltou para a 8ª posição e logo, logo, continuando nessa marcha, poderá atingir o topo do ranking. Ao longo da competição, o Colorado obteve 21 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, tendo marcado 70 gols e sofrido 42 gols. Teve um aproveitamento de 69,69%, contra 64,14% da equipe vice campeã, o Botafogo, de Marcos Silva.

O campeonato, apesar dos problemas, conseguiu chegar ao fim com absoluto sucesso. De se lamentar apenas, as retiradas das equipes do Corinthians, de Adriano Costa, no Turno de Classificação e do Grêmio, de José Ribamar, na Série Ouro. Porém, o que vale destacar é o esforço da comissão organizadora do campeonato (Abiud Gomes, Hercules Leite e Hugo Alexandre), que fez de tudo para que acontecesse uma competição limpa, honesta e brilhante. Valeu o esforço. Agora, haja festa! O Internacional ganhou! Salve o Colorado! É assim o mundo maravilhoso do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana, a rainha das regras). Viva o botão!