Minha lista de blogs

domingo, março 28, 2010

CRUZEIRO, O REI DA PRATA

Cruzeiro, de Marcos Cardoso, o grande campeão da Série Prata do Botãobol
Desde o início do 2º turno do campeonato de botãobol (regra pernambucana) da temporada 2009/2010, que venho afirmando que o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, é o Estranho no Ninho da Série Prata, tal a disparidade de forças em relação às demais equipes participantes dessa série. Fiz ver que os estrelados tinham descido para a prata por puro acidente. Faltando ainda uma rodada para o encerramento do turno, está aí o resultado: Cruzeiro, campeão, com excessiva folga. Foi de fato uma conquista belíssima, apesar do desnível ser flagrante. Alguns tropeços deram a falsa impressão de que os azuis poderiam macular sua marcante história no futebol de botões, porém, rapidamente, tudo voltou ao curso normal e o deslanche foi total. Parabéns, aos alemães cruzeirenses, bem capitaneados por Overath & Cia. Dificil, isso sim, deverá ser apontar o vice campeão da Série Prata. Aí, todos se nivelam. Coritiba, de Cláudio Gordo, Fluminense, de Flávio Afa, Milan, de Tuca Oliveira e São Paulo, do portuga Max Monteiro, qualquer um deles pode levar para casa o troféu. A briga vai ser bonita.
Na Série Ouro, o Internacional , de Paulo Jiquiá, com a vitória de 4x1 sobre o Botafogo, de Marcos Silva, precisa apenas de um simples empate contra o Vila Belmiro, de Albertinho, para chegar ao título de campeão do 2º turno. Como já papou o Turno de Classificação, o Colorado chegaria ao título de campeão da temporada 2009/2010, o primeiro de sua vitoriosa história. Mesmo, que por esses azares da vida, venha a tropeçar frente à Baleia Azul, o Saci ainda iria para uma partida extra contra o Botafogo. Portanto, para o Internacional ser campeão depende única e exclusivamente dele próprio. Pelo que demonstrou em todo o campeonato, não seria nesta hora que o Vermelhão da Mangueira iria entregar o ouro. Pelo que já fez, merece com sobras o título.
No sábado, dia 10 de abril, após o recesso do período de Páscoa, a APFM deverá viver momentos emocionantes. Feliz Páscoa! Até, 10 de abril! Viva o botão!

UM BOTONISTA SETENTÃO

O setentão Abiud num momento feliz da vida
Dia 27 de março. Uma data que talvez não tivesse nenhum significado. Para muitos é uma data qualquer, mas para este blogueiro é de uma grande importância. É o seu principal dia de reflexão. Acordo já analisando todo o período de uma vida. Os erros e acertos. Penso e concluo, a cada ano, na mesma data, que tudo isso vale a pena. Viver bem é a maior dádiva que recebemos. Hoje, ao completar 70 anos de vida, me sinto cada vez melhor comigo mesmo. Mantenho uma grande rede de amigos. Em que pese meus inúmeros defeitos, percebo que todos são tolerantes para comigo. A educação que recebi ao longo da vida me fez agir com cautela, porém, muitas vezes com certa impetuosidade. Em alguns momentos somos incompreendidos, mas nessas ocasiões o interesse maior é que tudo acabe bem. Pela minha formação militar, gosto da ordem e da disciplina, porém, sem exageros. Prepotência é uma palavra que desdenho. Preconceito, falsidade, inveja, são coisas que abomino. Gosto da beleza, em todas as suas formas. Nunca tive ganância na vida, daí aceitar humildemente o que ela reservou para mim. Não sei se acredito ou não no destino. Simplesmente, levo a vida obedecendo aos princípios éticos e morais regidos pela sociedade a qual faço parte. Vícios já tive aos montões. Hoje, cultivo hábitos sadios. O mais importante deles é jogar botão. Faço isso desde os seis anos de idade. Nas várias etapas da vida, em algumas delas, tive que viver afastado dessa maravilha que é o futebol de botões.
No entanto, desde o início do Século XXI, em quase todos os sábados, me faço presente, junto aos amigos, nas mesas de botão. Aí eu me realizo. O futebol de botões é jogado seguindo várias regras, porém, dedico-me exclusivamente ao botãobol, nome pelo qual eu batizei o jogo de botão praticado obedecendo-se à regra pernambucana. Isso não quer dizer que sou intransigente, nem intolerante no que tange às demais regras. Em algumas ocasiões fiz incursões fora do botãobol, mas a paixão foi mais forte, daí ter permanecido fiel às minhas origens. O que vale mesmo é que me sinto feliz, dia após dia, apesar de muitos percalços. É a vida!
Sou um botonista, hoje setentão, cada vez mais apaixonado. Agradeço a todos os grandes e verdadeiros amigos que me enviaram mensagens de parabéns. Eu não merecia tanto. Vou continuar sendo a mesma pessoa, sempre. Não sei até quando, porém, fica a certeza: lealdade, companheirismo, ordem, disciplina, amizade, sinceridade, compreensão, humildade e todos os bons hábitos estarão presentes comigo no meu dia a dia. Assim eu sou e serei sempre. Viva o botão!

segunda-feira, março 08, 2010

GOLEIRO DO MENGÃO ESTÁ GABARITADO

O Flamengo, de Fernando Esperma, esteve sob a ameça de perder os pontos
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu seqüência, neste sábado, dia 06 de março, ao campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) da temporada 2009/2010, com jogos muito equilibrados.
Pela Série Ouro, foram realizadas duas partidas, ambas acontecendo no Hércules Stadium. No primeiro confronto, o Náutico Botãobol, de Abiud Gomes, empatou em 1x1 com o Hércules, de José Hércules, com arbitragem tranqüila de Adilson Ribeiro. Na outra partida, o Santos, de Adilson, saiu na frente do placar mas acabou cedendo o empate ao cometer uma pênalti infantil, bem aproveitado pelo Flamengo, de Fernando Esperma. Depois do jogo, o Peixe apresentou um protesto alegando que o goleiro do Mengão estava fora dos padrões. A comissão do campeonato verificou que o goleirão estava gabaritado e julgou a partida válida para todos os efeitos, mantendo o placar de 1x1. Os resultados desses dois jogos não alteraram a classificação da Série Ouro que mantém o Botafogo, de Marcos Silva na liderança, seguido pelo Internacional, de Paulo Jiquiá. Ambas as equipes, que folgaram nessa rodada, voltarão à cena dos jogos no próximo sábado.
Na Série Prata, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, segue líder e assistiu de camarote os seus principais oponentes perderem pontos preciosos. O Fluminense, de Flávio Azevedo, atual vice líder da Série Prata, perdeu para o São Paulo, de Max Monteiro, por 2x1, em partida realizada no Brasília Stadium. O Milan, de Tuca Oliveira, outro concorrente ao título, foi derrotado por 1x0 para o decadente Ypiranga, de Clóvis Sandes. Retornando a campo, o São Paulo, após o belo triunfo conquistado, caiu diante do lanterna da Série Prata, o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, por 2x1, em partida disputada no Timbuzão. Esta foi a primeira vitória conquistada na competição pelos vimarenses da Rua do Sebo. No clássico da Série, com arbitragem de Paulo Jiquiá, o Milan conseguiu uma vitória sensacional em cima do Coritiba, de Cláudio Sandes, por 2x0. Logo em seguida, o Coxa Branca reabilitou-se do insucesso e goleou o Ypiranga por 3x1. Fechando a jornada, o Chelsea, de Hugo Oliveira, venceu ao já debilitado Ypiranga, aplicando um magro 1x0. Com os fracassos do Fluminense, São Paulo e Milan, os estrelados do Cruzeiro voltaram a abrir uma cômoda vantagem e caso vença três dos cinco jogos que lhe faltam, levantarão tranquilamente o troféu da Série Prata, confirmando assim todo o favoritismo. É, realmente, um estranho no ninho.
Resta agora, aguardar ansiosamente o próximo sábado, para que sejam vivenciadas novas emoções. Viva o botão!

domingo, março 07, 2010

VIVA O BOTÃOBOL!

Um time de botãobol (jogo de botão na regra pernambucana)
Antes de mais nada, adianto que não é intenção nossa causar polêmica alguma. A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, como é do conhecimento geral, não tem vínculo com quaisquer entidades que desenvolvem o futebol de botões, tanto aqui no Recife, como em qualquer outra parte do universo.
Somos independentes, sob todos os aspectos. Jogamos botão, única e exclusivamente, por lazer. Não nos interessa participar de competições fora do âmbito da APFM, pois não achamos que não tem importância alguma dar demonstrações de que somos melhores ou piores do que os outros.
O futebol de botões que praticamos é originário dos primeiros anos de nossas vidas, já estando totalmente enraizado nas nossas entranhas. Não paramos no tempo e no espaço, pois aperfeiçoamos a regra, tornando-a mais atrativa.
Como o jogo de botão é praticado das mais diferentes maneiras por esse Brasil afora, para identificarmos melhor foi que achamos de denominar de botãobol, o modo como atuamos nas mesas de jogo. Com isso acabou-se a confusão, pois todos sabem que jogamos seguindo à regra pernambucana de futebol de botões, a rainha das regras, a famosa regra que se utiliza de bola esférica de borracha e de goleiro cilíndrico, único que é deslocado nas jogadas com o uso de palheta apropriada.
Por outro lado, não estamos de acordo com a idéia de se denominar o jogo de botão como futmesa. É o tipo da palavra inventada que não vai ser nunca entendida , de imediato, principalmente pelo público externo. Chegue junto a um americano e tente dar uma idéia do que é a coisa, pronunciando o termo futmesa. Será que dizendo "foottable" vai dar a exata dimensão do que é que está se querendo dizer e se fazer entender? Fica a observação para um trabalho futuro de reflexão.
Enquanto isso, todos os sábados, tranquilamente, continuamos a nos divertir, fazendo aquilo que mais gostamos: jogar botão, como forma de lazer. Viva o botãobol!

segunda-feira, março 01, 2010

ESTÁ CHEGANDO A HORA DA VERDADE

Botafogo, de Marcos Silva e Barueri, de Dinoraldo, num confronto emocionante
O campeonato oficial de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) da temporada 2009/2010, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, está se aproximando do final e as rodadas vão ficando cada vez mais emocionantes. Neste 2º turno, na Série Ouro, está cada vez mais dificil se apontar quem sairá vencedor. O Internacional, de Paulo Jiquiá, é, das três equipes que podem conquistar o título do 2º turno, a mais tranquila de todas pois já tem vaga assegurada na decisão do campeonato, por ter vencido o 1º turno. Caso repita a dose nessa 2ª etapa, já leva de vez o troféu de campeão geral da temporada 2009/2010. Por sua vez, o Botafogo, de Marcos Silva, que assumiu a liderança da Série Ouro na rodada deste último sábado, terá que confirmar sua superioridade nesses seus quatro últimos confrontos, um deles contra o próprio Inter, para, com a conquista do turno, poder ir para uma decisão contra o Colorado. Se vê, então, que a missão do alvinegro de Setúbal não está nada fácil. Correndo por fora, vem o Barueri, de Dinoraldo Gonçalves, que perdeu a grande chance de assumir a liderança da Série Ouro, ao ser derrotado pelo Botafogo, por 2x1. Mesmo assim, o Tricolor de Maranguape ainda pode chegar lá, porém, a coisa ficou mais ruça para o seu lado, pois terá a obrigação de vencer todos os adversários e ainda torcer por um tropeço do Glorioso alvinegro do Setúbal. Vai ser dureza! Os outros integrantes da Série Ouro irão para os embates com o pensamento unicamente voltado para obter uma melhor classificação no geral e consequentemente uma posição de destaque no ranking da APFM.
Na Série Prata, o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, segue na liderança, mas sem ter aquela tranquilidade de antes. Os dois tropeços frente ao Coritiba fez com que vislumbrasse nos seus calcanhares a presença incômoda do Fluminense, de Flávio Azevedo. Agora cabe aos estrelados colocar os nervos no lugar se quiser realmente mostrar que é na realidade um "estranho no ninho" e que a sua não permanência na Série Ouro foi um acidente de percurso. Além do Fluzão, as equipes do São Paulo, Milan e Coritiba ainda têm esperanças, se bem que remotas, de abiscoitar o cobiçado troféu de campeão da Série Prata.
A reta de chegada, tanto na Ouro, como na Prata, promete ser empolgante. Vale a pena assistir. Viva o botão!