Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 28, 2010

APFM - OITO ANOS DE LUTA

Abiud, Adilson, Hércules, Adriano, Nando e Alexandre Pentinho, na luta pelo botão
É isso aí, gente amante do botão, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, no dia 22 de fevereiro, completou oito anos de existência. A luta continua sem esmorecimento e o futebol de botões segue cada vez mais forte. Durante todo esse período, como seria natural, alternamos bons e maus momentos, mas vamos, na medida do possível, superando as adversidades. Os primeiros passos foram executados obedecendo-se ao futebol de botões na regra pernambucana, hoje chamado de botãobol. Em que pese não ser tratado como oficial, todos os fundadores da Associação iniciaram-se na prática do jogo de botão através da regra pernambucana, a rainha das regras. Não é hora de polemizar a respeito do assunto regras, o que se deseja simplesmente é mostrar todo o esforço dos que fazem a APFM em manter acesa a chama do futebol de botões, não em termos de competição, mas em forma de lazer, de divertimento. Esta é a razão pela qual a entidade não tem interesse nenhum de se tornar membro da Federação Pernambucana de Futebol de Mesa. O espaço foi criado para pura diversão dos que gostam de fato de jogar botão e nada mais. Sabe-se que há, como não poderia deixar de ser, pessoas do nosso meio que mostram interesse em tornar a APFM numa entidade vinculada à FPFM e consequentemente com a CBFM, o que possibilitaria um maior intercâmbio no âmbito nacional. Nos primeiros anos de existência, a diretoria da APFM ainda pensou em se expandir, porém, com o tempo foi percebendo que seria apenas procurar sarna para se coçar. A rigor, vale dizer que aqueles que fazem o jogo de botão em Pernambuco já são veteraníssimos e não se enxerga a curto prazo o surgimento de novas lideranças. O botão é um investimento caro e pouco atrativo para os mais jovens. Requer dedicação total e permanente. Nesse longo e áspero caminho, muitos sapos são engolidos, tornando-se necessário, muitas e muitas vezes, ter um imenso estômago para aguentar a barra. É dureza! O bom de tudo isso é que o botão, aos trancos e barrancos, vai sobrevivendo. Só não se sabe até quando. Parabéns à Associação Pernambucana de Futebol de Mesa pelo oitavo aniversário de existência. Viva o botão!

domingo, fevereiro 21, 2010

SACI VOLTA À LIDERANÇA NO BOTÃOBOL

Inter continua com sua marcha vitoriosa rumo ao título no Botãobol
Ainda curtindo a ressaca do melhor carnaval do mundo, o futebol de botões voltou com toda a força, neste sábado, dia 20 de fevereiro, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.
No Botãobol, futebol de botões na regra pernambucana, o campeonato da temporada 2009/2010, teve continuidade com jogos espetaculares.
Na Série Ouro, o Internacional, de Paulo Jiquiá, venceu por 3x1 ao Hércules e voltou à liderar o 2º turno. A partida foi realizada na Toca da Raposa, com arbitragem de Adilson Ribeiro. No Hércules Stadium, o Náutico, de Abiud Gomes, continua na maré de azar e perdeu para o Vila Belmiro, de Albertinho, por 1x0, caindo para a sexta posição na tábua de classificação. Por sua vez, o Santos, de Adilson Ribeiro, também é outra equipe que vem descendo ladeira abaixo, ocupando agora a sétima posição da Série Ouro. No Hércules Stadium, foi derrotado pelo Hércules, por 1x0 e na Toca da Raposa, teve mais um insucesso, perdendo para o Barueri, de Dinoraldo Gonçalves, por 3x2, num jogo disputadíssimo. Fechando a jornada, o Barueri voltou a campo e venceu à nervosinha equipe do Hércules, com um magro 1x0. O Internacional é o lider, seguido do Botafogo, de Marcos Silva. Seguem-se, pela ordem, Barueri, Vila Belmiro, Hércules, Náutico, Santos e Flamengo.
Pela Série Prata, três jogos, todos envolvendo o Fluminense, de Flávio Azevedo, deram prosseguimento à competição, atualmente liderada pelo Cruzeiro, de Marcos Cardoso, que folgou na tabela. No Timbuzão, em jogo supermovimentado, o Flu foi buscar o empate em 3x3, frente a ao Coritiba, de Cláudio Gordo. Fred, em tarde inspiradíssima marcou os três golaços do Pó-de-Arroz do Jardim Brasil, assumindo a artilharia da Série B e também a artilharia geral do campeonato. No Brasília Stadium, o Fluzão venceu com categoria seus outros dois compromissos. O primeiro, frente ao Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, por 2x0, com show de Asprilla. No segundo confronto, derrotou o Chelsea, de Hugo Alexandre, por 2x1, com gols de Fred e Marcelo. O Cruzeiro, de Marcos Cardoso, ainda é lider disparado. O Fluminense ocupa a vice liderança. Mais distantes se encontram o Chelsea, Coritiba, São Paulo, Itacuruba, Milan e Ypiranga. Segurando a lanterna aparece o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto.
No Núcleo da Regra Paulista, a movimentação foi imensa, pois contou com a presença de botonistas da Liga de Futebol de Mesa do Jardim Brasil. Chefiando a delegação olindense lá estava seu presidente Marcos Cordeiro. De pronto, foi organizado o Torneio da Ressaca. Pelo lado da LFMJB participaram: Marcos Cordeiro, Vandré Meneses, Julio César e Rogério Hulk. Representando a APFM marcaram presença: Adriano Oliveira, Nando dos Santos, Alexandre Pentinho e Djalma LIma. Após confrontos sensacionais, Adriano Oliveira sagrou-se campeão do torneio. Nando dos Santos foi o vice campeão, enquanto que Julio César ocupou a 3ª colocação. O famoso Alexandre Pentinho foi o grande fiasco, terminando a competição na lanterna, sem ter conquistado uma única vitória. Parece ter tomado todas no carnaval, tal o estado de ressaca apresentado durante o torneio. Haja folia!
Quem também marcou presença na APFM foi essa extraordinária figura de proa do futebol de botões, Armando Pordeus, que vem realizando um trabalho excelente de divulgação desse fabuloso e apaixonante esporte. Viva o botão!