Minha lista de blogs

domingo, dezembro 27, 2009

UMA BONITA CONFRATERNIZAÇÃO

Armando Pordeus e Abiud Gomes, dois dos maiores divulgadores do futebol de botões.
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa viveu um momento inesquecível, no sábado 26 de dezembro, último dia de atividade no ano de 2009. O Torneio Encerramento, promovido por este blogueiro, fechou com chave de ouro um ano considerado maravilhoso para o futebol de botões, na APFM. No botãobol (futebol de botões na regra pernambucana), o troféu de campeão foi para o Botafogo, de Marcos Silva, ao derrotar na partida final o Náutico, de Abiud Gomes, por 3x1. Foram 12 equipes, divididas em 3 grupos de 4, que disputaram a competição. No Grupo A, formaram: Santos, de Adilson Ribeiro; Coritiba, de Cláudio Sandes; Barueri, de Dinoraldo Gonçalves ; Espanyol, de Léo Santos. No Grupo B lá estavam: Botafogo, de Marcos Silva; Cruzeiro, de Marcos Cardoso; Internacional, de Paulo Jiquiá; Chelsea, de Hugo Alexandre. Compuseram o Grupo C: Náutico, de Abiud Gomes; Vila Belmiro, de Albertinho; Flamengo, de Fernando Brito; Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. As partidas foram bem disputadas num grande clima de cordialidade. Infelizmente, a equipe do Vila Belmiro teve que se ausentar durante a competição, por circusntâncias alheias à sua vontade e com isso beneficiou o Náutico que assim conquistou o direito de ir para o triangular final, como vencedor do Grupo C. E parece que o destino do Timbu era mesmo de sair pelo menos com um prêmio, pois na etapa decisiva o Coritiba, de Cláudio Sandes, foi acometido de um acesso de tosse alérgica, abrindo caminho para que o alvirrubro da Torre fosse direto para a final contra o Botafogo. E assim a medalha de vice campeão passou a ser mais um ornamento na sala de troféus do Náutico Celotex.

Como se sabe, a APFM é o espaço mais democrático do futebol de botões de Pernambuco, daí também ter realizado com amplo sucesso o Torneio de Confraternização no Núcleo da Regra Paulista - 12 toques. Oito botonistas, sendo 5 deles ligados à Associação Pernambucana: Alexandre Pentinho, Marcellus Queiroz, Nando dos Santos, Leonardo Moraes e Djalma. Pela Liga de Futebol de Mesa do Jardim Brasil estiveram presentes Marcos Cordeiro e Julio César. Fechando a lista, essa figura extraordinária e revolucionária do futebol de botões, Armando Pordeus, que vem divulgando para o Brasil e para o Mundo, através do belíssimo blog http://sportdebotao.blogspot.com/, tudo que de bom acontece no jogo de botão, independente de regras. O título de campeão, com direito a um bonito troféu, ficou com Marcellus Queiroz. A medalha de vice-campeão coube com justiça a Marcos Cordeiro, da LFMJB.
Aqui cabe um registro especial: para alegria geral de todos os botonistas que convivem no ambiente sadio e alegre da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, a paz voltou a imperar. O Náutico, de Abiud Gomes e o Internacional, de Paulo Jiquiá, que estavam de relações estremecidas, voltaram a se entender e tudo agora está na mais perfeita ordem. Prevaleceu o bom senso. Com isso ganha o futebol de botões.
Agora, resta apenas aguardar a chegada do ano novo, com muita fé e esperança de que seja tão bom ou melhor do que foi esse já saudoso ano de 2009. Felicidades para todos e viva o botão!

domingo, dezembro 20, 2009

UM COMPROMISSO LEVADO A SÉRIO

O Vila Belmiro, de Albertinho, ainda não se encontrou na Série Ouro
E o Náutico, desse blogueiro, cumpriu o que havia prometido: simplesmente, não entrou em campo para enfrentar seu adversário, o Internacional, em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botões na regra pernambucana). Essa decisão fez com que o Timbu deixasse a liderança do 2º Turno – Série Ouro, porém, demonstrou com esse ato que o que o mais interessa mesmo no mundo mágico do botão não é ser ou deixar de ser campeão. O mais importante mesmo é o prazer de se sentir feliz, debruçado sobre a mesa de futebol de botões. É com esse espírito que o alvirrubro da Torre procura desfrutar quando participa das competições promovidas pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, daí não aceitar enfrentar em hipótese alguma adversários considerados indesejáveis. E é procedendo assim, que o Náutico, no fim de cada jornada, pode voltar em paz para o recanto do lar, com toda a tranqüilidade do mundo, feliz da vida.
Nas partidas realizadas, todas pela Série Ouro, o Barueri, de Dinoraldo Gonçalves, apesar de todo o esforço, saiu derrotado por 4x3, em jogo realizado na Toca da Raposa, com arbitragem de Adilson Ribeiro. Também na Toca da Raposa, o Vila Belmiro, de Albertinho, continua com atuações decepcionantes. O empate em 1x1 contra o Hércules, de José Hércules, foi um péssimo resultado da Baleia Azul, que em três rodadas ainda não sabe o que é vitória, ocupando a lanterna da Série Ouro. No Hércules Stadium, o Mengão, de Fernando Esperma, saiu na frente com um gol do artilheiro Mudinho, mas o Botafogo não se abalou e acabou triunfando por 3x1, com dois gols de Del Piero e um de Durval. Max Monteiro foi o árbitro com uma atuação segura. No outro encontro no mesmo estádio, o Náutico, de Abiud Gomes, empatou com o Hércules, em 1x1. Paçoca marcou para o alvirrubro da Torre, enquanto Svenson fez o gol dos gregos do Saint Moritz. A partida foi arbitrada por José Ribamar que precisou de muito pulso devido ao jogo catimbado, promovido pelas duas equipes.
Pela Série Prata, toda a rodada ficou adiada para o primeiro sábado de 2010, devido às ausências dos times do Chelsea, Fluminense e Itacuruba.
No dia 26 de dezembro, último sábado do ano, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, cumprindo a tradição, suspende o campeonato oficial e realiza os torneios encerramentos, tanto no botãobol, como na regra paulista. Vai ser um dia festivo.
De resto, é desejar a todos os amantes do futebol de botões um Feliz Natal e votos de prosperidade em 2010. Viva o botão!

NATAL NO MUNDO DO FUTEBOL DE BOTÃO

O apaixonante jogo de botão, cada vez mais complexo.
Se aproxima mais um Natal e tem início uma profunda reflexão. Chega o momento de meditação, onde se avalia tudo que foi ou deixou de ser realizado durante todo esse período, de Natal a Natal.
No mundo maravilhoso do futebol de botão, aqui em Pernambuco, verifica-se que o progresso foi muito lento, quase nenhum. As mesmas desavenças, as mesmas intrigas, a mesma desunião, os mesmos vícios. Tenta-se de todas as formas elevar o padrão do botão, mas esbarra-se na incompreensão e na intolerância de alguns.
Na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa ainda há um esforço para que o botão atinja patamares inimagináveis, com a democratização do espaço, permitindo que o jogo de botão seja desenvolvido nas mais diferentes regras. Começou com o botãobol (futebol de botão na regra pernambucana), porém, abriu-se para a regra paulista (12 toques) e se outras ainda não estão ali instaladas não é por imposição daqueles que comandam a entidade, muito pelo contrário, o que falta na realidade é a aproximação dos botonistas praticantes do futebol de botões em outras regras, concentrados que estão em seus feudos, com seus interesses próprios. Daí, surgem as fofocas, os comentários maldosos e com isso um número cada vez menor de pessoas interessadas em pelo menos se iniciar no jogo de botão.
Aí vem mais um Natal e a esperança de que tudo se transforme. Que o botão cresça e apareça. Essa é a visão otimista daqueles que realmente vivem e respiram botão.
Hoje, entretanto, os mais veteranos, já não têm mais esse otimismo, pois, durante esses longos anos, apesar do prazer de jogar, vêm amealhando mais decepções, principalmente quando se afastaram dos quintais, terraços e garagens. Se as desavenças já existiam entre as pessoas amigas do dia-a-dia, imaginem agora, no momento em que o botão alçou vôos mais altos, com o aparecimento de botonistas das mais diferentes índoles. Infelizmente, essa é a triste realidade, que nem o espírito de Natal é capaz de modificar. Como consolo, resta apenas desejar que as previsões se realizem, pois, afinal, a esperança é a última que morre. Viva o botão!

domingo, dezembro 13, 2009

UMA PRATA EMPOLGANTE DEMAIS

O Milan, de Tuca Oliveira, livre, leve e solto, no confronto com o Itacuruba, de Alexandre Freitas.
É isso aí, galera do botãobol (futebol de botões na regra pernambucana). A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa vem realizando um sensacional campeonato de botãobol, estando já no 2º turno, com suas Séries Ouro e Prata. De um lado, se encontra as tidas oito melhores equipes vindas de um turno de classificação. Nesse ambiente, crescem as divergências, com neguinho querendo tirar proveito em benefício próprio. Aumentam as desavenças, tudo visando galgar o lugar mais alto do pódio. É a chamada "Guerra dos Titãs". Ninguém quer perder e aí a catimba se destaca, muitas vezes tirando o brilho da competição e causando reflexos naqueles que ainda não se acostumaram a ver o futebol de botões com tanta complexidade.

Do outro lado, o inverso. A Série Prata, constituída pelos menos afortunados no turno de classificação, mostra toda a pureza do botãobol, com equipes lutando por um lugar ao sol, livre da concorrência do bloco dos maiorais. Os jogos são parelhos, bem disputados e a cada rodada cresce a empolgação. O Milan, de Tuca Oliveira, está sendo o grande destaque, com apresentações espetaculares. Hoje, aparece como líder inconteste da Série Prata, mostrando uma segurança e tranquilidade nunca dantes vistas. No mesmo patamar, encontram-se o São Paulo, de Max Monteiro e o Chelsea, de Hugo Alexandre, com participações também dignas de louvor. O Cruzeiro, de Marcos Cardoso, está aí nesse bloco simplesmente por descuido, pois é uma equipe tradicional com grandes histórias no mundo da bola de borracha. Talvez a série prata ficasse mais empolgante ainda se no lugar dos estrelados estivesse o Mengão, de Fernando Esperma. Aí a turma prateada estaria livre praticamente da figura do bicho papão. Ainda nesse bolo todo, com grandes aspirações de chegar ao topo, surge o Coritiba, do irreverente Cláudio Sandes. Na seqüência, os menos votados, mas que podem servir de fiel da balança: Fluminense, de Flávio Azevedo; Itacuruba, de Alexandre Freitas; Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. Por baixo, infelizmente, vivendo o ocaso da carreira, o Ypiranga, de Clóvis Sandes. Quem te viu e quem te vê!

Espera-se tão somente que os vícios que acompanham a Série Ouro não dêem as caras na Série Prata, permitindo que essa chegue a seu fim com a certeza de que a festa de premiação será de um colorido mágico.

Esse é o verdadeiro futebol de botões, apaixonante, mas vivido dentro dos princípios éticos. Que a Prata continue dando esse maravilhoso exemplo. Parabéns, pela beleza de espetáculo. Viva o botão!

sábado, dezembro 05, 2009

NÁUTICO VENCE E É LIDER

Náutico, de Abiud Gomes, mostrando toda a sua capacidade técnica.
Neste sábado, dia 5 de dezembro, o Campeonato Oficial de Botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana), patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, teve sequência com a realização de duas partidas, válidas pela Série Ouro. Abrindo a jornada, o Náutico, de Abiud Gomes e o Vila Belmiro, de Albertinho, se enfrentaram no Hércules Stadium, proporcionando um belo espetáculo. O clássico foi conduzido magistralmente pelo árbitro FIFA José de Ribamar. A Baleia Azul abriu o placar, num contra-ataque rápido, após ver o Náutico perder uma excelente oportunidade de golear. Rinaldo, numa trama perfeita do ataque alvinegro do Metrô, mandou a bola às redes alvirrubras. Dada a saída, o timbu foi ao ataque e, num lance de pura sorte, o volante Facó acerta um chute da intermediária, surpreendendo o goleiro Boca-de-Cachorro. Estava decretado o empate. As duas equipes continuavam apresentando um excelente futebol de botões, com alta técnica e uma esquematização tática perfeita. No final do primeiro tempo, em outro ataque bem concatenado, o Vila Belmiro desempata a partida, com um arremate certeiro de Toninho, acertando o ângulo esquerdo de Valdemar. Com 2x1 no placar, termina o primeiro tempo a favor da Baleia Azul.
Os times voltaram para a 2ª etapa com as mesmas formações, cabendo a saída ao Náutico, que de imediato partiu com tudo para o ataque, mas as chances de gols eram raras, devido ao bloqueio defensivo imposto pelo Vila Belmiro. Porém, de repente, numa recuperação de bola espetacular, o Timbu consegue executar uma série de jogadas sensacionais, redundando no gol de empate, marcado pelo ala Arbeloa. Esse tento foi bastante sentido pela Baleia Azul, causando um pequeno desequilíbrio emocional no time do Metrô de Ypiranga, mas o suficiente para o time alvirrubro da Torre retomar a posse de bola e chegar à virada, através do artilheiro Mário Tilico, decretando a soberba vitória do Náutico, dando assim ao timbu a liderança da Série Ouro. Nos seus três jogos realizados, o Náutico permanece invicto nessa segunda etapa, com um aproveitamento de 77,7 %.
No outro embate da Série Ouro, realizado na Toca da Raposa, com arbitragem de Albertinho, o Barueri, de Dinoraldo Gonçalves, tropeçou diante do Flamengo, de Fernando Esperma, empatando em 1x1. Renatinho marcou para o time de Maranguape, enquanto que Mudinho consignou o tento rubronegro do Hospício. O empate fez o Barueri cair para o 2º lugar na classificação.
As partidas Santos x Grêmio e Internacional x Hércules, que estavam programadas, foram adiadas para o próximo sábado, conjuntamente com os jogos da 4ª rodada.
Pela Série Prata, não aconteceram os jogos, tendo em vista o não comparecimento das equipes do Fluminense, de Flávio Azevedo, do Itacuruba, de Alexandre Freitas, do Milan, de Tuca Oliveira e do Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto. A Comissão Organizadora do Campeonato marcou para o próximo sábado a realização dos jogos da Série Prata, válidos pelas 3ª e 4ª Rodadas.
Resta apenas esperar com muita ansiedade a chegada do próximo sábado para que novas emoções sejam vividas. É o botãobol com toda a sua magia. Viva o botão!