Minha lista de blogs

segunda-feira, outubro 26, 2009

A HORA DA VERDADE

O Fluminense, de Flávio Azevedo, perde para o Porto, de Dinoraldo Gonçalves, após a bela vitória sobre o Internacional

E pegou fogo o campeonato de botãobol (futebol de botões na regra pernambucana) de 2009, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. O Internacional com toda sua empáfia, tropeçou ante o Fluminense e, assim, viu o Botafogo chegar e ficar bem grudadinho, fungando no seu cangote. É mais uma lição que o Saci deve aprender. No botãobol, o jogo é decidido na mesa. A exemplo do que ocorre com o futebol, quem morre de véspera é peru. O Colorado foi arrogante demais para com o Fluminense, querendo desestabilizá-lo durante toda a semana com provocações e ameaças de goleada. Simplesmente, tratou o Pó-de-Arroz como um timinho e que os três pontos já estavam no papo. Apregoava que seria campeão com um pé nas costas, pois teria pela frente, nessa reta de chegada, apenas equipes medíocres. Não tinha nem graça. O título já estava no papo.
Quem conhece um pouco do botãobol, sabe que há a necessidade de se manter toda a tranquilidade necessária para se obter um ótimo desempenho, coisa que o Saci, ao longo dos anos, demonstra não ter. Vai se empolgando a cada vitória conquistada, porém, parece não acreditar no sucesso final, começando, então, a ver fantasmas e mais fantasmas, em sua perseguição. O medo do fracasso é tanto que o Internacional sempre tende a perder as estribeiras quando tem início os jogos que vão decidir sua sorte nas competições.
Há vários exemplos, sendo o mais contundente o ocorrido nas mesas do Santa Cruz Futebol Clube, numa comemoração do Dia dos Pais, quando o Inter chegou à final do Torneio e teria pela frente o Palestra Itália, do veteraníssimo René Cézar. "Esse troféu já é meu!". "Vou golear!" bradava a plenos pulmões. Na hora da verdade, o que se viu foi o Velho Rena dá-lhe uma traulitada, com Madeirón e tudo. O Saci, então, recolheu-se a sua insignificância.
Decorrido todos esses anos, parece que o Colorado esqueceu a lição e perdeu de vez a humildade.
Talvez seja a hora e a vez de levar nova traulitada. O Turno de Classificação está, na verdade, mais para o Internacional, porém, a torcida que poderia estar do seu lado não mais suporta a prepotência do Colorado e já vê com bons olhos um triunfo botafoguense. Seria uma festa! Viva o botão!

domingo, outubro 18, 2009

SALVE! SALVE! SETENTÃO

Adilson Ribeiro, o mais novo setentão do pedaço.
Foi sem sombra de dúvida um fim de semana bem bacana. Só não foi melhor porque o Náutico, desse blogueiro, no Botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana), perdeu para o São Paulo, de Max Monteiro, vendo assim diminuída as chances de figurar na Série Ouro do 2º Turno. O Internacional, de Paulo Jiquiá, com a vitória sobre o Coritiba, de Cláudio Sandes, é quase campeão do Turno de Classificação.
Faltando apenas três rodadas, torna-se dificil imaginar que o Colorado venha sofrer qualquer tropeço nessa reta de chegada. Botafogo, de Marcos Silva e Vila Belmiro, de Albertinho, são os únicos que ainda têm alguma chance de chegar ao topo da tabela, caso o Saci venha a cair do cavalo. Até o Hércules, que vinha de resultados surpreendentes, falhou nesse momento decisivo do campeonato, perdendo para o Milan, de Tuca Oliveira, dando adeus a qualquer possibilidade de ir para as cabeças.
Além do Internacional, já garantiram o lugar na Série Ouro: Botafogo, Vila Belmiro, Hércules Grêmio. As outras quatro vagas estão sendo disputadas por Milan, São Paulo, Porto, Náutico, Santos, Cruzeiro e Flamengo. Na Série Prata já estão com assento: Vitória de Guimarães, Chelsea, Coritiba, Fluminense e Itacuruba.
Deixando um pouco o Botãobol, vale registrar a presença na APFM, neste sábado, dessa figura formidável do mundo do botão, Armando Pordeus, que nos deu a certeza de que irá implantar muito em breve a Regra Carioca - 3 Toques, abrindo mais ainda o leque de opções dos amantes do futebol de botões.
Deixei, de propósito, para o fim, tecer algumas considerações sobre o aniversário de Adilson Ribeiro, Presidente da APFM, que completou 70 anos de idade. É o mais novo setentão do pedaço. Foi uma festança nunca vista antes. Foi simplesmente espetacular! Teve direito até a "striptease". Mata o véio, mata! Valeu, Neguinho! Parabéns! Viva o botão!

domingo, outubro 11, 2009

CONTINUA A LADAÍNHA

Não teve jeito de mudar. A ladaínha continua. O Inter é cada vez mais líder.

È isso ai, gente do futebol de botões. É duro continuar dizendo, mas o Internacional, de Paulo Jiquiá, está firme e forte na liderança do Turno de Classificação do Campeonato Oficial de 2009. O Náutico, deste blogueiro, jogou extraordinariamente bem mas o Colorado conseguiu o empate em mais um gol espírita de Vinícius, o iluminado. Somando-se a isso tudo, o Saci foi bafejado pela sorte pois os seus perseguidores também não obtiveram sucesso na rodada, deste sábado, dia 10 de outubro. O Hércules simplesmente empatou com o Grêmio, de José Ribamar, enquanto que o Botafogo, de Marcos Silva, sentiu o que é um coice de uma zebra. O lanterna Itacuruba, de Alexandre Freitas, estava com a moléstia dos cachorros e mandou o time do Setúbal lá para as bandas de Chico City. Parece que a batida do carro tá fazendo um efeito danado no Gordinho da Paulista. Por sua vez, o São Paulo, de Max Monteiro, vem se desgovernando, descendo a ladeira a toda. Levou uma cipoada de 4x0 e agora já tá beirando a zona da prata. O Chelsea, de Hugo Oliveira, que estava atolado no brejo, após a derrota para o Porto, de Dinoraldo Gonçalves, levantou um pouco a moral e espera agora que chegue a Série Prata para apagar a má impressão. A vitória de 1x0 sobre o Vitória de Guimarães da Rua do Sebo, deu ânimo novo aos blues do Aeroporto. Já o cuca fresca do Fluminense antecipou seu jogo da 14ª rodada, contra o Botafogo, mas não teve acordo , levando mais uma lapada.
Faltam 4 rodadas para o término do Turno de Classificação e a ladainha continua, com o Colorado rindo a toa.
Cabe um registro especial para a vitória de WxO do Santos, de Adilson Ribeiro, sobre o Grêmio, de José Ribamar. Foi a ressurreição do futebol de botões da Estância, com toda a sua catimba. É uma história para ser contada em outra oportunidade. O que vale ressaltar é que o Tricolor da Mangueira provou do próprio veneno. Nos corredores da APFM só se ouvia o bochicho: "quem com ferro fere, com ferro será ferido!".
No núcleo da Regra Paulista, Albertinho compareceu com seu time Fogo-Teibéi do São Paulo, todo lampeiro, mas Marcellus Queiroz não quis nem saber e o cacete comeu solto, sem dó nem piedade, nas costas do Tricolor do Metrô de Ypiranga.
Fechando o sábado, registre-se a presença vapt-vupt de Armando Pordeus. Já chegou contando as horas, bebeu água e foi-se embora e nem esperou por mim. Que que é isso Armandão! Precisamos de você na APFM, urgente!
Viva o botãobol! Viva o botão!

segunda-feira, outubro 05, 2009

A MESMA LADAÍNHA

O Internacional, de Paulo Jiquiá, é o centro das atenções do botãobol, na APFM.
Este blogueiro já está ficando cansado de tanto clamar que o Internacional, de Paulo Jiquiá, continua firme e forte na liderança do campeonato oficial de 2009, no botãobol (futebol de botões jogado na regra pernambucana, a rainha das regras). Todo sábado, é a mesma ladaínha: Inter vence mais uma e está cada vez mais perto do título do Turno de Classificação. Perdeu a graça. Vamos ver se no próximo sábado, quando o Colorado estiver frente a frente com o Náutico, deste blogueiro, a escrita possa finalmente ser mudada. Faltando apenas cinco rodadas para o término do turno, o Saci alcançou a marca de 29,5 pontos, conquistados em 12 partidas. Com o mesmo número de jogos, o Hércules, com 26,3 pontos, segue na vice liderança. No 3º lugar aparece o Botafogo, com 23,1 pontos, porém, com um jogo a menos. O Vila Belmiro, com 23 pontos em 12 jogos, alcançou a 4ª colocação. Segue-se, pela ordem, Grêmio, São Paulo, Náutico, Flamengo e Milan. Todas essas equipes, caso o 1º turno terminasse agora, estariam classificadas para o 2º Turno - Série Ouro. Os demais times: Cruzeiro, Porto, Santos, Vitória de Guimarães, Coritiba, Fluminense, Chelsea, Itacuruba, comporiam o 2º Turno - Série Prata. Infelizmente, por abandono, o Corinthians foi eliminado do campeonato.
Observe-se que a pontuação das equipes é fracionada. Há uma explicação para isso: nos empates, além do ponto conquistado, cada equipe recebe uma bonificação de 0,1 pontos, por gol marcado. Exemplo: nos empates em 0x0, as equipes apenas recebem 1 ponto positivo. No empate de 1x1, cada equipe soma 1,1 pontos. E assim por diante. Essa foi a fórmula encontrada para que os times tenham sempre uma postura ofensiva. Na realidade, o gol é o grande momento do botãobol, a exemplo do que ocorre com o esporte que lhe deu origem, o futebol.
É bom que também saibam que, nas competições oficiais de botãobol, é levado em consideração, como ocorre nos campeonatos de futebol, a artilharia das equipes, o artilheiro do campeonato, a defesa menos vazada, o número de vitórias etc etc, tudo registrado nas súmulas de cada jogo disputado. A organização de uma competição tem sempre o aval de todos os participantes, quando então é elaborado o regulamento, o qual deverá ser obedecido fielmente pelos integrantes de cada evento.
A APFM, com seus estatutos e seu regimento interno, prima pela seriedade com que organiza suas competições, daí o sucesso que vem alcançando sempre. Vale a pena todo esse esforço. Viva o botãobol! Viva o botão!