Minha lista de blogs

terça-feira, setembro 29, 2009

BOTÃOBOL

O botãobol, esporte jogado na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa.

Antes de mais nada, quero dizer que não é intenção deste blogueiro causar qualquer tipo de polêmica. Ocorre que o futebol de botões vem sendo jogado das mais diferentes maneiras. Como foi insinuado pelo presidente da Federação Paulista de Futebol de Mesa que o jogo de botões tem que ser dissociado do futebol, esporte que o inspirou e tendo observado nas minhas andanças por esse Brasil afora que aqui em Pernambuco, o jogo de botões, na regra pernambucana é todo calcado em cima do esporte que lhe deu origem, tornando-o diferente em todos os sentidos, então, coerentemente, resolvi, por iniciativa própria, denominar de botãobol o esporte praticado nas mesas da APFM, seguindo à regra pernambucana. Chega de 12 toques, 3 toques, dadinho 9x3 etc, etc. Aqui, no maravilhoso Recife, na sede majestosa da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, se pratica, principalmente, o botãobol, esporte que traz para a mesa toda a emoção vivida no futebol. Para mostrar que não somos radicais, a APFM tem também seu núcleo da regra paulista e, muito em breve, o da regra carioca, portanto vai continuar ostentando o nome como foi instituida. E acabou a briga. Viva o botãobol! Viva o botão! Viva a democracia!

domingo, setembro 27, 2009

INTERNACIONAL SEGUE ABSOLUTO

O Grêmio, de José Ribamar, levou sorte ante o Porto, de Dinoraldo Gonçalves.
O campeonato oficial de 2009 da APFM, na regra pernambucana, deu seqüência com 8 jogos disputados, válidos pelo Turno de Classificação. A surpresa da rodada ficou por conta da derrota do São Paulo, de Max Monteiro, que vinha de bons resultados. O Flamengo, de Fernando Esperma, não tomou conhecimento do Tricolor do Samu, derrotando-o por 2x0. Outra equipe que se apresentou mal, porém, contou com uma alta dose de sorte, foi o Grêmio, de José Ribamar, que por pouco não perde para o Porto, de Dinoraldo Gonçalves, que desperdiçou duas cobranças de pênaltis. O time da Mangueira conseguiu o empate já no finalzinho da partida. Por sua vez, o Náutico, deste blogueiro, depois de um primeiro tempo simplesmente horrível, mostrou porque está em 1º lugar no ranking da APFM. Saindo atrás no placar, envolveu completamente o time do Fluminense, de Flávio Azevedo e com um toque de bola extraordinário soube virar o marcador a seu favor. A vitória de 2x1 mantém o Timbu ainda no bloco dos times que comporão a Série Ouro do 2º Turno. Quem vai mal das pernas é o Itacuruba, de Alexandre Freitas que, após as duas derrotas sofridas, ostenta a lanterna da competição. A liderança absoluta encontra-se com o Internacional, de Paulo Jiquiá, com um aproveitamento de 80,3%. Na vice liderança, com uma bela campanha, aparece o Hércules, de José Hércules Leite, até com certa surpresa.
Na rodada deste sábado, tivemos as ausências do Corinthians, de Adriano Oliveira, do Botafogo, de Marcos Silva, do Cruzeiro, de Marcos Cardoso e do Vila Belmiro, de Albertinho. O Coringão, infelizmente, foi eliminado do certame, após faltar a três rodadas consecutivas, ficando caracterizado o abandono do campeonato.

Os botões Arthur Vilanova, do Vila Belmiro e Bira, do Grêmio, cada um com 6 tentos, aparecem à frente da artilharia do campeonato. Já foram marcados 196 gols em 89 jogos realizados, dando uma média de 2,2 gols por partida.

Um registro especial vai para José Adolfo Vacemberg, o mais novo membro da APFM e que irá atuar, em princípio, na regra paulista. Para isso, já está preparando o time do Cruzeiro e promete realizar belas apresentações.
E assim se passou mais um sábado na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, berço da regra pernambucana, a rainha das regras. Viva o botão!


segunda-feira, setembro 21, 2009

INTERNACIONAL CONTINUA LIDER

Mesmo folgando na rodada, o Internacional, de Paulo Jiquiá, continua líder.

É isso aí, galera do futebol de botões, o “buttonball”! o campeonato oficial de 2009, na regra pernambucana, a rainha das regras, patrocinado pela Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, já atingiu a 10ª rodada do Turno de Classificação. Neste sábado, dia 19 de setembro, foram realizadas 10 partidas, supermovimentadas, porém, sem surpresas. O único fato que chamou a atenção dos botonistas foi a má performance do Náutico nos seus dois jogos da jornada, o que pode lhe custar caro na sua pretensa classificação para a Série Ouro. Pela 9 ª rodada, em jogo atrasado, no Hércules Stadium, o Timbu, de Abiud Gomes, foi derrotado pelo Botafogo, de Marcos Silva, por 2x1. O alvirrubro da Torre, jogando um primeiro tempo sufocante, caiu de produção na etapa complementar e viu a vaca ir para o brejo. Marcelo Passos fez os dois gols botafoguenses, enquanto que Alarcon, no último momento do jogo, marcou para o Náutico. O árbitro da partida, Adilson Ribeiro, destacou-se com ótima atuação. No outro confronto, dessa vez no Brasília Stadium, com arbitragem de Fernando Esperma, o Náutico sucumbiu perante o Coritiba, de Cláudio Sandes, em outro 2x1. Edu da Sena e Fuma Galho construíram a vitória coxa. Guiñazu fez o ponto de honra timbu.
Outro fato que marcou este sábado foi o retorno do Fluminense, de Flávio Azevedo, apresentando-se com a cabeça fresca e colhendo resultados significativos. Pela 9ª rodada, na Toca da Raposa, o Flu derrotou o São Paulo, de Max Monteiro, por 2x0, com gols de Fred e Thiago Neves. Hugo Alexandre atuou na arbitragem, com toda a segurança. Na sua outra partida, mesmo sem vencer, o Pó-de-Arroz não decepcionou, ficando no 0x0, frente ao poderoso Vila Belmiro, de Albertinho, um dos favoritos ao título do 1º turno.
Quem se complicou totalmente nesse 1º Turno foi o Chelsea, de Hugo Alexandre, que vem descendo ladeira abaixo. No Hércules Stadium, com arbitragem de Abiud Gomes, os “Blues” perderam de 3x1, para o São Paulo, de Max Monteiro. Gilvan, Cascata e Fábio Henrique, fizeram os gols do Tricolor do Samu. O tento de honra dos azuis do Aeroporto foi marcado por Lampard.
Por sua vez, o Hércules, de José Hércules, está com a corda toda. Venceu ao Cruzeiro, de Marcos Cardoso, por 1x0, com um golzinho de Allback, em partida realizada na Toca da Raposa, com mais uma boa arbitragem de Hugo Alexandre. Voltando a campo, no mesmo estádio, conseguiu um ótimo empate em 2x2, contra o emergente Flamengo, de Fernando Esperma. Alback e Larsson fizeram os gols do Alviazulino da Boa Viagem, enquanto que Baltazar marcou os dois gols rubronegros do Hospício. Arbitragem um tanto quanto contestada de Azevedo Neto.
O Cruzeiro, de Marcos Cardoso, foi outro que voltou a campo e se deu mal novamente, perdendo para o Milan, de Tuca Oliveira, por 1x0, com gol de Yuri. A partida foi disputada no Brasília Stadium e arbitrada por Paulo Jiquiá.
Ainda em jogo atrasado, pela 9ª rodada, o Vila Belmiro venceu, no Hércules Stadium, ao Coritiba, pelo escore mínimo. Carlito fez o gol salvador da Baleia Azul do Metrô que ainda tem esperanças de conquistar o título do 1º turno.
Fechando a jornada, no único clássico da rodada, o Santos, de Adilson Ribeiro, reabilitou-se do insucesso do último sábado e marcou um triunfo espetacular em cima do Botafogo, de Marcos Silva, impedindo-o de assumir a ponta da tabela de classificação. Com dois gols de Balbo, o Peixe voltou a sorrir. Pelo lado botafoguense marcou o artilheiro Del Piero. O árbitro FIFA, José de Ribamar, atuou com ótimo desempenho.
A liderança ainda permanece com o Internacional, de Paulo Jiquiá, que folgou na tabela e continua vendo seus perseguidores pelo retrovisor. O Colorado está com tudo e não está prosa!
Na Núcleo da Regra Paulista, o destaque ficou por conta da estréia de Hugo Alexandre, que se apresentou com sua Holanda. Abriu um 4x1 no Sport, de Alexandre Pentinho, mas acabou sendo derrotado por 5x4. Pelo menos mostrou que pode ir mais em frente, pois leva jeito na bola de feltro.
Sábado tem mais futebol de botões, o “buttonball” de Pernambuco. Viva o botão!

domingo, setembro 13, 2009

VOLTARAM AS EMOÇÕES

No clássico da rodada, O Grêmio, de José Ribamar, venceu com categoria o Vila Belmiro, de Albertinho e encostou no lider Internacional, de Paulo Jiquiá.
Espetacular, fantástico, simplesmente inacreditável. Expressar-se com palavras é muito pouco para dizer o que de fato aconteceu na rodada deste sábado na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa na disputa do Campeonato Oficial de 2009, na regra pernambucana, a rainha das regras.
Abrindo as cortinas do palco das emoções, no Brasília Stadium, em jogo atrasado, válido pela 6ª rodada, o Náutico, de Abiud Gomes, enfrentou o Itacuruba, de Alexandre de Freitas, vencendo-o por 1x0, com gol de Chucky González. José Ribamar atuou na arbitragem com um trabalho aceitável. Pela 7ª Rodada, o Botafogo, de Marcos Silva, encontrou muitas dificuldades para sobrepujar o Coritiba, de Cláudio Sandes, conseguindo uma vitória de 2x1, no Hércules Stadium, sob o apito de Max Monteiro. Diego e Rivera marcaram para os setubalenses, enquanto Zé Roberto fez para o Coxa do Inês Andreazza. Também pela 7ª Rodada, o Itacuruba voltou a campo, dessa vez no Hércules Stadium e perdeu novamente por 1x0. O algoz foi o Cruzeiro, de Marcos Cardoso, que construiu a vitória através do gol do central Beline, ainda no 1º tempo do jogo. Azevedo Neto atuou como árbitro e saiu-se a contento. Pela 8ª rodada foram realizados mais 4 jogos. No Timbuzão, aconteceu o clássico Grêmio X Vila Belmiro, com arbitragem de Marcos Cardoso. O Tricolor da Mangueira, palhetado por José Ribamar, conseguiu a virada de maneira espetacular através de Galeano, no último momento da partida. O Vila, de Albertinho, abriu o placar com Odílio, logo no comecinho da partida. Na 2ª etapa, deu-se a reação gremista, que chegou ao empate através de Ruy Ramos. A vitória de 2x1 aproximou mais ainda os mangueirenses na luta pela liderança do campeonato. Na Toca da Raposa, o Cruzeiro conseguiu sua 2ª vitória do dia, derrotando o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, por 1x0, graças ao gol marcado por Coutinho, na 2ª etapa da partida. Albertinho atuou na arbitragem com a tranqüilidade de sempre. Ainda na Toca da Raposa, o Santos, de Adilson Ribeiro, deu início a sua “Via Crucis”. Perdeu para o Coritiba, por 2x1, de virada. Balbo abriu a contagem para o Peixe, mas o Coritiba soube buscar a vitória através de Botinha e Sérgio Lopes. Marcos Silva dirigiu o encontro com toda a segurança. Fechando a 8ª rodada, O Porto, de Dinoraldo Gonçalves, derrotou o Flamengo, de Fernando “Esperma” de Brito, por 2x0. Remo e Guego marcaram os tentos do tricolor de Maranguape. Albertinho mais uma vez atuou na arbitragem de maneira impecável. Pela 9ª rodada, o Itacuruba conseguiu sua primeira vitória na competição. O enjoado Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, que vinha de resultados surpreendentes, não conseguiu furar o bloqueio armado pelo Gordinho da Paulista. Custódio foi o grande herói da partida, marcando o único gol do jogo. Atuou na arbitragem, com um trabalho correto, Hugo Alexandre. No Hércules Stadium ainda pela 9ª rodada, o Flamengo derrotou o decepcionante Chelsea, de Hugo Alexandre, por 3x0, com gols de Chaves, Edu e Bizarro. Tuca Oliveira conduziu a partida com serenidade. No encerramento da jornada, o Internacional, de Paulo Jiquiá, manteve a liderança do campeonato, triturando o Santos, de Adilson Ribeiro, aplicando-lhe uma sonora goleada de 5x0. É um fato inacreditável, até surpreendente em se tratando do Peixe, pois os alvinegros da Estância em toda a sua história, jamais tinham sofrido mais de quatro gols numa partida. Ninguém sabe explicar a razão de tamanho insucesso. Parece que a balança de precisão, utilizada umas semanas atrás, para dar mais equilíbrio ao time, não era tão eficiente assim. Mas o Colorado não tem nada com isso. Claiton, por duas vezes, Alexandre, Junior Baiano e Daniel Carvalho, com um gol cada, vão ficar para sempre na história do Saci. Hugo Alexandre foi o árbitro desse histórico encontro, realizado no estádio Timbuzão.
Nesse 1º turno, já foram realizados 71 jogos, com 158 gols marcados, dando uma média de 2,22 gols por partida. O artilheiro do campeonato continua sendo Arthur Vilanova, do Vila Belmiro com 6 gols.
Foram aplicados WxO em quatro jogos, tendo em vista o não comparecimento do Corinthians, de Adriano Oliveira e do Fluminense, de Flávio Azevedo. Com isso foram beneficiadas as equipes do Náutico, do Porto, do Hércules e do Milan, consideradas vencedores dos confrontos, atribuindo-se o escore de 1x0 para cada WxO aplicado.
No núcleo da regra paulista, partidas amistosas foram realizadas, ainda no clima de euforia, devido à boa atuação dos botonistas Alexandre Pentinho, Nando dos Santos e Marcellus Queiroz, no III Nordestão, realizado sábado, aqui no Recife, na sede da AABB.
Também foi extraordinário ver o Itacuruba, de Alexandre Freitas, de volta aos campos da APFM, para alegria geral dos botonistas.
E assim se passou mais um sábado alegre e divertido nesse mundo maravilhoso do futebol de botões, o “buttonball”. Que venha logo o próximo sábado para vivenciarmos mais prazeres e emoções. Viva o botão!

terça-feira, setembro 08, 2009

SANTA IGNORÂNCIA

O verdadeiro futebol de mesa visto através da Regra Pernambucana, a raínha das regras


Mais uma vez sou surpreendido com comentários não muito amistosos quando se faz referência à regra pernambucana que eu teimo em dizer que é, sem sombra de dúvidas, a rainha das regras do "buttonball", o famoso futebol de botões.
No programa do último sábado, dia 5 de setembro, do Futebol de Mesa News na TV, o convidado do programa Paulo Perroti quis ser engraçado quando o apresentador Duda estava lendo um texto da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. Dizia ele: "Se a regra pernambucana é a rainha das regras, quem é o rei?".
Ficou patente, naquele momento, que o botonista (se é que é mesmo botonista) desconhece a riqueza da lingua portuguesa. Seria bom que dissessem a ele o que é uma figura de metáfora. Aí, sim, ele estaria em condições de entender o porque da citação rainha das regras.
Apesar de pouco divulgada, a regra pernambucana é uma das mais antigas regras do celotex, nome pelo qual é conhecido no norte e nordeste o futebol de botões.
Venho sempre afirmando que a regra pernambucana é a única que traz para a mesa todas as emoções vividas numa partida de futebol. É aí que ela difere das demais regras, superando-as em todos os aspectos. É a regra soberana por excelência.
Parece que o Paulo Perroti utiliza-se da regra paulista - 12 toques para praticar o futebol de mesa. Se assim for, resta-me apenas dizer que ele ainda não sabe o que é, na realidade, jogar o verdadeiro futebol de botões, o "buttonball". O mesmo, ainda, se encontra na fase da 1ª Infância do futebol de mesa.
Não vou querer polêmica, porém, peço que ele, antes de qualquer comentário, veja se reúne as mínimas condições de se inserir na regra pernambucana, para poder assim entender o porquê da sua soberania.
Felizmente, só convivo com pessoas sérias e honestas. O resto é balela. Viva o botão!

UM SÁBADO SEM MUITO BRILHO

Adilson (Santos), Cláudio (Ajax) e Albertinho (Vila Belmiro), três forças da APFM.

Um feriadão sempre atrapalha, daí que o campeonato oficial de 2009 da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, na regra pernambucana, a rainha das regras, prosseguiu com a realização de três partidas. Corinthians, Cruzeiro, Coritiba, Fluminense e Porto, simplesmente não comparecerem para cumprir seus jogos programados, válidos pela 8ª rodada. Somando-se a esses, o Internacional e o Itacuruba também não puderam comparecer, pois seus diretores-técnicos se encontram no estaleiro, recuperando-se dos acidentes que sofreram no meio da semana. Abrindo a jornada, em jogo atrasado da 7ª rodada, no Hércules Stadium, o empate em 0x0 entre Vila Belmiro, de Albertinho e o São Paulo, de Max Monteiro, deu uma demonstração de como seria modorrento o fim de semana. Uma partida chocha, sem nenhum brilho, salvando-se apenas a arbitragem segura de Adilson Ribeiro. Em seguida, o Milan, de Tuca Oliveira, derrotou o Chelsea, de Hugo Alexandre, por 2x0, com Matheus e Yago marcando os gols dos milaneses. Marcos Silva foi o árbitro, com uma segura atuação. Fechando a jornada, o São Paulo voltou a campo e proporcionou mais um jogo feio, sem emoção, enfrentando dessa vez o Santos, de Adilson Ribeiro. Mais uma partida onde os contendores não puderam vibrar com o grito de gol, tal a ineficiência dos ataques das duas equipes.
No próximo sábado o campeonato terá seqüência, com a participação de todas as equipes inscritas, para que não corram nenhum risco de perder seus jogos por WxO, conforme reza o regulamento do campeonato. A coisa, então, vai esquentar!
A liderança continua com o Internacional, de Paulo Jiquiá, seguido, agora, do São Paulo, de Max Monteiro. Vila Belmiro, de Albertinho e Grêmio, de José Ribamar, vêm na seqüência.
No núcleo da Regra Paulista, o espaço ficou deserto, pois a equipe da APFM, composta de Alexandre “Pentinho” Raposo, Nando dos Santos e Marcellus Queiroz, estavam na AABB do Recife, disputando o III Nordestão de Futebol de Mesa – 12 toques.