Minha lista de blogs

segunda-feira, agosto 31, 2009

UM DIA NEBULOSO

O Náutico, de Abiud Gomes, sendo preparado para enfrentar o Flamengo, de Fernando Brito.
Na realidade, o sábado, dia 29 de agosto, não foi um daqueles maravilhosos sábados, vividos pelos botonistas da APFM, berço da regra pernambucana, a rainha das regras. Durante a semana foram acontecendo fatos que causaram muita apreensão aos amantes do futebol de mesa. Começou com Paulo Jiquiá, que ao tentar livrar sua moto de um automóvel que vinha na contramão, terminou batendo levemente na traseira de um outro veículo, porém, causando um corte na mão esquerda, sua mão do botão, já que o mesmo é canhoto. Com isso, Jiquiá, com seu Internacional, deverá ficar no estaleiro durante alguns dias. Já na 5ª feira, somos surpreendidos com o acidente de trânsito que envolveu nosso querido amigão Alexandre de Freitas, o Gordinho da Paulista, levando-o à UTI da Emergência do Hospital Português. Foi um corre-corre danado, mas graças a Deus, foi só um grande susto e o Alexandre já está em franca recuperação e breve voltará com seu Itacuruba às nossas mesas.
Apesar de todos esses amargos fatos, a APFM, como sempre faz todos os sábados, deu seqüência ao campeonato oficial de 2009, na regra das regras,quando foram realizadas apenas três partidas. Duas delas envolvendo o Fluminense, de Flávio Azevedo. É bom frisar que o Fluminense faltou no sábado passado, dia 22, quando deveria enfrentar o Milan, de Tuca Oliveira. Antes, no sábado, dia 15, o Flu apareceu na APFM e jogou contra o Coritiba, mas na hora que ia enfrentar os milaneses teve que se ausentar do recinto. O regulamento do campeonato prevê a perda de pontos, aplicando-se o WxO, a quem deixa de realizar jogos por duas rodadas consecutivas. Em vista disso, o Milan foi declarado vencedor, atribuindo-se o escore de 1x0. Foi o bastante para o Fluminense se abalar e partir para esses dois confrontos totalmente desinteressado, resultando em duas derrotas. É lamentável que isso ainda ocorra no futebol de mesa, notadamente quando se sabe que não faltariam oportunidades para que a partida fosse realizada. Mas, a comissão do campeonato é boçal e soberana e vale o que está escrito e acordado. É uma pena! Fechando a jornada, o Náutico, desse blogueiro, usou da experiência e derrotou o Flamengo, de Fernando Brito, por 1x0, subindo 5 posições na tábua de classificação.
Como depois da tempestade vem a bonança, a APFM viu com entusiasmo o retorno de José Hércules, após um recesso de mais de vinte dias. O herói de Saint Moritz da Boa Viagem veio com uma fome de botão daquelas.
No núcleo da Regra Paulista foi bom ver o empenho de Alexandre Pentinho, de Nando dos Santos e de Marcellus Queiroz, nos treinamentos com vistas ao Nordestão que será realizado na AABB do Recife, no próximo fim de semana.
A grande novidade ficou por conta da apresentação do cinto de utilidades para o futebol de mesa, adquirido em São Paulo e que é de uma praticidade incrível. Alegria, alegria! Viva o botão!

segunda-feira, agosto 24, 2009

QUE BOLA DA PORRA!

O clássico Botafogo x Grêmio, arbitrado por Adilson Ribeiro.
Desculpem a expressão título da matéria, mas tinha que ser mesmo essa. O campeonato oficial de 2009, na regra pernambucana, a rainha das regras, teve seqüência neste sábado, dia 22 de agosto, com 8 jogos disputadíssimos e empolgantes. O mais surpreendente resultado ficou por conta da perda da invencibilidade do Internacional, de Paulo Jiquiá, o único que ainda desconhecia a palavra derrota. Mais uma vez, o enjoado time do Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, causou mais um estrago e pos assim mais lenha na fogueira do campeonato. Com a derrota, o Colorado da Mangueira viu seus principais adversários chegar nos calcanhares, aumentando em muito a adrenalina da competição. Vila Belmiro, São Paulo, Grêmio e Botafogo estão aí numa perseguição tenaz ao lider e qualquer bobeada do Inter é simplesmente caixão e vela preta. Como havia alertado em matéria anterior, o que poderia prejudicar o Internacional era o seu retrospecto, mostrando sempre que o Saci Pererê não consegue segurar a ponta da tabela por duas ou mais rodadas. O que o Internacional sabe fazer e muito bem é ficar coladinho, esperando dar o bote final. Aí, sim, ele é bamba!
Mas, o que eu queria mesmo era falar do clássico Botafogo x Grêmio, que terminou empatado em 1x1, resultado esse que já era esperado por todos os que fazem a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. A arbitragem da partida coube ao árbitro nº 1 da APFM, Adilson Ribeiro, que mais uma vez teve uma atuação digna de registro. A regra pernambucana é clara demais. O chute a gol só é considerado válido quando o executante der o aviso de que vai chutar. Normalmente, ele utiliza-se de expressões, tais como: coloque-se; tá; teje; a gol; pegue; lá e muitas outras, ditas claramente e que não deixe dúvida de sua intenção. O adversário então posiciona o goleiro e responde: pronto; pode mandar; chute e por aí vai. Aí, sim, se a bola entrar no gol, este será válido e anotado na súmula pelo árbitro. Como o futebol de botões, na regra pernambucana, é altamente técnico, muitas vezes o botonista se empolga com a jogada que executa e se coincidir que a bolinha de borracha fique em posição, prontinha para ser arremessada a gol, aí o jogador extravasa sua empolgação e esquece de cumprir o ritual previsto na regra. Toma a posição para o arremesso mas não dá o aviso do chute. A bola entra e antes que comece a vibrar com o gol, o árbitro faz a intervenção e assinala o tiro livre indireto na área de tiro de meta, acabando com a festa. Foi o que ocorreu com o Botafogo, de Marcos Silva. O jogo estava empatado em 0x0 e o time do Setúbal fez uma jogada espetacular, a ponto de gritar entusiasmado: que bola da porra!. Chutou a gol, a bola entrou na barra do Grêmio, de José Ribamar, mas o árbitro Adilson, tranquilamente, para desespero alvinegro, anulou o gol, dizendo simplesmente: não valeu! não mandou colocar, então, é tiro livre indireto. O Botafogo chiou, chiou, mas a decisão sábia do árbitro foi mantida. Afinal a regra é clara. Viva o botão!

terça-feira, agosto 18, 2009

INTERNACIONAL É LIDER

Paulo Jiquiá (Internacional) e Max Monteiro (São Paulo), duas forças do futebol de botões da APFM.
E o campeonato oficial de 2009, na regra pernambucana, a rainha das regras, continua a todo vapor na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. Após a rodada do sábado, dia 15 de agosto, o Internacional, de Paulo Jiquiá, pulou na frente da classificação, fruto de duas vitórias espetaculares. Com isso, atingiu 17,5 pontos, obtidos em 7 partidas, assumindo a liderança do 1º Turno. A competição conta com 18 equipes participantes e nessa primeira etapa todos se enfrentam em confronto direto, visando a classificação para o 2º Turno, onde as equipes serão divididas em duas séries (Ouro e Prata). Na hipótese do campeonato terminar hoje, estariam classificados para a série ouro, as seguintes equipes: Internacional, Hércules, São Paulo, Vila Belmiro, Grêmio, Botafogo, Porto e Corinthians. A última vaga da série Ouro seria conhecida através de sorteio, pois as equipes do Flamengo e do Santos estão rigorosamente empatadas na classificação geral em todos os critérios. Em conseqüência, estariam fazendo parte da série prata os times do Chelsea, Fluminense, Náutico, Milan, Cruzeiro, Vitória de Guimarães, Coritiba e Itacuruba.
Mas ainda é muito cedo para se soltar foguetes, pois muito água ainda vai rolar por debaixo da ponte. Apenas foram cumpridas 5 rodadas, restando ainda nada menos do que 14 rodadas para o encerramento do Turno de Classificação.
Até o momento, Náutico e Cruzeiro são as únicas equipes que ainda não estão engrenadas, apresentando um rendimento muito aquém do esperado, porém, devem melhorar nas rodadas subsequentes e assim conseguirem a classificação para a Série Ouro.
Pela experiência acumulada durante todos esses anos de futebol de botões, posso vaticinar que as equipes favoritas para a conquista do primeiro turno são Vila Belmiro e Botafogo. O Grêmio pode também complicar. O Internacional não pode também ser desprezado, mas o retrospecto lhe é desfavorável.
Das equipes que estão no pelotão de cima, creio que Flamengo, Corinthians e São Paulo, que tiveram um bom começo, deverão paulatinamente cair e no final irão figurar na Série Prata.
É assim que vejo o campeonato oficial de 2009, na regra pernambucana, a rainha das regras, onde os jogos estão cada vez mais espetaculares. Até a próxima semana, com mais novidades. Viva o botão!

domingo, agosto 09, 2009

UM SÁBADO ALEGRE DEMAIS

Ilustres visitantes da APFM, Felipe e Armando, ladeando Alexandre "Pentinho".
E a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa voltou a realizar jogos movimentadíssimos neste sábado dia 8 de agosto de 2009, véspera do "Dia dos Pais", válidos pelo Campeonato Oficial de 2009, na Regra Pernambucana, a Rainha das Regras. O Internacional, de Paulo Jiquiá, conquistou duas importantes vitórias e aproxima-se assim do líder da competição, o Hércules, de José Hércules. Também saiu no lucro com uma vitória significativa, o Vitória de Guimarães, de Azevedo Neto, que quebrou a invencibilidade do São Paulo, de Max Monteiro, que vinha de um grande resultado frente ao todo poderoso Grêmio, de José Ribamar. O Santos, de Adilson Ribeiro, também colheu um expressivo triunfo, derrotando o até então invicto Vila Belmiro, de Albertinho. Parece que deu certo o balanceamento feito na equipe, se bem que pode-se considerar como tropeço o empate do Peixe frente ao Milan, de Tuca Oliveira. Quem foi mal das pernas foi o Náutico, deste blogueiro, que perdeu para o Cruzeiro, de Marcos Cardoso e empatou em 0x0 com o Chelsea, de Hugo Alexandre, caindo na tabela de classificação. Outro resultado surpresa foi o empate também em 0x0 entre o campeão de 2008, o Fogão, de Marcos Silva e o Flamengo, do Fernando "Esperma". Foi um "zebraço". O campeonato vai de vento em popa e a 5ª Rodada, prevista para sábado, dia 15 de agosto, promete novas e grandes emoções.

No Núcleo da Regra Paulista, os jogos amistosos estão cada vez mais bem disputados e aumenta o número de praticantes da modalidade 12 toques.

A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa está cada vez mais sendo visitada por amantes do futebol de botões. Neste sábado, registramos a presença de Armando Pordeus, excelente botonista da Regra Carioca (3 toques/bola de feltro) e que estava longe das mesas há um bocado de tempo, mas que pelo entusiamo demonstrado, tudo leva a crer que vai se engajar na APFM, onde certamente será bem-vindo. A nossa entidade bem que precisa de seus valiosos préstimos. Venha logo!

Também cabe registro a visita que foi feita à APFM do botonista potiguar Felipe, que acompanhado da esposa, demonstrou encantamento com tudo o que presenciou no mundo maravilhoso do botão, chegando a ensaiar algumas palhetadas com a turma da Regra Paulista. Acreditamos que vai levar para o Rio Grande do Norte uma boa imagem do futebol de botões de Pernambuco. Ficamos gratos e torcendo para que volte mais vezes. Viva o botão!

terça-feira, agosto 04, 2009

A HORA DA BALANÇA


Albertinho, visto ao lado do "chelseano" Hugo, revolucionou a APFM.
O futebol de botões tem histórias engraçadas. Dizem que todo botonista de verdade é um maluco em potencial. Aqui, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, não podia ser diferente. O fato novo que está revolucionando o mundo maravilhoso do botão é a balança de precisão. 
Tudo começou com Carlos Alberto dos Santos, o famoso Albertinho ou simplesmente Beto Sacolinha. Amicíssimo de um delegado da Polícia Civil de Pernambuco, Beto apareceu na APFM, trazendo uma balança de alta precisão. 
De imediato, cresceu a curiosidade dos botonistas presentes e, então, o nosso Sacolinha fez ver a todos o relacionamento do precioso objeto com o futebol de botões. É a tecnologia a serviço do futebol de mesa. 
Hoje, o Vila Belmiro, time de Albertinho, tem todos seus botões com o mesmo peso. Com isso ele afirma que o sucesso da Baleia Azul nas competições vem ocorrendo devido aos botões serem rigorosamente iguais, daí as boas performances. 
Partindo dessa premissa, os demais botonistas da Associação provocaram um grande alvoroço, todos querendo logo pesar os botões de seus times. Quem demonstrou mais entusiasmo com o fato foi Adilson Ribeiro, Presidente da APFM, que foi rapidinho fazer uma avaliação com todo o elenco de botões do seu time do Santos. 
Era pesando e anotando. Após a pesagem, o Peixe da Estância verificou que teria que fazer uma grande reformulação. 
Com isso, passou a semana inteira preparando o time para os próximos compromissos. Acredita que, só assim conseguirá marcar pelo menos um golzinho no atual campeonato que disputa. Até agora, em três jogos realizados, o Santos não conseguiu ainda extravasar o seu grito de gol. E tome lixa nos botões. 
Vamos ver se na realidade há algo de concreto no que está sendo mostrado. Caso haja fundamento, voltaremos ao assunto, numa próxima oportunidade. Aguardem!