Minha lista de blogs

quinta-feira, junho 11, 2009

BOTAFOGO CONQUISTA O II CHIFRONÉSIO DO RECIFE

Marcos Silva extravasando sua alegria na conquista do II Torneio Chifronésio do Recife
O Botafogo, de Marcos Silva, o famoso alvinegro do Setúbal, papou o título de campeão do II Torneio Chifronésio do Recife, encerrado no dia 06 de junho, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, na regra pernambucana de celotex, a rainha das regras.
Dezesseis botonistas participaram da competição, com seus times de chifre, resgatando assim a história dos primórdios do futebol de botões no Nordeste.
Em 2006, no I Torneio Chifronésio, o campeão foi o Vila Belmiro, de Albertinho (ver matéria neste blog).
Este ano, houve uma mudança no regulamento, com as equipes disputando a competição em duas fases.
A primeira fase contou com as dezesseis equipes divididas em dois grupos de oito equipes.
No Grupo A: Náutico, Vila Belmiro, Chelsea, Coritiba, Hércules, Milan, Corinthians e Boa Vista.
No Grupo B: Botafogo, Santos, Internacional, São Paulo, Porto, Itacuruba, Marilia e Vitória de Guimarães.
As partidas foram realizadas no sistema de pontos corridos, dentro de cada grupo, classificando as quatro melhores pontuadas para disputarem a fase decisiva, a Fase Mata-Mata.
No Grupo A, pela ordem, alcançaram a classificação as equipes do Náutico, Chelsea, Vila Belmiro e Hércules. No Grupo B, Porto, Santos, São Paulo e Botafogo atingiram o objetivo de continuarem no torneio.
De saída, o Náutico, de Abiud Gomes, enfrentou o Botafogo, de Marcos Silva, tendo sido derrotado por 1x0 e consequentemente eliminado da competição. Por sua vez, o Chelsea, de Hugo Alexandre, eliminou o São Paulo, de Max Monteiro, ao empatar em 0x0 no tempo normal, porém, levava a vantagem de jogar pelo empate, por ter feito melhor campanha na primeira fase. No jogo envolvendo o Vila Belmiro, de Albertinho e o Santos, de Adilson Ribeiro, a vitória de 1x0 da Baleia Azul do Vila Belmiro, levou a equipe para a semifinal. No outro confronto, o Porto, de Dinoraldo Gonçalves, despachava o Hércules, de José Hércules, com um gol de pênalti, convertido pelo meia Lambari.
Na primeira semifinal, O Tricolor de Maranguape, jogando com a vantagem do empate, eliminou os "Blues" do Chelsea. No outro embate semifinal, o Botafogo derrotou o Vila Belmiro por 1x0, com um gol salvador de Marcelo Rossi.
Na decisão pelo 3º lugar, a vitória sorriu para o Vila Belmiro, aplicando 2x1 sobre o Chelsea.
Na partida que apontaria o campeão do torneio, o Botafogo, de Marcos Silva, com dois gols de Ruud Gullit, derrotou o Porto, de Dinoraldo e conquistou o título inédito de campeão do II Torneio Chifronésio do Recife.
Foi uma justa e merecida vitória, que encheu de alegria os botafoguenses.
A festa, que começou no interior da APFM, estendeu-se até o feudo do Setúbal, ponto de origem da esquadra alvinegra. Parabéns! Foi uma bela conquista! Viva o botão!