Minha lista de blogs

domingo, janeiro 13, 2008

ENCERRAMENTO FESTIVO NA APFM

Armando Francisco faz a entrega do troféu a Abiud Gomes pela conquista do Torneio Encerramento
E a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa reuniu o seu quadro social no sábado, dia 29 de dezembro, e promoveu a festa de encerramento da temporada 2007. Dentro da nova filosofia de trabalho dos que fazem a entidade que pratica o futebol-de-mesa-arte, a diretoria de esportes, no período da tarde, resolveu realizar um torneio, tendo em vista o encerramento das atividades no ano de 2007, e que contou com as equipes do Náutico Novara, de Abiud Gomes, do Santos, de Adilson Ribeiro, do Porto, de Dinoraldo Gonçalves, do Vila Belmiro, de Carlos Alberto, do Coritiba, de Cláudio Sandes e do Corinthians, de Adriano Oliveira. As equipes foram dispostas em dois grupos, formando dois triangulares, sendo o grupo A, constituído dos times: Santos, Coritiba e Corinthians; enquanto que o Grupo B ficou com as equipes do Náutico Novara, Vila Belmiro e Porto. Os jogos do Grupo A foram disputados no estádio “Toca da Raposa” e os do Grupo B foram realizados no “Hércules Stadium”. Na abertura dos jogos, pelo Grupo A, se enfrentaram Santos x Corinthians, com a vitória do Alvinegro praiano por 2x1. No Grupo B, estiveram frente a frente as equipes do Náutico Novara x Vila Belmiro. Num jogo altamente equilibrado, o resultado não poderia ser outro: empate de 1x1. Na 2ª Rodada, no Grupo A, o Corinthians voltou a campo para enfrentar o Coritiba e aplicou-lhe o escore de 3x1. Por sua vez, no Grupo B, o Porto derrotava o Vila Belmiro por 2x1. Na 3ª e última rodada, decisiva para apontar os campeões de cada grupo, o Santos, no Grupo A, conquistou o primeiro lugar ao empatar com o Coritiba em 1x1. No jogo mais emocionante do torneio, o Náutico Novara carimbou sua passagem para a decisão do torneio ao vencer o Porto pelo espetacular escore de 5x4. Na decisão do Torneio Encerramento, num jogo disputadíssimo, o Náutico Novara sagrou-se campeão vencendo ao Santos pelo placar de 2x1, fazendo jus ao troféu comemorativo à data e tendo também o botão artilheiro do Torneio, o craque Mairena, com 4 gols. O Santos teve que se contentar com a medalha de vice campeão.
Termina, assim, festivamente, o ano de 2007, na Associação Pernambucana de Futebol de Mesa. Em 2008, com a nova filosofia, onde o futebol-de-mesa-arte será praticado somente pelos botonistas que querem e podem participar de competições, porém, dentro da mais perfeita harmonia, onde deverá imperar sempre o espírito desportivo, a sã camaradagem, propiciando, assim, um excelente lazer, onde, após cada jornada, todos possam retornar a seus lares, radiantes e felizes, longe de uma vez por todas das picuinhas que, neste ano que se finda, causaram tantos estragos. Graças a obstinação dos que são responsáveis pela APFM, pode-se dizer com orgulho que vencemos as batalhas e seguimos firmes para tornar o botão cada vez mais forte. Viva o futebol de botões, o nosso celotex pernambucano! Salve a regra pernambucana, a rainha das regras!

sábado, janeiro 12, 2008

BOTONISMO ECLÉTICO

APFM: exemplo prático do botonismo eclético.

Ultimamente, vejo muitos comentários a respeito de estudos para unificação da regra de futebol de mesa, aproveitando o que há de melhor das três regras ditas oficiais. Seguramente, posso dizer: não adianta qualquer modificação nesse sentido, pois, parto da seguinte premissa: cachorro velho não aprende truque novo. O futebol de botões é praticado por um público cada vez mais veterano com pouquíssimas renovações. Como alternativa, acredito que, no momento, o melhor é ocupar os espaços disponíveis com campos para prática do futebol de mesa nas mais diferentes regras possíveis. Assim sendo, os jovens passariam a conhecer as diversas regras e escolheriam qual a que melhor lhes atraíssem. Daí, minha sugestão para um futebol de mesa eclético, com botonistas participando de competições nas mais variadas regras. Aqui no Recife, temos exemplo de botonistas que ajem assim, pois participam de torneios tanto na regra baiana como na regra paulista. Isso é salutar, pois dá margem a que os amantes do futebol de botões possam se juntar mais e talvez com isso possa realmente difundir mais e mais esse maravilhoso esporte.
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa, em que pese a incompreensão de alguns, já está dando o primeiro exemplo, quando tenta reunir nas suas dependências amantes do futebol de mesa na regra paulista, conjuntamente com os praticantes da regra pernambucana. Lógico que tudo tem seu preço. A Associação tem seus estatutos, seu regimento interno, suas normas de conduta, onde a disciplina é aplicada com rigor. Nada aqui é feito sem planejamento e sem que haja uma comissão organizadora, com regulamentos para todos os eventos. Infelizmente, há aqueles que estão sempre se insurgindo contra quaisquer medidas que vão sendo tomadas, com alegações falsas, como o de dizer que a APFM é muito burocratizada, além de complicada em demasia. As pessoas que pensam dessa forma, na verdade, ocultam interesses pessoais, em muitos casos de natureza financeira, pois vêem o futebol de botões como negócio que poderia, em curto prazo, auferir lucros. Aos botonistas em geral, é bom que fiquem sabendo que o pensamento da Associação Pernambucana de Futebol de Mesa é, como reza o próprio estatuto da entidade, o de reunir o maior número de botonistas na prática do futebol de botões nas regras que sejam da predileção de seus associados, porém, preservando ao máximo a regra pernambucana, por tudo o que ela representa na história do futebol de mesa em Pernambuco. É, pois, esse ecletismo que nós desejamos nesse ano de 2008 e temos certeza absoluta que, após alguns meses de atuação, o futebol de mesa no Recife estará servindo de modelo para todo o Brasil, pois sentimos que esse é o caminho a ser percorrido pelos mesafutebolistas, para que, uma vez por todas, o botão possa ir muito mais além do que já foi até esses dias. Portanto, caros botonistas de todo o Brasil, reflitam sobre o tema e tomem suas decisões. Estamos abertos ao diálogo.