Minha lista de blogs

terça-feira, maio 31, 2005

Síntese da Regra Pernambucana

Regra Pernambucana em ação no interior da APFM
A regra pernambucana assemelha-se com a Regra Paulista, porém, utiliza-se de bola de borracha e não bola de feltro. O campo de jogo possui as mesmas dimensões, no entanto a marcação do grande círculo é menor. Cada jogador (botão) poderá tocar na bola apenas uma vez e a equipe detentora da posse de bola poderá executar um limite de 12 toques. Após o décimo segundo toque, a posse de bola passa para o domínio do time adversário. Os chutes a gol são executados no campo de ataque, exceto em cobranças de tiros livres diretos, cobrados de qualquer parte do campo. Os goleiros utilizam-se de paletas próprias para executar algumas jogadas, porém, seu campo de ação é somente as áreas (grande e pequena). As partidas oficiais têm a duração de 30 minutos, divididos em dois tempos de 15 minutos. Para o início da partida, os botões devem se posicionar da seguinte forma: a) A equipe que vai dar a saída ficará com dois botões ( centro-avante e meia) ficarão no grande círculo, tangenciando a linha divisória, distantes um do outro no mínimo 12mm, com a bola posicionada no centro do grande círculo. O outro fica fora do grande círculo porém o tangenciando. Os pontas ficam tocando a linha lateral (um de cada lado) distante 3 cm da linha divisória. Os demais botões se posionam na zona de defesa, da linha intermediária para trás, em qualquer formação. b) a equipe adversária coloca seu centro-avante e os dois meias fora do grande círculo, porém, tangenciando-o. Os demais posicionam-se da mesma forma que os da equipe oponente. Após a saída, os botões não serão mais arrumados, salvo quando da marcação de um gol ou quando da volta do intervalo, quando mudam de barra.

segunda-feira, maio 30, 2005

Associação Pernambucana de Futebol de Mesa

Dependências da APFM onde se aplica a Regra Pernambucana
A Associação Pernambucana de Futebol de Mesa (AFPM), o Clube do Botão, congrega todos os amantes do futebol de mesa do Recife e que jogam obedecendo à Regra Pernambucana, única no país.
Difere das demais regras (Paulista, Baiana e Carioca) por utilizar-se de bolas esféricas, confeccionadas em borracha. Os campos são semelhantes aos da Regra Paulista, porém as metas são menores. Os goleiros têm a forma cilíndrica, medindo 60mmx40mm e os demais botões têm tamanhos variados (mínino: 33mm: máximo: 42mm). A altura também sofre variações: mínima: 4mm e máxima: 7mm. A grande maioria dos botonistas da regra pernambucana utiliza-se de botões de cores variadas e com as dimensões 35,5mm x 5,5mm.
Aqueles que presenciam as partidas vêem com bons olhos as nossas disputas e chegam a considerar a nossa prática como aquela que requer mais habilidade.
Daí, talvez, a explicação para não haver um número significativo de seguidores. Para os iniciantes, devido ao grau de dificuldade em executar as jogadas, logo, logo se desestimulam e abandonam a prática. Porém, aqueles que demonstram potencialidade passam a somente querer jogar nesta regra, abandonando as outras praticadas.
Para nós, fazendo uma comparação com as outras regras existentes no país, vemos que a Regra Pernambucana é a mais completa e a que mais se assemelha a uma partida de futebol, pois a movimentação dos botões é uma constante e os resultados são parecidos aos acontecidos nos jogos de futebol. Há as goleadas, porém, quando os times são parelhos os jogos são decididos em detalhes.
Nas competições realizadas, as zebras acontecem com freqüência, porém, nos campeonatos de longa duração a tendência é o título ficar entre os melhores do ranking. Nas competições de tiro curto, tipo Copa do Brasil, os resultados muitas vezes são imprevisíveis.
A APFM tem sua sede no Edifício Brasília, sobreloja, sala 203, na Rua Siqueira Campos nº 279 - Bairro de Santo Antônio, no centro comercial do Recife. Tem como pontos de referência, o prédio dos Correios e a sede da Secretária de Educação do Estado de Pernambuco. A sala possui nove campos e abre às quintas-feiras, no horário das 18 às 22 horas e aos sábados, a partir das 09h, estendendo-se até as 16 horas.