Minha lista de blogs

segunda-feira, junho 26, 2017

ARRAIAL DO BOTÃOBOL


Minha gente, como não poderia deixar de ser, o Nordeste respira festas juninas e assim sendo o CHIFRONÉSIO, na APFM, abriu espaço para que fosse feito o ARRAIAL DO BOTÃOBOL, com a realização do tradicional Torneio do Milho. Das nove equipes que estiveram na sede da APFM, sete se inscreveram para a competição, em jogos mata-mata e em caso de empate a decisão iria para as cobranças de pênaltis.
Botonistas da APFM na Festa do Milho do Botãobol
VILA BELMIRO, de Albertinho, SÃO PAULO, de Max Monteiro, MÉXICO, de Cláudio Sandes, CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, HÉRCULES, de José Hércules, FLAMENGO, de Fernando Brito e CLUBE DO REMO, de Ricardo dos Anjos.
URUBU bota o TRICOLOR pra tocar zabumba
Abrindo a competição, o FLAMENGO, de Fernando Brito, venceu o SÃO PAULO, de Max Monteiro, por 1x0, num jogo parelho, com as duas equipes perdendo grandes oportunidades de golear. O TRICOLOR se despediu e passou a forrofiar com a zabumba, enquanto que o MENGÃO seguia firme no balancê.
CORINGÃO quase surpreende a BALEIA AZUL num jogão
Em seguida, o jogo mais sensacional do torneio, envolvendo VILA BELMIRO e CORINTHIANS. O CORINGÃO abriu logo uma vantagem de 2x0, mas a BALEIA AZUL não se abalou e devagarzinho, como quem não quer nada, começou a dominar a partida e os gols foram saindo um atrás do outro, parando quando o placar anunciava a vitória do VILA BELMIRO por 4x3.
Foi um jogão. O CORINGÃO estava despachado e foi tocar sanfona. A BALEIA AZUL seguiu o caminho da roça.
MÉXICO se aquecendo para enfrentar o CLUBE DO REMO
Veio o terceiro confronto e o MÉXICO, de Cláudio Sandes, triunfou sobre o CLUBE DO REMO, de Ricardo dos Anjos, por 1x0, resultado que despachou os remistas que foram se juntar com TRICOLOR e o CORINGÃO, formando o Trio do Forró.
HÉRCULES sem força para destronar URUBU
Logo após, o HÉRCULES, de José Hércules, enfrentava o FLAMENGO, de Fernando Brito e também foi despachado, apanhando de 1x0. Os espanhóis com a eliminação foram preparar a fogueira de São João. Por sua vez, o URUBU estava garantido na final.
BALEIA AZUL não deu descanso aos craques 
Na outra semifinal, mais um jogão com muita emoção e com muito espoucar de fogos nas comemorações de gol. VILA BELMIRO, de Albertinho e MÉXICO, de Cláudio Sandes, fizeram uma partida de arrepiar, que terminou empatada em 3x3, levando a decisão para as cobranças de pênaltis e aí a BALEIA AZUL tirou de letra triunfando por 2x1. 
É bom esclarecer que para a decisão dos pênaltis ficou estabelecido que as cobranças seriam alternadas e quem perdesse estaria fora. Portanto, seria um pênalti para cada equipe e se ambas convertessem ou perdessem, seriam cobrados tantos pênaltis até que houvesse um vencedor. A BALEIA AZUL, na segunda cobrança foi mais feliz e o MÉXICO foi marcar a quadrilha. Alavantu, Anarriê.
BALEIA AZUL campeã com muito forró na Festa do Milho
Na grande decisão, o VILA BELMIRO, de Albertinho, proporcionou mais um belo espetáculo, derrotando o FLAMENGO, de Fernando Brito, por 3x2. A BALEIA AZUL mostrou toda a força ofensiva e conquistou mais um título. Parabéns pela conquista!
CHIFRONÉSIO NA RETA DE CHEGADA 
Sábado próximo, o CHIFRONÉSIO retorna com todo o gás, com os jogos da fase decisiva, porém, antes desses jogos, haverá o confronto entre o BOTAFOGO, de Marcos Silva e o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, onde o FOGÃO joga para vencer e assim terminar o turno com o melhor aproveitamento o que lhe dará o benefício de jogar com a vantagem do empate em todos os seus compromissos. Já o CORINGÃO tentará pelo menos empatar para se classificar para o 2º turno, livrando-se da REBARBA DO CHIFRONÉSIO. Nesse caso, o ORLANDO PIRATES, de Dinoraldo Gonçalves é quem desce para o inferno da rebarba.
Exceto a partida do VILA BELMIRO que enfrentará ou o CORINTHIANS ou o ORLANDO PIRATES, os demais jogos da fase decisiva já estão definidos:
BOTAFOGO X SANTOS
SÃO PAULO X NÁUTICO
HÉRCULES X FLAMENGO.
Pela REBARBA DO CHIFRONÉSIO estão marcados os seguintes confrontos:
ITACURUBA X INTERNACIONAL
CORINTHIANS ou ORLANDO PIRATES X RACING
CRUZEIRO X VENCEDOR COM MENOR APROVEITAMENTO.
Tanto nos jogos da FASE DECISIVA, como nos da REBARBA, as equipes com melhor aproveitamento jogam com a vantagem do empate, conforme quadro abaixo:
QUADRO DE APROVEITAMENTO

CLASF
EQUIPE
JOGOS
PG
APROVEIT
1º LUGAR
BOTAFOGO (GRUPO B)
4
10,1 (*)
87,33%
2º LUGAR
VILA BELMIRO (GRUPO A)
6
14,2
78,8%
3º LUGAR
HÉRCULES (GRUPO B)
5
8,1
54,00%
4º LUGAR(*)
NÁUTICO (GRUPO B)
5
8,1
54,00%
5º LUGAR
SÃO PAULO (GRUPO A)
6
9,0
50,00%
6º LUGAR
FLAMENGO (GRUPO A)
6
8,1
45,00%
7º LUGAR
SANTOS (GRUPO A)
6
7,2
40,00%
8º LUGAR
ORLANDO PIRATES (GRUPO B)
5
5,0
33,33%
REBARBA DO CHIFRONÉSIO
CLASF
EQUIPE
JOGOS
PG
APROVEIT
1º LUGAR
CRUZEIRO (Grupo A)
6
7,1
39,44%
1º LUGAR
CORINTHIANS (Grupo B)
4
4,1(*)
34,16%
2º LUGAR
ITACURUBA (Grupo A)
6
6,2
34,44%
3º LUGAR
RACING (Grupo A)
6
5,2
28,88%
4º LUGAR
INTERNACIONAL (Grupo B)
5
2,0
13,33%

Viva São João! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo "arriado pelas pedras do caminho" Abiud,
Se não tivesse inteirado sobre a sua sempre constante coleção de pedras, iria estranhar a ausência na Festa do Milho, no Arraial do Botãobol.
Mas, como vocês são constantes e aproveitam as oportunidades para comemorar nas mesas, não causa estranheza mais um torneio em meio a um campeonato.
Meus parabéns aos nove abnegados que estiveram na sede e as sete que participaram do torneio. Em especial a VILA BELMIRO e o FLAMENGO que fizeram uma final de encher os olhos, mesmo que seja à distância.
Vamos esperar a semana que inicia a segunda metade do ano e ver quais serão os resultados do Chifronésio.
Abração gaúcho e colorado, torcendo para que o Timbú engrene, agora que conseguiram um treinador campeão gaúcho.

Abiud Gomes disse...

Amigão, Sambaquy. Estou de molho até 1º de julho. A recuperação vai bem, sem contratempos. A turma do botãobol é assim e aproveita qualquer momento para fazer a festa. O Vila está atravessando uma fase exuberante com um poder ofensivo de causar inveja. É disparado o favorito pra ganhar o Chifronésio. Enquanto isso, no futebol, o meu Timbu anda se arrastando, sem forças e vendo a Série C cada vez mais próxima . Restam 28 jogos e o Timbu tem que vencer 15. É mole? Abração pernambucano, livre das pedras e sem fé no Timbu.