Minha lista de blogs

domingo, fevereiro 19, 2017

E TUDO FICOU PARA DEPOIS DA FOLIA

A onda é cair no frevo e o botãobol fica para depois da folia
Minha gente, está definitivamente provado que o botãobol é mágico e maravilhoso, daí afirmar com plena convicção que o futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras, é a maior representação de uma partida de futebol, transportada para uma mesa, mas agora é pensar no carnaval e o botãobol vai ficar para depois da folia.
PEIXE  empata e deixa a decisão da Série Ouro em suspense
Neste sábado, dia 18 de fevereiro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa deu sequência ao Campeonato Oficial de 2016, já em sua reta final, levando a certeza de que uma equipe sairia consagrada campeã do 2º Turno/Série Ouro e, assim, iria para a grande decisão da competição, duelando com o BOTAFOGO, de Marcos Silva, time campeão do 1º Turno.
A BALEIA AZUL e o TIMBU foram alijados da disputa
Fora dito na edição passada que as equipes do SANTOS, de Adilson Ribeiro, do NÁUTICO, de Abiud Gomes e do VILA BELMIRO, de Albertinho, nessa ordem, eram os três times que iriam lutar pelo título do 2º Turno, com o PEIXE levando toda a vantagem pois bastaria vencer um dos dois confrontos que teria que realizar. 
Por outro lado, o TIMBU e a BALEIA AZUL teriam que vencer seus compromissos e dar uma secada forte no time santista.
GAVIÃO surpreende e põe por terra todas as previsões
 Ao PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, que realizara apenas uma única partida (empate em 0x0), de sã consciência, não se esperava muita coisa, tendo em vista a sofrível participação do GAVIÃO DO MARANGUAPE no 1º Turno e que a maratona que teria pela frente seria muito desgastante para o tricolor maranguapeano.
Ausência do CORINGÃO adiou a festa do 2º Turno/Série Ouro
E o botãobol, mostrando toda a sua pujança, trouxe agradáveis surpresas nessa jornada que infelizmente não contou com a presença do CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, cuja falta aos jogos teve como consequência a não definição do 2º Turno/Série Ouro.
PEIXE esbarra no GAVIÃO e vai ter que esperar o CORINGÃO
Iniciando a jornada, em jogo atrasado da 1ª rodada do 2º Turno, o SANTOS, de Adilson Ribeiro, perdeu a primeira grande chance de se sagrar campeão da Série Ouro, ao ceder o empate ao PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, na Arena 4, em jogo bastante amarrado.
GAVIÃO recebe incentivo e entra com gosto de gás
O GAVIÃO DE MARANGUAPE entrou em campo incentivado, contando com a torcida dos times rivais do PEIXE e com a promessa de bicho gordo, através da famosa "mala preta" e foi logo abrindo o placar. O gol perturbou por demais o PEIXE que passou a cometer erros primários. Por sua vez, o GAVIÃO parecia não acreditar no resultado e se assemelhava a uma La Ursa, uma brincadeira de Carnaval, aqui do Recife, onde um grupo de meninos faz batucadas com latas, tal a tremedeira.  Só se ouvia o toc-toc-toc  quando a palheta batia no botão.
O equilíbrio foi a tônica da partida e o empate acabou justo
Nesse diapasão, a partida chegou ao fim da primeira etapa, na esperança de que no 2º tempo, o botãobol surgisse com as belas jogadas costumeiras. Nesse mister, o PEIXE foi mais feliz, conseguindo o empate, mas não passou disso. Os dois times se fecharam mais ainda e não tiveram quase nenhuma chance real de gol. Para o SANTOS, dos males o menor, enquanto que o GAVIÃO iria partir para os demais três jogos, sabendo que teria que fazer uma performance excelente se quisesse continuar respirando.
GAVIÃO bica forte e URUBU bate fofo
Veio então o confronto com o FLAMENGO, de Fernando Brito, na Arena 2, com o GAVIÃO agora com a torcida contra, pois o MENGÃO já não tinha mais nenhuma aspiração. Iria só cumprir tabela e esperar por uma possível mala preta, que parecia ter lhe sido prometida.
Mas o PORTO mostrou-se mais uma vez inspirado e conseguiu um triunfo por 1x0, aumentando as chances de ainda chegar ao título do 2º Turno.
Seriam mais duas pelejas e dessa vez contra adversários que lutavam também pelo título da 2ª Fase da competição e partiu para elas cheio de esperança. Duvidaram, agora teriam que engolir!
BALEIA AZUL não abate GAVIÃO e sai da briga pelo título
O VILA BELMIRO, de Albertinho, a famosa BALEIA AZUL, seria o próximo adversário, em jogo marcado para a Arena 5, com a arbitragem de Hércules Leita. O GAVIÃO DE MARANGUAPE foi logo voando alto e quando menos se esperava deu um rasante e se pôs em vantagem no placar. A BALEIA AZUL atordoou-se e levou algum tempo para se refazer do golpe. Só no finalzinho da partida, chegou ao empate, porém, sem mais tempo de virar o jogo. Como consequência, saiu da briga pelo título do 2º Turno/Série Ouro.
BALEIA AZUL se despede da Série Ouro matando URUBU
Antes de duelo NÁUTICO X PORTO, assistiu-se à partida entre  VILA BELMIRO X FLAMENGO, na Arena 4, onde a BALEIA AZUL pintou e bordou em cima do URUBU, que escancarou-se todinho, sem esquematização tática e mais perdido do que cego em tiroteio. O placar de 3x1 em favor do VILA BELMIRO não dá a dimensão exata do que foi a atuação pra lá de medíocre do MENGÃO.
Sabe-se perfeitamente que a BALEIA AZUL tem todas as condições para ganhar de qualquer adversário que tenha pela frente, mas a apresentação rubronegra foi bastante estranha. Coisa horrorosa!
TIMBU não contava com a força do GAVIÃO e dançou
Por fim, na Arena 1, NÁUTICO, de Abiud Gomes e PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, entraram em campo para uma verdadeira batalha, pois, quem saísse vencedor ainda ficaria com reais chances de sonhar com o título do 2º Turno/Série Ouro e poderia assim brincar com alegria nos dias de folia, tendo mais duas semanas para se preparar para o grande desfecho do campeonato. Um empate daria o título de mão beijada ao PEIXE. Era tudo ou nada!
NÁUTICO se abala e tenta desesperado virar o jogo em vão
A saída coube ao TIMBU, mas notou-se um certo desequilíbrio emocional dos alvirrubros que nos primeiros minutos não acertavam uma jogada sequer. Disso se aproveitou o GAVIÃO DE MARANGUAPE para marcar seu gol, num chute de dentro da pequena área, onde as chances de sucesso são as mínimas possíveis, quase inexistentes, mas quase é apenas um detalhe...

Uma das muitas oportunidades desperdiçadas pelo TIMBU
A partir desse gol espírita, o TIMBU acordou e passou a pressionar o PORTO, mas era de uma infelicidade tremenda nos arremates a gol, todos direcionados para distante da baliza do GAVIÃO DE MARANGUAPE.
Velho TIMBU mais uma vez morre na praia para decepção geral
Veio a segunda etapa e via-se claramente que o TRICOLOR MARANGUAPEANO queria cozinhar a partida, abdicando do ataque e tentando segurar ao máximo a posse de bola, porém, quando o TIMBU recuperava, partia com velocidade para o ataque e as oportunidades foram aparecendo mas iam sendo desperdiçadas, uma após outra. A sorte foi madrasta para o NÁUTICO que assim viu não somente perder a partida, mas o resultado o alijou completamente da disputa do título e o coloca na 4ª ou 5ª colocação geral do campeonato, para decepção geral daqueles que apostaram suas fichas no TIMBU. A escrita mais uma vez se confirmou: o NÁUTICO nadou, nadou e morreu de novo na praia.
E a classificação ficou assim:

TORNEIO DE ANIVERSÁRIO DA APFM
15 ANOS DE BOTÃOBOL
Devido aos dias de folia que toma conta do Recife, a APFM somente abrirá suas portas no sábado, dia 4 de março, quando será realizado o torneio em comemoração ao 15º Aniversário da entidade.
A festa promete e todos os botonistas que fazem parte do quadro da associação poderão e deverão participar e terão toda a liberdade de convidar para o evento pessoas ligadas ao mundo do botãobol.
 DECISÃO DO CAMPEONATO DE 2016
Já o encerramento do 2º Turno/Série Ouro, bem como as decisões do 2º Turno/Série Prata e do Campeonato Oficial acontecerão no sábado, dia 11 de março, impreterivelmente, obedecendo-se à seguinte programação:
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
(SÁBADO,11 DE MARÇO DE 2017)
1)           SÉRIE OURO
                 JOGOS ATRASADOS
Rodada
JOGOS
Campo
CORINTHIANS(*)

X

PORTO(*)

SANTOS(*)

X

CORINTHIANS(*)

2)       DECISÃO DO CAMPEONATO
Ordem
JOGO
Campo
Único
BOTAFOGO

X

CAMPEÃO DO 2º TURNO

3)        DECISÃO DA SÉRIE PRATA
Ordem
Jogo
Campo
Único
RACING

X

HÉRCULES

                     OBSERVAÇÕES
1)   Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Fernando Brito;
2)    As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja presente um dos delegados da rodada.
3)   IMPORTANTE: Nenhum jogo poderá sofrer adiamento. Assim sendo, a equipe que faltar perderá por WxO, atribuindo-se o escore de 1x0 para a equipe adversário.
4) Para sagrar-se campeão do 2º Turno/Série Ouro, ao SANTOS basta o PORTO não triunfar  diante do CORINTHIANS.
5) Ao PORTO, para ser campeão, deverá triunfar sobre o CORINTHIANS, com dois gols de diferença e torcer por uma derrota santista ou um simples empate, pois levaria vantagem pelo saldo de gols.
                          
Agora, a ordem é se esbaldar no Carnaval, com muito frevo, muita cachaça e muita mulher, até chegar a quarta-feira de cinzas. Haja folia! Viva o botão!

4 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Meu amigo Abiud,
Com a cabeça no carnaval e no frevo, não irias a lugar nenhum. O foco era a partida contra um adversário cansado, mas acredito que ficaste mais cansado do que ele, pois entrou nervoso, parecendo o time atual do Internacional, que já entra derrotado em campo.
Agora é pensar no carnaval e no frevo que é característico de Pernambuco.
Uma coisa é certa: enquanto estiveres na organização não vais ganhar nada de vulto. Tens de arrumar alguém para comandar e pensar só em jogar. Esta é a vantagem de seus adversários.
Um abração do torcedor "pé frio", colorado e gaúcho.

André disse...

E o Náutico hein??? O Botãobol é tão semelhante ao futebol real que o Náutico de celotex é igual ao Timbu dos Aflitos. rs

Abiud Gomes disse...

Sambaquy, amigão, você está coberto de razão, mas meus herdeiros no botãobol hoje estão afastados, daí que vou me aguentando até onde der. Realmente, está sendo duro demais manter a concentração numa hora tumultuada dessa. Não se julgue pé frio, pois seu incentivo é que está fazendo eu ir mais longe no mundo mágico e maravilhoso do botãobol. O carnaval está aí e mesmo não sendo folião vou aproveitar para dar uma pausa forçada. Vou pensar numa possível repaginada na Marreta. Abração pernambucano.

Abiud Gomes disse...

É verdade. O Timbu no botãobol está igualzinho ao dos Aflitos. No futuro, talvez, eu migre para o Chacarita. Será que terei mais sorte? Vamos esperar!