Minha lista de blogs

sábado, janeiro 14, 2017

BOTAFOGO FATURA O 1º TURNO NO BOTÃOBOL

FOGÃO posando após sagrar-se campeão do 1º turno
É, minha gente... Acabou-se o que era doce! O 1º Turno do Campeonato Oficial de 2016, de Botãobol (futebol de botão na antiga regra pernambucana, a rainha das regras) chegou ao seu final e lá estava estampado, com letras garrafais: BOTAFOGO CAMPEÃO. 
BALEIA AZUL e GAVIÃO DE MARANGUAPES deram tchau
Para isso, o FOGÃO, bem conduzido por Marcos Silva, teve que aguardar a realização dos jogos da 12ª rodada, onde assistiu o VILA BELMIRO, de Albertinho, que ainda tinha esperanças de chegar ao título, empatar em 0x0 com o PORTO, de Albertinho, na Arena 1, resultado que serviu para afastar não somente a BALEIA AZUL, mas também o GAVIÃO DE MARANGUAPE.
FOGÃO frente a frente com o HÉRCULES, de José Hércules
Eliminado os dois oponentes, o GLORIOSO ainda teria como ameaça ao título o CORINTHIANS, de Adriano Oliveira, que enfrentaria o PORTO, de Dinoraldo Gonçalves, no mesmo instante em que o FOGÃO iria se confrontar com o HÉRCULES, de José Hércules, no fechamento do Turno de Classificação.
RACING deitou e rolou em cima do ressacado HÉRCULES
Mas seria necessário que o CORINGÃO derrotasse o GAVIÃO DE MARANGUAPE e o BOTAFOGO caísse diante do combalido e ressacado HÉRCULES, que momentos antes havia levado uma tunda de 4x0 do RACING, de Ricardo dos Anjos, na Arena 2, numa clara demonstração que os espanhóis do Saint Moritz não teriam forças para apagar o FOGÃO, que precisaria de um simples empate para carimbar a faixa de campeão do 1º Turno.
ZUMBI COLORADO acaba com sonho dourado do RACING
Antes desses dois confrontos, o RACING, de Ricardo dos Anjos, enfrentara a INTER DE MILÃO, de Clóvis Sandes, o famoso Zé do Caixão e os HERMANOS não souberam se livrar da retranca armada pelo ZUMBI COLORADO e saíram de campo amargando um doloroso empate em 0x0, sacramentando de vez as duas equipes no 2º Turno/ Série Prata, indo para a disputa do indesejado troféu CABEÇA DE LAGARTIXA.
Momento do chute que redundou no gol de Loco Abreu
Os dois jogos finais se iniciaram ao mesmo tempo e a esperança mosqueteira se desvaneceu quando Loco Abreu abriu o placar para o time da estrela solitária. Na sequência, mais uma ducha fria nas pretensões do CORINGÃO, quando Remo, artilheiro do PORTO, estufou as redes corinthianas.
CORINGÃO fica no empate e termina em 5º lugar no 1º Turno
É bem verdade que depois o CORINTHIANS chegou ao empate, através de Chiller, porém, quase que não vibrou, pois no outro estádio, Del Piero, o eterno artilheiro botafoguense, fazia 2x0 e aí caia por terra qualquer chance mosqueteira. O BOTAFOGO vencia e conquistava o Turno de Classificação.
HÉRCULES apanha e se junta ao RACING e INTER DE MILÃO
Por sua vez, o HÉRCULES, de José Hércules, com a derrota, formou o trio que irá disputar o 2º Turno/Série Prata e sendo responsável direto pelo milagre que levou o FLAMENGO, de Fernando Brito,  tido e havido como já rebaixado para a Série Prata, para o 7º lugar, sendo o último classificado para o 2º Turno/Série Ouro. Que sorte do MENGÃO! Ressuscitaram o URUBU!
Após o desfecho dos jogos, a classificação final do Turno de Classificação ficou assim:

O 2º Turno/Série Ouro terá início no sábado, dia 28 de janeiro, com jogos das 1ª e 2ª rodadas.
Já o 2º Turno/Série Prata, com apenas 3 equipes participantes, será decidido numa única jornada, também prevista para o sábado, dia 28 de janeiro.
TORNEIO DO RANKING
Para o próximo sábado, dia 21 de janeiro, a Associação Pernambucana de Futebol de Mesa estará realizando o tradicional TORNEIO DO RANKING, abrindo a temporada oficial de 2017. É uma competição aberta aos sócios e convidados.
Enquanto o 2º Turno/Série Ouro não tem início, observa-se uma grande movimentação das equipes em fortes treinamentos.
TIMBU (Abiud Gomes) segue invicto em 2017
Destaque para o NÁUTICO, de Abiud Gomes, que realizou dois jogos amistosos, saindo vencedor em ambos. No 1º confronto, com seu time ISRAELITA, derrotou o SPORTING, de Max Monteiro, por 2x1, na Arena 4. Depois, na Arena 1, valendo-se do DEPORTIVO PORTUGUÊS, chegou ao triunfo por 1x0, frente ao VALÊNCIA, também de Max Monteiro. Até agora, nesse ano de 2017, em cinco jogos, o TIMBU não sabe o que é perder. Foram 3 vitórias e 2 empates. 
Que venha o TORNEIO DO RANKING e vamos ver no que vai dar.
Já para os jogos do 2º Turno/Série Ouro, a programação para o dia 28 de janeiro oferece os seguintes espetáculos:
ASSOCIAÇÃO PERNAMBUCANA DE FUTEBOL DE MESA
BOTÃOBOL
CAMPEONATO OFICIAL DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE JOGOS
 (SÁBADO, DIA 28 DE JANEIRO DE 2017)
                        2º TURNO / SÉRIE OURO
                                  RODADAS
BOTAFOGO

X

FLAMENGO

SANTOS

X

PORTO

NÁUTICO

X

CORINTHIANS

PORTO

X

BOTAFOGO

FLAMENGO

X

SANTOS

NÁUTICO

X

VILA BELMIRO

OBSERVAÇÕES
1)   Delegado da Rodada: Abiud Gomes e Adilson Ribeiro;
2)    Os jogos seguem à ordem de chegada das equipes, obedecendo, em princípio, à  ordem dos jogos.
3)    As partidas terão início às 10h30min, porém, podem ser antecipadas, desde que esteja presente um dos delegados da rodada.
4)    Os campos devem ser sorteados tão logo estejam presentes os confrontantes.
5)    Estando presentes os confrontantes, os jogos não poderão ser adiados, salvo por motivo de força maior.

6)    Na hipótese de uma equipe não puder realizar sua(s) partida(s), deverá saldar todos os jogos na jornada subsequente.
                               SÉRIE PRATA
                                 RODADA ÚNICA
RACING

X

INTER DE MILÃO
INTER DE MILÃO

X

HÉRCULES
HÉRCULES

X

RACING


Como se vê, não tem mais boquinha. É só briga de cachorro grande! Viva o botão!

2 comentários:

SAMBAQUY, Adauto Celso disse...

Amigo Abiud.
O Botafogo do amigo Marcos é realmente imbatível. Nem adianta torcida contrária, pois o homem é de aço inoxidável. Não pega ferrugem de maneira alguma. Espero que o Náutico ressuscite no segundo turno, para dar alguma graça nas disputas finais. Usa o time da AABB que é e será sempre um time campeão.
Imagino a felicidade de vocês com estes jogos aos sábados. Tenho inveja desta harmonia e deste trabalho grandioso. Uma pena é ver uma regra bonita e bem jogada diluir-se, pois não existe renovação no grupo. Aliás, quando uma regra cresce no país, as demais vão sendo suprimidas. Lembro dos anos 80 quando a regra 3 toques parecia que iria tomar conta de tudo e de todos. Hoje são poucos os disputantes, pois os líderes daquela época foram cansando. Já na 1 toque há uma renovação em todos os estados e estão aparecendo sempre pessoas dedicadas fazendo a roda girar. A '12 toques perdeu muito espaço e praticantes para o dadinho, que está crescendo bastante. Enfim, esta é a vida. Espero que vocês consigam arregimentar pessoas e a Regra Pernambucana possa ter uma reação bonita e perpetuar-se.
Um abração gaúcho e colorado, e boa sorte no segundo turno.

Abiud Gomes disse...

Amigão Sambaquy. O Timbu já decidiu que toda a Série Ouro vai ser com o timaço da AABB. São seis jogo para saber no que vai dar. É língua ou beiço! O botãobol de todas as regras é a mais antiga, só perdendo para a leva-leva. Por ser uma regra que requer muita habilidade, muitos que tentam jogá-la, desistem logo quando percebem que não tem aptidão. É como jogar pingue-pongue. Também requer toda uma infraestrutura para sua implantação, principalmente em relação aos campos, todos bem fixados e nivelados. Portanto, fica difícil arregimentar seguidores. E assim vamos levando o botãobol até onde o corpo e a mente aguentarem. Um forte abraço bem pernambucano..